Coelhos são mantidos como animais de estimação para carne, lã ou como animais de estimação decorativos. Há um grande número de raças de coelhos, agrupadas em direções. Mas existem alguns deles que podem ser atribuídos imediatamente a várias áreas. Estes incluem coelhos decorativos de angorá, que são mantidos como animais de estimação e ao mesmo tempo recebem lã magnífica deles.
História de origem
Acredita-se que os coelhos Angora sejam provenientes de terras turcas, mas não há evidências documentais de sua origem. No ano 23 do século XVIII, os comerciantes franceses, que negociam com os turcos, adquiriram deles um animal fofo e fofo.
Então a raça chegou à Europa, onde em três décadas se espalhou rapidamente por todo o território. A princípio, os orelhudos eram respeitados apenas pela nobreza e mantidos por diversão. No final do século XIX, os animais começaram a ser criados em lã.
Em 1900, o coelho Angora chegou aos Estados Unidos, e criadores locais começaram ativamente a melhorar a raça. Em 1944, de uma única raça que existia antes dessa época, duas foram formadas: francês e inglês.
Em 1988, eles obtiveram outra espécie na América cruzando um coelho Angora, importado da Alemanha com um coelho comercial pesado, o alemão. Mais tarde, franceses e alemães descreveram outras subespécies: gigante, cetim, anão.
Você sabe O nome da raça coelho Angora vem do nome homônimo da cidade turca de Angora (Ancara moderna). Aqui eles foram criados desde os tempos antigos.
Descrição da aparência
Coelhos angorá pertencem à direção felpuda desses animais orelhudos. Como todos os outros representantes do grupo, eles têm um corpo encurtado, uma cabeça desproporcionalmente grande e pequenas borlas nas orelhas. Seus cabelos são 90 a 92% de cotão de alta qualidade e baixa alergenicidade. Com um indivíduo, você pode coletar até 500 gramas de cotão bonito.
Em mais detalhes, descrevemos os recursos da raça na tabela.Aparência | Descrição do produto |
Cor | limpo, uniforme (branco, azul, cinza, preto) |
Torso | cilíndrica, encorpada, encurtada |
Cabeça | curto, largo |
Olhos | geralmente se esconde atrás de lã, escuro, branco rosado |
Os ouvidos | arredondado, ereto, coberto de lã |
Bigode | fino, quase imperceptível |
Neck | curto, volumoso |
Patas | comprimento médio, bem desenvolvido |
Cauda | praticamente ausente |
Garras | sólido, poderoso |
Quanto tempo os coelhos Angora vivem dependerá das condições de detenção. Em média, a expectativa de vida é de 5 a 7 anos, desde que todas as regras de cuidado e manutenção sejam seguidas. Dentro de casa, um animal de estimação pode viver mais tempo do que em campo aberto.
Existem cinco raças principais de coelho Angora:
- Inglês O peso de seus representantes é de 2 a 3,5 kg. Totalmente coberto com pêlos grossos, exceto na área ao redor do nariz. Eles têm um focinho achatado e uma cabeça grande.
- Francês Indivíduos grandes, 3,5-4,5 kg, com corpo alongado. Os membros e o focinho são claramente visíveis, pois não se escondem atrás de pêlos longos.
- Alemão Eles têm pêlo branco muito longo e uma cabeça pequena. Por causa disso, eles se parecem com uma bola desgrenhada. Praticamente sem desbotamento. Pesar cerca de 5 kg.
- Gigante. Os maiores representantes da raça (4,5-6 kg). Branco, fofo, raramente derramado.
- Atlas. Dobra proporcionalmente, pernas e focinho cobertos com um casaco de pele curto. Tenha uma pelagem brilhante e durável de várias cores. Pesa 3,0-4,0 kg.
As seguintes raças são consideradas menos populares:
- Chinês
- Japonês
- Finlandês
- Coreano
- Russo
- Suíço
- Saint Louis
- anão;
- Leão angorá.
Temperamento
Coelhos angorá são bastante tímidos. Qualquer movimento ou grito repentino pode assustá-los facilmente. Os sons são extremamente raros. "Cavaliers" - fãs para marcar seu território durante a puberdade.
Importante! Para que o odor desagradável não o incomode, os machos podem ser castrados ou mantidos na gaiola por algum tempo.
Qualidades produtivas
A quantidade de lã recebida do animal dependerá da raça, mas em média é de 310 a 510 gramas por ano. Uma fêmea com filhos pode trazer cerca de dois quilos de cotão por ano. O cotão começa a pentear quando o animal atinge a idade de 2 a 2,5 meses.Com cuidados regulares e adequados, o cabelo cresce cerca de 3 cm / mês. A montagem é realizada a cada 3-4 meses.
Raças grandes podem ser cultivadas não apenas para peles excelentes, mas também para abate. Sua carne é muito saborosa, saudável e facilmente digerível.
Prós e contras do conteúdo
O conteúdo de coelhos Angora tem mais lados negativos do que positivos.
- As vantagens incluem apenas:
- silêncio
- cor incomum e um magnífico casaco de pele;
- uma grande quantidade de pêlo.
- Desvantagens:
- amor para morder tudo;
- pode morder calcanhares;
- a maior parte do peso é de pêlo;
- imunidade fraca;
- precisa de cuidados especiais por causa da pelagem grossa;
- o rendimento da carne é pequeno;
- marcar território e espalhar excrementos.
Regras para escolher bons indivíduos
Devido à sua pelagem espessa e imunidade fraca, os coelhos de Angora precisam muito de cuidados. Se você estiver pronto para dedicar muito tempo ao seu animal de estimação, precisará se lembrar das regras para escolher pessoas boas:
- Antes de ir às compras, você precisa estudar cuidadosamente as características da raça, para que você não seja enganado nem se inscreva no casamento.
- Tente comprar animais de criadores. Eles serão capazes de contar em detalhes sobre as características da raça e sugerir como contê-la.
- Inspecione cuidadosamente o indivíduo selecionado. Deveria ter uma boa pelagem sem defeitos, corpo moderadamente bem alimentado, membros retos, ligeiramente arredondados, mas não com as costas corcunda, olhos brilhantes.
- É muito importante avaliar a mordida. A mandíbula superior deve estar levemente na parte inferior. Caso contrário, será difícil para o animal comer.
- Um orelhudo saudável está sempre ativo, pula com facilidade e, se descansa, fica de lado.
- Também é aconselhável olhar para os pais da pessoa que você escolheu para entender qual será o herdeiro e se ele terá anormalidades genéticas.
- É muito importante entender quanto custa um animal desta raça. O preço do brinco com todas as vacinas e certificados de criadores começa em US $ 29. No mercado de pulgas, você pode encontrar a partir de US $ 7, mas não há garantia de que o animal possua todos os certificados e este é um verdadeiro coelho angorá.
Você sabe Em 2016, o Guinness Book of Records, como dono do cabelo mais comprido, recebeu uma francesa Francesca, de dois anos de idade. Sua pilha tinha 36 cm de comprimento.
Sinais de raça pura
Para ser capaz de distinguir verdadeiros "puro-sangue" de "falsificações", é necessário conhecer estas qualidades de linhagem:
- eles têm um tipo de corpo comercial, médio ou grande (compacto, atarracado, rapidamente ganha peso);
- o corpo é curto, em forma de barril (se coberto de pêlo - parecido com uma bola, sem casaco de pele - um cilindro alongado);
- volumoso pescoço curto;
- esterno profundo bem desenvolvido;
- costas largas e retas;
- cabeça redonda e larga, coberta de lã;
- orelhas são grandes, curtas, eretas, com pequenas borlas;
- lã de 12 a 25 cm de comprimento, cabelos curtos;
- o cotão é leve, felpudo, grosso, ao toque como seda;
- brincalhão, amigável, carinhoso;
- peso 2-6 kg.
Sinais de abate
Na maioria das vezes, os indivíduos são descartados com lã. Se você puxar uma viga capturada pela palma da sua mão, seu comprimento deverá ser superior a 5 cm.
Em seguida, você precisa estudá-lo cuidadosamente.
Pequenos defeitos:
- a espessura da pelagem é menor que o normal (37,1-43 mícrons);
- pelagem grossa;
- tricotar facilmente lã;
- pequenos distúrbios no crescimento do cabelo.
Defeitos graves:
- pelagem muito fina;
- a presença de manchas carecas;
- lã parada.
Os padrões também devem atender a cor e a cor dos olhos.
Características de manter coelhos
Orelhas decorativas podem ser atribuídas mais provavelmente a animais noturnos do que a diurnos, pois durante o dia eles preferem dormir. Portanto, você deve considerar como combinar seu biorritmo com eles. Mas, no atendimento, eles não causam muitos problemas, embora exijam atenção especial, monitoramento cuidadoso.
Dispositivo aviário
Coelhos de angorá vivem em gaiolas ou gaiolas. Se você escolher uma gaiola, o tamanho ideal é 75x60x50 cm. Para um aviário, é necessário um espaço não inferior a 200x200 cm. O piso da sala deve ser coberto com feno ou serragem (não pequena).
No interior, você pode instalar uma caixa na qual o animal descansará e se esconderá do perigo. É desejável escurecer esta parte da gaiola / aviário. Para que o animal não fique entediado na sua ausência, você pode equipar um canto do jogo: escadas, túneis, bolas.
Orelhudo não mancha a maca, é aconselhável instalar um vaso sanitário. Acostuma-lo a ele, é claro, não é uma tarefa fácil, mas é muito mais fácil limpar uma gaiola ou aviário. Além disso, uma cama limpa e seca é a chave para a saúde de um gato.
Certifique-se de ter um recipiente para ração e água. É desejável que eles não sejam de plástico, pois os coelhos realmente gostam de mastigar tudo. Pratos de cerâmica são os mais adequados.
Importante! Se você trouxe um coelho Angora como animal de estimação, não o deixe em liberdade, pois o animal pode mordiscar e engolir facilmente um objeto pequeno.
Onde o animal vive, a temperatura deve ser mantida em +18 ... + 20 ° C e umidade - 50-60%. Além disso, a sala deve estar iluminada, sem correntes de ar, mas bem ventilada.
Recursos de alimentação
A base do menu orelhudo é comida úmida e suculenta:
- batatas
- batata doce;
- Alcachofra de Jerusalém;
- beterraba;
- rabanete;
- nabo;
- cenouras;
- maçãs
- grama fresca, verduras;
- feno.
Algumas pessoas preferem se alimentar com uma mistura especial de ração e feno. Independentemente de qual dieta você escolher, ossos, farelo de grama, o sal deve estar presente no cardápio do animal.
Os animais de estimação são alimentados duas vezes por dia, mas o feno na gaiola deve sempre ser em quantidades ilimitadas, e as guloseimas (frutas, bagas) são dadas três vezes por semana.
Água fresca sempre deve estar presente na gaiola / aviário. Você pode derramar regularmente, mas pré-filtrando-o. Você não pode dar:
- doce
- salgado;
- azedo;
- alimentos estragados;
- comida da "sua mesa".
Cuidado e higiene
Coelhos angorá precisam de uma casa perfeitamente limpa. A limpeza e desinfecção devem ser realizadas regularmente, pois qualquer sujeira entra imediatamente no pêlo do coelho, mancha e confunde. Por isso, será bastante difícil pentear e cortar o animal.
Para tornar o “casaco de pele” menos sujo, os alimentadores e taças são pendurados no nível do animal. O cabelo é penteado aproximadamente uma vez a cada 7 dias (os ingleses são penteados a cada três dias, os franceses - raramente). O cotão é cortado e arrancado a cada 3-4 meses.
Importante! Coelhos podem lamber-se por causa de que seus intestinos ficam entupidos e eles se recusam a comer. Nesses casos, você deve sempre chamar um veterinário. O médico também lhe dirá quando vacinar o animal.
Algumas regras para manter coelhos de peles:
- monitore cuidadosamente a limpeza da gaiola e o casaco de pele do animal de estimação;
- a ninhada deve estar sempre seca;
- para que o intestino do coelho funcione normalmente, dê-lhe dentes de leão;
- se um animal de estimação é comprado para uma criança, os adultos devem monitorar seus cabelos;
- para arrumar, compre ferramentas especiais na pet shop (furminator, vários pincéis).
Criação de coelhos
O angorá torna-se sexualmente maduro entre 3,5 e 4 meses, mas é melhor acasalar com eles mais tarde, entre 5 e 6 meses. Com o acasalamento precoce, os bebês parecem fracos, com baixa vitalidade e baixa imunidade.
Um acasalamento geralmente é realizado entre janeiro e agosto. Para acasalar, o jovem casal é transplantado para uma gaiola separada e, após vários incidentes, o macho é transplantado. A gravidez dura um mês. O comportamento do coelho falará sobre o nascimento que se aproxima: ela começará a equipar o ninho, arrancando cotão da barriga.
Princípios de seleção para reprodução
Para manter as qualidades da linhagem, é desejável trazer animais da mesma raça, mas com pais diferentes.
Um bom indivíduo reprodutor tem:
- pêlo bom (não inferior a 6 cm);
- lã pequena ou média;
- corpo uniformemente coberto de pêlos;
- cor lisa ou característica da raça;
- corpo bem alimentado e bem desenvolvido.
Cuidados e alimentação de animais jovens
As crianças nascem carecas e cegas. Seus olhos se abrem apenas no dia 12. De 14 a 21 dias, eles já podem comer por conta própria. Até esse momento, o coelho os alimenta. Se ela tiver leite suficiente, os coelhos sempre estarão com a barriga cheia, a pele macia e brilhante, calma.Sua intervenção não é necessária. Em caso de subnutrição ou se o coelho não permitir que crianças a procurem, é necessário alimentá-lo à força. Para isso, a “mãe” é virada de costas e os bebês são aplicados nos mamilos. Repita o procedimento a cada duas horas até que as crianças fiquem mais fortes.
Quando as crianças começam a comer por conta própria, é necessário excluir da dieta os produtos de coelho que podem causar dor de estômago: beterraba, batata crua, grama crua.
Ao mesmo tempo, você pode plantar coelhos. Faça isso gradualmente, levando 2-3 indivíduos com um intervalo de vários dias. Quando os coelhos se afastam da mãe, precisam de cuidados cuidadosos.
Por 1,5 a 2 meses, eles são alimentados em pequenas porções 4 a 5 vezes ao dia.
O menu inclui:
- aveia;
- cevada;
- ervilhas
- feijão;
- milho
- Grama fresca
- cenouras;
- alimentação especial;
- leite (15–20 g por dia para um indivíduo).
Cereais são necessariamente esmagados e legumes são embebidos.
O quarto é mantido limpo e seco, semelhante ao dos adultos.
Vacinação
Coelhos caídos têm imunidade muito fraca, portanto a vacinação é extremamente importante para eles. A primeira vacinação é feita 45 dias após o nascimento dos coelhos. Revacinar após três meses. Todas as vacinações subsequentes são realizadas em intervalos de seis meses.
O que fazer com cotão de coelho em casa
Nos coelhos de Angora, o cotão é "extraído" de três maneiras:
- pentear;
- arrancar;
- corte de cabelo.
Billet
Na maioria das vezes, os animais são arrancados, mas o primeiro recebimento de cotão é feito através do corte. Pentes de metal com dentes raros ajudam a prender. O tempo de coleta é determinado pelo comprimento e maturidade (ele se liberta e não traz dor ao animal).
O comprimento ideal do pêlo para a colheita é de 6 a 8 cm. Em indivíduos adultos, o cotão é coletado uma vez por mês e nas partes do corpo em que o crescimento do cabelo foi concluído. Em indivíduos jovens, o primeiro “corte de cabelo” é realizado aos dois meses, depois aos 4,5 e aos 6-7 meses. Ajustes subsequentes são realizados como em adultos.Quando a coleção de cotão cai no inverno, o animal não é exposto. Quando quente ou muda, colete todo o cabelo.
Importante! Coelhos prenhes não são beliscados, pois isso pode afetar adversamente a prole. É melhor executar o procedimento antes do acasalamento.
Armazenamento
As matérias-primas são armazenadas em caixas bem fechadas em uma sala seca. O fundo da caixa é de preferência feito de cânhamo, as paredes e o teto podem ser de madeira compensada. O fundo é coberto com papel vegetal. Para evitar que o cotão caia, as varas com uma espessura de 1,5 a 2 cm e a altura de uma caixa são definidas em um padrão quadriculado com um intervalo de 10 a 15 cm. O cotão não se encaixa bem.
Reciclagem
Para processar matérias-primas, é necessário primeiro prepará-las com cuidado. Para fazer isso, ele é cuidadosamente inspecionado quanto à presença de inclusões estranhas, as fibras caídas são desmontadas e penteadas usando um pente de mão. Em seguida, prossiga para a formação do fio.Use um eixo ou roda giratória. Como a rosca é obtida com baixa resistência ao desgaste, ela precisa de uma dobra. Como é usado, fios de algodão ou lã. O fio resultante pode ser tingido.
Coelhos angorá são fofos, animais fofos com cabelos chiques. Esse "casaco de pele" precisa de cuidadoso cuidado, pois as vilosidades dispersas e emaranhadas impedem muito o movimento dos orelhudos. Caso contrário, cuidar deles é simples.