Os cavalos árabes são muito respeitados desde os tempos antigos. Esta raça antiga é popular entre os amantes de cavalos agora. Aprendemos as características dos cavalos de raça pura árabes, sua natureza e escopo de uso, como contê-los.
Dados históricos
Os cavalos árabes apareceram há muito tempo - presumivelmente muito antes de nossa era nos desertos e semi-desertos da Arábia. Os progenitores desta bela raça foram cavalos persas, sírios e norte-africanos. Os beduínos usavam esse cavalo resistente para fins militares e proibiam a venda para o lado.
Representantes de outras raças não eram permitidos em cavalos árabes, esta raça foi formada por um longo tempo limpa.
Os cruzados introduziram a Europa nos cavalos árabes. Esses cavalos imediatamente atraíram a atenção e começaram a participar da criação e aprimoramento de outras raças. Como resultado, muitas raças européias conhecidas foram obtidas. Os cavalos árabes vieram para a Rússia sob o comando de Ivan, o Terrível, e participaram da formação dos trotadores de Oryol e cavalos fortes.
Você sabe Os cavalos árabes podem atingir velocidades de cerca de 70 km / h. Eles são incansáveis - capazes de superar 150 quilômetros por dia por 5-6 dias seguidos.
Os árabes recebidos em empresas na Rússia e na URSS costumavam receber os primeiros prêmios em exposições de importância mundial e eram líderes em dados externos. Agora eles são criados pelas seguintes fazendas - Khrenovsky, Tersky e Moscou.
A raça árabe é amplamente criada em diferentes partes do mundo. Agora, o trabalho de criação deles é coordenado pela Organização Mundial de Criação de Cavalos da Arábia.
Descrição da raça
O belo exterior e a elegância, o temperamento positivo desses cavalos são apreciados desde os tempos antigos. A raça é famosa pela resistência, velocidade, bem como excelente saúde e tem uma vida longa. Considere as características dos cavalos árabes em mais detalhes.
Você sabe Muitos centenários árabes vivem até 30 anos. Eles são férteis, mas sua maturação é um pouco tardia.
Aparência
Os cavalos árabes não são grandes, têm uma constituição seca, têm linhas corporais arredondadas com peitos largos e profundos e pernas fortes bem desenvolvidas. Os cascos são muito duráveis. Eles têm a constituição correta com um pescoço longo e curvo, uma garupa longa e reta.
A cauda está alta e o cavalo, quando se move rapidamente, aumenta ainda mais. Uma característica também é uma testa larga, quase quadrada, com olhos convexos e um perfil côncavo em uma cabeça pequena.
A altura média na cernelha é de 153,4 cm para os machos e 150,6 cm para as fêmeas.Os garanhões têm uma circunferência do peito de 178,9 cm e as éguas têm 172,9 cm.A circunferência metacarpiana média dos machos é de 19,9 cm. nas fêmeas - 18,4 cm.A massa de um adulto atinge 450 kg.
A cor mais comum são todos os tons de cinza. Com a idade, eles se tornam trigo mourisco. Freqüentemente baía e cavalos árabes vermelhos. O traje preto é menos comum e o roan é ainda menos comum. É muito raro encontrar cores prateadas.
Atualmente, esses tipos de cavalos árabes se distinguem por seu exterior:
- Coheilan. Eles têm uma construção maciça, um peito largo. Grandes cavalos com grande resistência. Como regra, baía ou cor vermelha.
- Siglavi. Espécimes de puro-sangue com um exterior magnífico de porte médio e baixa estatura. Eles têm menos agilidade. Principalmente cinza.
- Cocheilan siglavi. Eles são uma mistura dos tipos acima, que são expressos em uma combinação da beleza e secura da adição do siglava com a massividade do coelino. Eles têm maior crescimento e excelentes habilidades de trabalho. Cor - baía, cinza ou vermelho.
- Hadban. Os maiores indivíduos com a melhor agilidade e resistência. A porosidade não é expressa. O traje é vermelho ou louro, às vezes cinza. Mais frequentemente usado em esportes.
Âmbito de aplicação
Velocidade e resistência são consideradas a marca registrada dos cavalos árabes de sangue puro. Eles podem facilmente percorrer longas distâncias sem parar para comer e beber. Eles são levados de boa vontade ao esporte - para corridas e corridas, para corridas amadoras.
Você sabe A estrutura anatômica do esqueleto dos cavalos árabes é diferente de outras raças. Eles têm 17 costelas (versus 6), existem 5 vértebras na região lombar e, em raças comuns, existem 6 delas. Existem 16 vértebras na cauda, enquanto outras raças têm 18 vértebras.
Eles têm altas taxas nos esportes na pista. Estes cavalos são bem treinados e atuam no circo. Os entusiastas da equitação os valorizam e são admitidos para iniciantes e crianças. Os melhores representantes são usados para melhorar ou criar outras raças.
Caráter
Esses animais deliciam seus donos com inteligência e boa memória. Eles estudam bem seu ambiente e ponderam sobre seu comportamento. Eles são bem treinados em truques e estão em sintonia positiva com as pessoas. Coação e violência não são aplicáveis a eles - lembram-se de queixas e ofensores, não cumprem o que é exigido sob coerção.
Sua simpatia e devoção são combinadas com uma disposição orgulhosa. Eles preferem obedecer a um cavaleiro forte e se apegar muito a ele. Eles são indiferentes a estranhos.
Vantagens e desvantagens
- As vantagens indubitáveis, testadas pelo tempo, incluem:
- belo exterior;
- resistência e capacidade de pedalar por um longo tempo;
- velocidade e agilidade;
- bom caráter e capacidade de aprendizado;
- puro-sangue;
- aptidão para criação e reprodução de outras raças;
- excelente saúde e longa vida;
- fecundidade;
- bem tolerar condições quentes e áridas.
- Existem muito poucas desvantagens:
- baixa estatura;
- alguma sensibilidade do corpo ao frio, umidade e comida.
Conteúdo Inicial
Os cavalos árabes podem ser mantidos individualmente ou em rebanhos. O método de rebanho é o mais lucrativo, pois permite obter representantes mais fortes da raça.
Estábulos
Antes de tudo, os estábulos para a manutenção desta raça devem ser espaçosos, limpos e bastante quentes. Eles devem estar localizados longe de corpos d'água, assentamentos e rodovias. A fundação deve estar bem isolada da umidade.
O piso é feito de barro e concreto quente na tenda e na passagem de concreto ou madeira. É necessário cuidar de pequenas calhas até a saída para remover massas líquidas do estol.
Uma camada de palha e serragem é colocada no chão com uma camada de 10 a 20 cm.As paredes não devem permitir frio e se aquecer. A espessura recomendada das paredes do estábulo durante os invernos frios é de 20 a 25 cm Durante a construção, é melhor usar tijolo ou madeira, você pode usar adobe. Para o telhado eles usam ardósia.
A altura recomendada das paredes da sala para manutenção é de 3 a 3,5 m. Certifique-se de cuidar da ventilação da sala, mas sem correntes de ar. Para esses fins, um sistema de ventilação de ar forçado e de exaustão é frequentemente instalado. O regime ideal de temperatura é +5 ... + 15 ° C.
É necessário fornecer iluminação normal da sala para manter os cavalos. As aberturas das janelas devem estar a uma altura de 2 m do nível do chão, para que os raios do sol não ceguem os animais. Em climas frios, janelas com vidros duplos são instaladas. Você também pode usar iluminação artificial.Os alimentadores devem ser posicionados 1 m acima do chão. A profundidade recomendada é de 0,3 a 0,4 m, e a largura deve corresponder à largura do estol.
Também é necessário equipar despensas para funcionários, lavar cavalos, armazenar ração, equipamentos. Perto do estábulo, vale a pena organizar um piquete para caminhar, com base na proporção de 20 m² por 1 indivíduo.
Importante! Os cavalos árabes toleram condições diferentes, especialmente o clima árido. Os criadores observam que são sensíveis ao clima úmido e frio.
Cuidado
A aparência e limpeza do cavalo devem ser monitoradas todos os dias. Você precisa banhar um cavalo adequadamente para não prejudicar a pele.
Para cuidar de cavalos, vale a pena estocar as seguintes ferramentas:
- Escovas para cabelos e ossos de baleia;
- raspadores de borracha e plástico;
- aparador de borracha;
- cristas de madeira;
- gancho para limpeza de cascos;
- Esponjas para o rosto e partes do corpo;
- pano de veludo;
- aspirador de pó.
Os especialistas para a lavagem adequada dos cavalos dão as seguintes recomendações:
- É necessário escovar o cavalo na direção do pescoço para as costas e depois para os lados e o estômago.
- O último a limpar os membros com cascos.
- A escova de cabelo é movida primeiro contra o crescimento do cabelo e depois ao longo do crescimento.
- O sulco deve ser realizado ao longo do corpo, limpando a sujeira e o suor.
- Lave o corpo, pescoço e pernas com uma esponja umedecida e depois seque com um pano.
- Use outra esponja umedecida para limpar o rosto, lembrando de enxaguar as narinas, orelhas e olhos.
- Seque.
- Cavalos de xampu lavam juba, franja e cauda.
- Penteie cuidadosamente o cabelo com um pente, usando outros pentes e escovas para a cauda.
- Com um gancho especial para limpar os cascos das partículas aderentes.
- Seque o animal com um aspirador com bicos para diferentes partes do corpo.
- Ande a cavalo por 20 minutos em clima bastante quente.
Use vários tipos de ferraduras para cavalos árabes:
- Universal. O tipo mais comum.
- Especial. Usado para corridas de cavalos, promove a marcha adequada. Bem adequado em termos ortopédicos. Eles são usados para lesões e contusões das pernas.
- Studded. Use no inverno para movimentos mais convenientes em trilhas geladas.
Limpeza
Os cavalos árabes adoram limpeza, portanto, é necessário observar os padrões de higiene ao manter esses animais. De manhã, você precisa limpar a banca.
Para realizar esses trabalhos, você precisará do seguinte inventário:
- roupão de banho
- luvas
- pás e garfos de estrume;
- vassoura;
- pá;
- carrinho pequeno.
Todos os dias você precisa limpar a maca, substituindo-a por uma limpa e seca.
Você sabe Os cavalos defecam de 10 a 12 vezes durante o dia, liberando 7 litros de líquido.
A substituição completa do material de cama e a limpeza das instalações são realizadas uma vez a cada 7 dias. Durante a limpeza, o cavalo é retirado do estábulo e espera que tudo seque após a limpeza. Os alimentadores e prateleiras devem ser limpos diariamente. Todos os resíduos de alimentos são removidos dos alimentadores e nas tigelas a água é alterada para limpa.
Alimentando e bebendo
Ao cuidar de cavalos, beber e uma boa dieta são importantes. Os alimentos devem ser frescos, a água é limpa. O alimento é necessário equilibrado com o conteúdo de todas as vitaminas, minerais e substâncias necessárias para o bom funcionamento do corpo do cavalo. É imperativo fornecer aos animais a quantidade necessária de feno.
É necessário garantir que a água esteja sempre na quantidade necessária. A rega é realizada antes de ingerir 4-5 vezes durante o dia. No período quente, a taxa de fluidos para 1 adulto é de 45 a 60 litros, no frio - de 25 a 40 litros. A temperatura da água deve ser +10 ... + 15 ° C.
Importante! Após a atividade física de um cavalo (treinamento, competição, corrida de cavalos), não dê uma bebida por meia hora.
O alimento principal e tradicional para o cavalo árabe é o trigo. É necessário incluir cerca de 5 kg (1 kg de cavalos esportivos) de aveia purificada e cozida no vapor por 1 indivíduo na nutrição diária. A dose diária de palha de aveia ou trigo deve ser de pelo menos 0,5 kg.
A cevada, apesar de seu valor nutricional, dificilmente é absorvida pelos cavalos árabes, portanto é utilizada em pequenas quantidades ou como aditivo à dieta principal. Cevada é geralmente misturada com feno. Não inclua centeio em sua dieta, pois este cereal é pouco tolerado pelos animais.
O feno da grama (alfafa) deve ter um teor de umidade de 15%. Deve ser administrado 4-5 vezes ao dia, 1 kg cada. A dieta também deve incluir farelo diário (de trigo ou aveia) em uma quantidade de 1 kg. Eles contêm o fósforo necessário para os animais.
Leguminosas são incluídas na dieta de treinar cavalos como fonte de proteína, bem como garanhões que são usados para reprodução.As sementes de linho cozidas no vapor têm um bom efeito sobre a pelagem de um cavalo. A ingestão diária é de 0,5 kg por indivíduo, para treinar cavalos essa taxa é de 1 kg. É necessário fornecer gorduras aos animais - óleo de peixe e óleo vegetal.
Os probióticos também devem ser incluídos na dieta - bactérias benéficas que tenham um efeito benéfico na microflora intestinal e, consequentemente, na digestão dos cavalos. Para este fim, use culinária, cerveja, fermento de pão. Eles contêm muitas vitaminas B e promovem a absorção de fibras.
Frutas e legumes frescos são fornecidos como fonte de fibra - beterraba, cenoura, maçã, repolho, banana.
Prevenção de doenças
Os cavalos da raça árabe são bastante resistentes a muitas doenças, mas ainda assim, como muitos animais, podem machucar. O principal é identificar e tomar medidas oportunas para tratar a doença, bem como realizar medidas preventivas destinadas a prevenir o aparecimento de doenças.
Para evitar a ocorrência desse problema, é recomendável seguir as seguintes regras:
- mova gradualmente da ração picada para maior;
- comprar apenas alimentos de alta qualidade para alimentação;
- não molhe o alimento na água, pois esse processo causa a liberação de enzimas desnecessárias;
- a ingestão diária deve ser aumentada gradualmente, sem mudanças drásticas;
- a quantidade necessária de fibra deve ser incluída na dieta.
Devido a trauma na camada superior dos membros, pode ocorrer laminite sob os cascos. Os sinais desta doença são um passo picante, problemas de movimento, febre nas pernas. A razão para a aparência é uma longa estadia em uma superfície dura ou alimentação excessiva. Se esta doença for detectada, você deve entrar em contato com o serviço veterinário e tomar as seguintes medidas:
- mova o cavalo para um estábulo com uma superfície plana;
- remova todos os alimentos antes de visitar um veterinário, mas forneça uma bebida limpa;
- excluir ou limitar o contato com grama ou asfalto;
- enxaguar cuidadosamente os cascos, tratar com um medicamento anti-inflamatório.
Importante! Cavalos árabes são propensos ao estômago cólica. Seu trato gastrointestinal é muito sensível e reage negativamente a alimentos mal selecionados, alimentos de baixa qualidade.
A fim de evitar a ocorrência de infecções e doenças virais, realize um exame de rotina nos serviços veterinários, faça os testes necessários em laboratório para realizar os estudos necessários, vacine os animais. É obrigatório vacinar-se contra influenza, antraz, raiva, tétano e rinopneumonia.
A cada seis meses, doe sangue ao laboratório para a detecção de doenças - glândulas, doenças acidentais, anemia de natureza infecciosa, leptospirose.
Na menor doença de animais, convide um veterinário para um exame não programado.
Os cavalos árabes combinam excelentes dados externos, resistência e velocidade. Eles são frequentemente usados em corridas, têm boa inteligência, são amigáveis, mas não fazem nada sob coação.