Os mirtilos são uma das frutas mais úteis, que ajudam a preservar a juventude, combater muitas doenças e limpar o corpo de toxinas prejudiciais. É especialmente útil usá-lo no outono e inverno, quando o corpo sente agudamente falta de vitaminas e perde imunidade a doenças. Fazer geléia de mirtilo permitirá que você preserve essas bagas maravilhosas por um longo tempo e será um deleite maravilhoso para adultos e crianças.
Seleção e preparação de ingredientes
O principal ingrediente da geléia são os mirtilos. Ao comprar, considere-os de boa qualidade. As frutas devem ser resistentes, sem cheiro, de sabor doce. Se você encontrar bagas rosa, elas foram colhidas muito cedo.
Muitas donas de casa preferem experimentar, incluindo outras frutas, além de mirtilos, na geléia. Misturas com framboesas, morangos silvestres têm um sabor e aroma especiais, que muitos parecem mais originais. Como os morangos são muito caros no mercado, nem todos podem se dar ao luxo de incluir frutas na geléia. Basicamente, essas receitas são usadas por alguém que cresce ou recolhe essas frutas maravilhosas na floresta e, é claro, não aceita frutas ruins.
Quanto às framboesas, ao comprá-las, você deve prestar atenção à aparência das bagas - elas devem estar secas, sem sinais de mofo e vestígios de pragas. Nas lojas, agora você pode encontrar framboesas importadas, que se distinguem por um apelo estético especial. No entanto, não é recomendável tomá-lo, pois existe o perigo de as bagas estarem cheias de produtos químicos que prolongam a vida útil das frutas. Esse produto pode ser prejudicial.Se você não começar a preparar os preparativos para o inverno imediatamente após a compra, observe que as frutas frescas podem ser armazenadas na geladeira por não mais que 5-6 dias. Para fazer isso, eles são dispostos em baixa capacidade com uma camada fina. Antes de fazer a geléia, as bagas são descascadas dos caules, lavadas e colocadas em uma peneira ou no papel, para que o excesso de líquido se esvai.Importante! Os mirtilos absorvem facilmente substâncias nocivas; portanto, as bagas devem ser coletadas em locais distantes das estradas, plantas industriais e outros locais contaminados.
Receitas de geléia de mirtilo para o inverno
As pessoas sabem dos benefícios dos mirtilos desde os tempos antigos - as bagas podem fortalecer o sistema imunológico, ter um efeito terapêutico em várias doenças, incluindo resfriados, doenças virais e doenças de órgãos individuais. Portanto, não surpreende que hoje você possa encontrar muitas receitas simples para ferver bagas, permitindo que você salve o produto por um longo período.
Receita simples clássica de geléia de mirtilo
5,5 l 1 hora
Valor nutricional por 100 g:
- Despeje os mirtilos em uma panela larga e esmaltada, despeje o açúcar uniformemente.
- Coloque o recipiente em fogo pequeno e, mexendo suavemente a massa de açúcar de mirtilo, aguarde até que o açúcar derreta completamente.
- Aumente o fogo e deixe ferver a massa.
- Aperte o fogo novamente e, mexendo e removendo a espuma constantemente, cozinhe por mais 20 minutos.
- Coloque a geléia em frascos esterilizados e enrole-a, abaixe a tampa e envolva-a com um cobertor.
Receita de vídeo
Receita simples clássica de geléia de mirtilohttps://youtu.be/d-03HnvwIK0[/video]Você sabe Uma característica dos mirtilos é que a parte predominante das substâncias benéficas contidas nele é preservada durante o tratamento térmico.
Geléia de Mirtilo e Morango
1,5 L 1 hora
Valor nutricional por 100 g:
- Despeje a água em uma panela esmaltada, aqueça.
- Adicione o açúcar, misture e leve a mistura para ferver.
- Coloque delicadamente as bagas em calda fervente, tentando não danificar, aperte o fogo e cozinhe por 10 minutos.
- Após o tempo definido, com a ajuda de uma escumadeira, colete as frutas em um recipiente separado e prepare a calda por mais 20 minutos, mexendo e coletando continuamente a espuma.
- Coloque as bagas de volta na panela com calda, deixe ferver.
- Arrume a geléia em frascos preparados, enrole, coloque de cabeça para baixo e enrole com uma toalha. Quando as latas são completamente resfriadas, elas podem ser movidas para um local de armazenamento permanente.
Você sabe Os morangos contêm um conjunto de nutrientes próximos da composição da aspirina e, portanto, ajudam com dores de cabeça.
Geléia de Mirtilo com Framboesas
1,2 L2 H. 30 min.
Valor nutricional por 100 g:
- Coloque as frutas em uma tigela, despeje o açúcar uniformemente por cima e deixe na sala por 1,5 a 2 horas.
- Após o tempo definido, a mistura de bagas iniciará o suco. Agora o recipiente deve ser colocado em fogo pequeno e, mexendo constantemente, deixe ferver.
- Coloque o fogo no mínimo e continue cozinhando por mais 20 minutos, mexendo e removendo a espuma.
- Embale a massa cozida em bancos e enrole.
Geléia de mirtilo com hortelã e limão
1 L 50 min.
Valor nutricional por 100 g:
- Lave as frutas de limão, rale as raspas e esprema o suco da polpa.
- Despeje frutas, açúcar, raspas e suco de limão em uma panela.
- Coloque o recipiente com os ingredientes no fogo, deixe ferver. É necessário mexer constantemente a massa para que ela não queime.
- Extraia ramos inteiros de hortelã e cozinhe por mais 30 a 40 minutos até engrossar.
- Após o tempo previsto, é necessário remover a hortelã, espalhar o congestionamento sobre as margens e enrolar.
Características de armazenamento de espaços em branco
A geléia de mirtilo, preparada e arrolhada de acordo com todas as regras, não é muito exigente no armazenamento. Pode ser armazenado em uma adega ou em um ambiente interno, mas de preferência em um local escuro. Ao armazenar em um apartamento, tente escolher um local mais fresco onde a temperatura do ar não exceda + 20 ° C.
Importante! Se as latas estiverem entupidas com tampas de metal, verifique se a sala possui ar moderadamente seco que não causa corrosão.
Não deixe frascos enrolados no frio, pois o congestionamento é rapidamente adoçado. Evite mudanças bruscas de temperatura - isso pode levar à formação de condensação no interior dos frascos, o que causará mofo. Se você encontrar sinais de mofo na geléia de mirtilo entre seus estoques de inverno, não se apresse para jogar fora o produto - você deve remover cuidadosamente o molde e digerir o restante do conteúdo, adicionando mais açúcar e enrolando novamente. Os potes de geléia de mirtilo podem durar vários anos.
A geléia de mirtilo é um produto saboroso e saudável, cuja preparação permite a inclusão de uma ampla variedade de ingredientes. Além das receitas apresentadas no artigo, existem muitas outras, por exemplo, com a adição de mel, laranja e até lavanda. De qualquer forma, a geléia se tornará não apenas uma adição deliciosa ao consumo de chá, mas também um bom complexo de bem-estar.