A perda rápida de peso continua sendo um problema para muitas pessoas. No mundo moderno e na falta global de tempo livre, nem todos podem prestar atenção suficiente a uma figura. Nesse caso, as chamadas dietas expressas vêm em socorro. No entanto, gostaria que a perda de peso fosse acompanhada não apenas pela perda de peso, mas também fosse benéfica para todo o corpo - e o trigo sarraceno pode se tornar um assistente fiel e confiável nesse assunto.
Os benefícios e malefícios da dieta do trigo sarraceno
Apesar do fato bem conhecido dos benefícios do trigo sarraceno, a dieta deste produto tem não apenas aspectos positivos, mas também características próprias.
- Assim, entre as vantagens, podemos observar:
- Não há necessidade de greves de fome - ao longo do dia, o trigo sarraceno pode ser consumido um número ilimitado de vezes, mas porque o principal medo de perder peso - uma constante sensação de fome - não é ameaçado aqui. A dieta do trigo mourisco permite que você coma e perca peso.
- Benefícios para o corpo - O trigo sarraceno é conhecido por ser rico em vitaminas e composição de macro e microelementos. Portanto, o uso diário deste produto permite não apenas reduzir o peso, mas também normalizar o trabalho de muitos sistemas, incluindo o trato gastrointestinal, melhorar o metabolismo e geralmente afetar positivamente todo o corpo.
- Alto desempenho - trigo sarraceno refere-se a esses produtos, cuja utilização permite o menor tempo possível para alcançar a máxima perda de peso.
- Aprimoramento da aparência - devido à normalização do intestino e à remoção de toxinas, no final da dieta, a perda de peso não só parece exausta, mas também adquire uma boa tez, unhas e cabelos fortes e também sente uma onda geral de força.
- Economize tempo e dinheiro - este produto não requer custos de caixa e sua preparação não leva muito tempo e esforço.
- Existem algumas desvantagens, entre as quais são mais frequentemente observadas:
- a necessidade de uma dieta uniforme - É bastante difícil diariamente, durante 7 dias, comer um trigo sarraceno;
- falta de substâncias essenciais - não importa quão rica e diversa seja a composição do trigo mourisco, não basta cobrir a necessidade diária de vitaminas do corpo.
Contra-indicações
Entre as principais contra-indicações de qualquer dieta expressa pode-se notar uma intolerância individual ao produto principal (neste caso, trigo mourisco). Além disso, não se deve esquecer que a perda acentuada de peso pode não ser adequada para todos e, portanto, com saúde imperfeita, doenças crônicas ou sazonais, é recomendável que você consulte um médico antes de iniciar uma dieta.
A categoria de risco também inclui pessoas que sofrem de doenças gastrointestinais, diabetes mellitus e hipertensão. A dieta do trigo sarraceno é estritamente contra-indicada para mulheres grávidas e lactantes.
Você sabe O trigo sarraceno é um dos poucos produtos vegetais que não podem ser geneticamente modificados. Além disso, para o crescimento, ele não precisa de vários produtos químicos e, portanto, é um dos produtos mais ecológicos.
Como cozinhar trigo sarraceno para uma dieta
A fim de obter o máximo efeito da dieta, o trigo sarraceno requer uma preparação especial.
Existem vários métodos principais que ajudarão a evitar o cozimento do produto, preservando assim todas as substâncias benéficas:
- Coloque 500 g de trigo sarraceno na panela, enxágue bem e despeje 1,5 litros de água fervente. Em seguida, os pratos devem ser enrolados em uma toalha grossa e deixados por 3-4 horas - assim, o trigo mourisco cozido no vapor retém o calor por mais tempo. Após o resfriamento completo, o produto está pronto para uso. Normalmente, esse método é usado à noite, preparando mingau para o dia inteiro pela manhã.
- Uma opção de cozimento rápido - o processo de cozimento a vapor é realizado em uma garrafa térmica. Após a lavagem, o cereal é derramado em uma garrafa térmica (a quantidade depende do volume do recipiente), após o qual é derramado com água (na proporção de 1: 2). Tempo de cozimento - 40-50 minutos.
Menu de dieta de uma semana
Geralmente, uma dieta de 7 dias é rígida e, portanto, consiste exclusivamente em trigo sarraceno, sem a adição de produtos adicionais. Nesse caso, as refeições são realizadas a cada 4 horas.
O menu semanal aproximado é o seguinte:
- café da manhã - 50 g de trigo sarraceno cozido no vapor com um copo de chá verde (sem açúcar);
- segundo café da manhã - 50 g de mingau e 1 copo de água;
- almoço - 100 g de cereal e 1 xícara de água ou chá sem açúcar;
- jantar - 50 g de trigo sarraceno e 1 xícara de chá verde.
Importante! A última refeição deve ser feita no máximo 2 horas antes de ir para a cama.
Regras da dieta para perder 10 kg
Dietas expressas não podem ser limitadas apenas ao trigo mourisco. No entanto, para obter resultados rápidos e bons, você deve saber quais produtos são aceitáveis para uso durante a perda de peso e quais não são recomendados categoricamente. Outro fator importante é beber - o balanço hídrico garantirá uma boa saúde e uma aparência radiante.
O que beber
Devido ao fato de a dieta do trigo sarraceno ter muitas variações, você pode beber:
- água não gaseificada (de preferência mineral) - pelo menos 1,5 litros;
- chá verde ou de ervas sem açúcar.
Se a fome não desaparecer, é permitido adicionar kefir sem gordura à dieta - não mais que 1 litro por dia.
Nesse caso, é melhor usá-lo meia hora antes das refeições ou 30 minutos depois. O kefir satisfaz bem a fome, que muitas vezes atormenta à noite. Além disso, os nutricionistas permitem 1 xícara de café por dia. Mas, neste caso, você terá que desistir de açúcar ou creme e também se lembrar das propriedades diuréticas dessa bebida.
É possível salgar
No coração de uma dieta com trigo sarraceno está o princípio de recusar qualquer intensificador de sabor. Isso inclui sal, que tende a reter líquidos no corpo, açúcar ou qualquer outro molho. Se, no meio ou no final da perda expressa de peso, o trigo mourisco “vazio” for mais difícil, você poderá cozinhá-lo no vapor não na água, mas no kefir com pouca gordura. Isso dará um sabor ao prato e permitirá que você suporte a dieta até o final do período.
Importante! O sal é permitido para uso com esforço físico constante, pois sua falta no corpo, nesse caso, pode causar fadiga crônica e levar a uma diminuição da pressão.
O que você não deve comer com uma dieta
Há uma lista de produtos categoricamente não recomendados para uso no processo de perda de peso, porque, tomando-os como alimento, todos os esforços para perder peso são reduzidos a zero:
- Carboidratos simplesque incluem barras de chocolate, doces ou qualquer outro tipo de confeitaria. Esses alimentos contêm calorias "vazias" que não dão energia ao corpo, e uma sensação de saciedade depois delas tem um efeito muito a curto prazo. A fome após esses lanches vai atacar ainda mais.
- Produtos congelados para compras - Isso se deve principalmente ao método de congelamento, que envolve a adição de um conservante natural de sódio, que permite manter os alimentos frescos pelo maior tempo possível. Por si só, ele não apresenta nenhum dano; no entanto, como no caso do sal, ele costuma reter líquidos no corpo, razão pela qual os indicadores de peso não diminuem mesmo durante um período de severa restrição alimentar.
- Pão - farinha de trigo também se refere a carboidratos simples. Além disso, a fibra está completamente ausente nos produtos de panificação, porque durante o processamento, a casca externa, que é a fonte desse elemento, é completamente removida dos grãos. Além disso, a proibição se aplica ao pão preto, cuja composição não é diferente do branco, e sua cor escura é fornecida pela adição de xarope de caramelo.
- Sumos - ambos embalados e espremidos na hora. No primeiro caso, o produto contém muito açúcar, o que causa a deposição de gordura no organismo. Quanto aos sucos frescos, seus benefícios são muito maiores, no entanto, toda a fibra permanece no bolo e, portanto, a sensação de saciedade não chega a lugar algum; além disso, os ácidos contidos em muitas frutas e bagas podem irritar o estômago e aumentar a fome.
- Água com gás doce - um produto que deve ser excluído de qualquer dieta, não apenas da dieta. Na sua composição, não existe um único produto natural, mas contém uma dose de choque de açúcar. Muitas vezes, beber refrigerante pode levar ao diabetes e à obesidade, mesmo em pessoas completamente saudáveis.
- Bebidas alcoólicas - Isso se aplica a ambos os coquetéis, que geralmente contêm muitas calorias, e bebidas limpas, que, afetando negativamente o fígado, retardam os processos metabólicos de todo o corpo. Bem, não se esqueça da retenção de água no corpo com o uso sistemático de álcool e, como resultado, a formação de edema.
Entre outras coisas, existem fatores psicológicos. Portanto, as pessoas que procuram perder peso são aconselhadas a evitar a compra de produtos em embalagens grandes. Talvez essa abordagem proporcione economia, mas, segundo os psicólogos, os alimentos em pacotes grandes são consumidos várias vezes mais rapidamente.
Que alimentos posso comer
Além da lista de alimentos proibidos, existem alimentos que podem ser consumidos mesmo durante a dieta. Sua composição permite não ter medo de uma figura e provar dados - para diversificar o menu diário do mesmo tipo. Antes de tudo, esses produtos são vegetais e algumas frutas sem açúcar - além do baixo teor calórico, fornecem ao corpo as vitaminas necessárias e também permitem que você faça uma dieta com menos estresse.
Fruta
De frutas, maçãs, bananas, laranjas ou abacates são permitidos. A única coisa é usá-los em alimentos, sendo permitida apenas na primeira metade do dia e não mais do que uma peça por dia. Ao mesmo tempo, eles podem ser consumidos separadamente do mingau, como lanche, ou adicionados diretamente ao trigo sarraceno. Além disso, o uso de qualquer fruta seca é aceitável.
Legumes
Os vegetais são carboidratos complexos e possuem uma estrutura rígida. Por causa disso, o corpo gasta muita energia para a decomposição e, portanto, calorias. A comida Todos os vegetais, exceto batatas, são permitidos.. Além disso, você pode usá-los crus (na forma de saladas) e cozidos ou assados no forno.
Como sair de uma dieta
A dieta do trigo sarraceno não apenas ajuda a se livrar de quilos extras, mas também tem um efeito benéfico no estado geral de saúde e, portanto, a transição para essa dieta é aceitável com uma regularidade de 1 vez por mês. Se o período de 7 a 14 dias for muito longo e, portanto, difícil recusar muitos produtos, você poderá usar um menu semelhante em dias de jejum - há apenas trigo sarraceno 1-2 dias a cada poucas semanas.
Você sabe O trigo sarraceno verde, que não é submetido a tratamento térmico, é de grande benefício. Isso permite que você economize 30% mais nutrientes do que em fritos.
Não é recomendável aderir a essa dieta por mais de 10 dias, mas deve ser gradualmente graduada. Em primeiro lugar, protegerá o estômago, intestinos e fígado de cargas pesadas e, em segundo lugar, ajudará a não ganhar libras extras novamente.
O processo de sair da dieta leva cerca de uma semana:
- Nos primeiros dias, é recomendável recusar alimentos gordurosos e com alto teor calórico, para não comer demais, para não esticar o estômago novamente e também aderir ao princípio do jantar algumas horas antes de dormir.
- Uma das refeições deve conter trigo sarraceno, que agora pode ser combinado com carne (cozida, cozida no vapor, cozida), além de legumes ou frutas.
- Após a conclusão da dieta para lidar com o excesso de calorias, bem como apertar o corpo após a perda de peso, permitirá atividade física sistemática. Qualquer direção é adequada - dança, academia, corrida, natação e até caminhadas comuns, mas regulares.
- Nos primeiros dias após o término da dieta, é melhor abandonar a carne, substituindo-a por legumes, frutas, ovos cozidos e queijo cottage.
- É melhor abster-se de álcool em geral (atento aos seus efeitos negativos não apenas na saúde, mas também na figura).
- Não será supérfluo inserir uma contagem diária de calorias e cumpri-la no futuro.
Apesar da eficácia da dieta do trigo sarraceno e dos benefícios conhecidos dos cereais para o corpo humano, qualquer restrição alimentar deve ser tratada com cautela. E, portanto, durante intensa perda de peso, recomenda-se abandonar o esforço físico intenso e monitorar cuidadosamente seu bem-estar. E, é claro, durante a dieta, você precisará estocar força de vontade - será isso que permitirá que você se livrar de centímetros extras no menor tempo possível e até, provavelmente, olhar para um novo guarda-roupa com roupas menores.