Muitas pessoas gostam de pratos de trigo sarraceno, então já se tornaram tradicionais. Nem todo mundo sabe como o trigo mourisco cresce, de qual planta é extraído. A descrição botânica da planta de trigo sarraceno, como fica no campo, como cuidar dela merece um estudo mais aprofundado.
Descrição botânica do trigo sarraceno
O trigo mourisco comestível da semente é chamado popularmente simplesmente trigo mourisco. Serve para produzir trigo sarraceno. É um erro atribuir essa cultura a cereais ou grãos. É uma planta de cereais cujas sementes diferem dos grãos monocotiledôneos. Semear trigo sarraceno refere-se às culturas anuais ou perenes de pseudo-cereais da família Buckwheat. A altura da planta atinge de 20 cm a 1,2 m.
Você sabe A Rússia lidera entre os países que cultivam trigo sarraceno. No ano, 700.000 toneladas de seus grãos são colhidas aqui.
Aqui está uma descrição mais detalhada:
- Sistema de raiz. No centro há uma raiz longa e grande. Muitas raízes subordinadas horizontais menores partem dela.
- Os talos. Durável, com nervuras, pode produzir até 12 ramos. No final da estação de crescimento, eles ficam vermelhos e se tornam muito ásperos. Cada haste individual consiste em três partes. Abaixo está um joelho submucoso, a partir do qual as raízes do tronco se estendem. Os galhos estão localizados no meio e a zona de frutificação está localizada no topo.
- Folhagem. Distribuído nas hastes, por sua vez. As folhas no caule principal e seus galhos são largos, têm formato de lança ou de flecha. As folhas superiores têm pecíolos longos e as inferiores sentam-se firmemente nos galhos. As veias cirros são visíveis em cada uma delas. A cor é verde.
- Flores. Eles têm a forma correta de cinco pétalas rosa ou vermelhas de cor pálida. Caracterizado por três colunas e oito estames. Pequenos pincéis florescem parecem escudos. Eles são polinizados transversalmente, portanto a porcentagem de fertilização é alta. A polinização é realizada por insetos ou vento.
Trigo mourisco e trigo mourisco - qual é a diferença
O trigo sarraceno é cereal e o trigo sarraceno é a planta da qual é extraído. Suas diferenças podem ser comparadas com maçã e maçã. Você compra trigo nas prateleiras das lojas e o trigo cresce no campo (uma planta de semente da família do trigo sarraceno).
Características das sementes de trigo sarraceno
Em latim, o trigo sarraceno soa como "fagopurum". Traduzido, isso significa "porca em forma de faia". Um nome tão estranho era a forma de seus grãos - eles são semelhantes aos frutos da faia. É por isso que os habitantes da Europa Ocidental também o chamam de "trigo de faia". O trigo sarraceno é uma pequena porca triédrica coberta por uma casca densa. Dentro de cada grão há um núcleo com uma raiz e duas dobras dobradas de cotilédones. O peso de 1000 sementes é de 20 a 45 g (dependendo da variedade).
Quando os frutos brotam após a semeadura, seus cotilédones emergem na superfície do solo na forma de duas folhas falsas. Além disso, a formação da planta continua a partir do botão localizado entre eles. As pessoas aprendiam a comer várias formas de trigo sarraceno nos alimentos. A maioria prefere grãos inteiros, outros preferem grãos triturados (prontos). Há também amantes do trigo sarraceno picado (grumos Smolensk) ou farinha de trigo sarraceno.
Tipos de trigo sarraceno
As variedades mais populares de trigo sarraceno na Rússia são as seguintes:
- Herói;
- Kazan;
- Bolchevique;
- Terekhovsky;
- Slav.
Importante! Ao comprar trigo mourisco em uma loja, é melhor parar com grãos não fritos. Eles têm um tom amarelado claro.
O trigo mourisco cultivado (Fagopyrum esculentum Moench) possui duas variedades:
- Comum (vulgare).
- Multifoliado (multifólio).
Além das espécies cultivadas, a erva daninha (tártaro) também é encontrada.
Onde o trigo mourisco cresce no mundo
Acredita-se que o fagopurum cultural moderno tenha sido criado no século XIII-XIV pelos habitantes do norte da Índia e do Tibete, Nepal. Então ela apareceu no sudoeste da China. Lá e agora suas espécies selvagens crescem. Os chineses a trouxeram para a Coréia, Japão. Mais tarde, veio para a Ásia Central, o Oriente Médio e o Cáucaso. Os europeus começaram a praticar o cultivo de trigo sarraceno após a invasão tártaro-mongol.
Hoje, os cultivares são cultivados em todo o mundo. Eles servem não apenas como fonte de cereais valiosos, mas também de farinha, ração e mel. Na Rússia, a maior produtividade dessa cultura é observada nas estepes da floresta e na Polesie. Muito trigo mourisco é semeado em Altai, na Baskiria, no território de Stavropol, em Primorye e no território de Krasnodar. Também cresce em áreas chernozem: Tula, Kursk, Oryol, Lipetsk.
Como o trigo mourisco cresce
Para o bom desenvolvimento da cultura do fagopurum, é importante o aquecimento moderado do ar e do solo. As condições de temperatura acima de + 30 ° C afetam negativamente. Ela também precisa de luz suficiente. O trigo sarraceno não é caprichoso, mas acima de tudo, é confortável na zona da estepe da floresta, com pouca terra.
É preferível que as seguintes culturas cresçam nos campos anteriores:
- trigo ou outras culturas de inverno;
- feijão;
- culturas em linha: milho, milho, beterraba sacarina, girassol;
- soja e ervilhas.
Você sabe A maioria das importações de trigo sarraceno no Japão. Aqui eles aprenderam a fazer até macarrão com isso.
Como trigo mourisco
Ao contrário dos cereais e outras culturas de cereais, o trigo sarraceno tem uma grande massa vegetativa. Somente um engenheiro agrônomo experiente pode cultivar uma boa safra dessa safra. É muito importante fertilizar a planta a tempo. Durante o crescimento da cultura, é necessário fazer cobertura mineral. Neste ponto, ela precisa de fertilizantes com potássio. Além disso, a massa vegetativa da planta é aumentada por compostos de nitrogênio. Fósforo e nitrogênio são cuidadosamente adicionados no momento da floração na proporção de 1: 1.
Vídeo: alimentando o trigo sarraceno na vegetação
Como florescer
O fagopurum começa a florescer em junho e o amadurecimento das frutas ocorre no final de agosto. A cor das flores pode ser diferente: branca, rosa, avermelhada. As mudas após a semeadura aparecem durante o período em que o ar aquece até + 15 ° C. Os arbustos a princípio estão crescendo rapidamente na forma de hastes retas. Em seguida, eles ramificam e mudam de cor de verde para vermelho. Não é possível dizer a data exata em que o trigo mourisco floresce. A floração começa quando a temperatura é estabelecida em torno de + 25 ° C, aproximadamente 28 dias após a germinação. Devido ao clima frio, esse processo pode demorar. Se aparecer geada durante a floração, isso pode arruinar completamente a colheita.
As flores são reveladas primeiro inferior, depois superior. Em uma planta, eles podem ter até 1000 unidades. Qualquer um deles floresce o dia todo. Todos eles são coletados não em uma espigueta, mas em um pincel.
Como obter trigo sarraceno
O trigo mourisco floresce por um longo tempo: alguns botões desbotam e começam a amadurecer, enquanto outros apenas florescem. É impossível esperar até que todos os pincéis estejam totalmente maduros. A colheita começa quando os grãos inferiores amadurecem e ficam marrons. É importante que 3/4 das sementes amadureçam no campo no momento da colheita. Para garantir que os frutos sejam menos banhados durante a colheita, você deve selecionar com precisão o momento de cortar a grama.
Importante! É melhor plantar trigo mourisco perto de lagoas. Além disso, o campo deve ser protegido por árvores dos ventos.
As ceifeiras começam a trabalhar de manhã ou à noite após o pôr do sol. Neste momento, o ar está mais úmido, o que impede que as sementes sejam danificadas. A tecnologia moderna processa imediatamente os grãos da casca. Na maioria das vezes, as frutas são colhidas de 20 a 30 de setembro. O grão resultante é classificado e enviado aos armazéns. As culturas são classificadas: uma parte é destinada à semeadura futura e a outra aos consumidores.
Os benefícios e malefícios do trigo sarraceno
Obter trigo mourisco não é apenas porque é nutritivo, mas também beneficia o corpo.
- Tem um efeito positivo nas seguintes doenças:
- Hipertensão, aterosclerose, edema, problemas no fígado.
- Os preparativos à base dele curam feridas, aumentam a elasticidade dos vasos sanguíneos, eliminam os sintomas do sarampo, febre escarlate, doença de radiação.
- O trigo sarraceno verde ajuda a combater a artrite, reumatismo e doenças vasculares.
- Os ácidos orgânicos em sua composição melhoram a digestão.
- A ingestão regular de mingau de trigo sarraceno melhora o funcionamento do pâncreas, melhora o metabolismo, elimina a azia.
- Recomendado para aumentar a hemoglobina na anemia.
- Curativos de cereais aquecidos são recomendados para furúnculos, furúnculos, furúnculos.
- A farinha de trigo sarraceno é usada como um talco para bebês contra assaduras.
Em grandes porções, é contra-indicado consumir trigo sarraceno na gastrite, úlcera gástrica e úlcera duodenal. Mães grávidas e lactantes também precisam ter cuidado para evitar inchaço. A intolerância individual ao produto é rara.Importante! No caso de doença pulmonar, é útil fazer chá feito da cor do trigo sarraceno. Chega de 40 g de pétalas secas por 1 litro de água fervente.
Onde e como é aplicado o trigo sarraceno
O trigo sarraceno é uma das poucas plantas que não podem ser modificadas no nível genético. A natureza garantiu que ela pudesse ser cultivada sem estimulantes de crescimento e outros pesticidas. O trigo sarraceno é um produto ecológico, portanto é frequentemente usado para cozinhar, na medicina tradicional.A casca após o tratamento das sementes é usada para o enchimento de travesseiros e colchões ortopédicos.
Coleção de mel
Os apicultores realmente apreciam o mel saudável do trigo sarraceno. As flores de Fagopurum são maravilhosas plantas de mel. É importante que o clima favorável chegue naquele momento. Os pincéis de flores produzem um aroma maravilhoso, que atrai abelhas. De um hectare de um campo florido, esses insetos podem coletar até 200 kg de mel. O produto fresco tem uma cor marrom e, após três meses, cristaliza.
Você sabe As pessoas aprenderam a cultivar trigo sarraceno no século III aC. e Os nepaleses e indianos chamavam de "arroz preto".
Seu sabor é um pouco azedo e causa cócegas e queimação na garganta. Em meados de junho, colmeias são instaladas em torno do perímetro do campo semeado. Além de coletar mel, as abelhas ainda beneficiam a própria planta polinizando-a e aumentando o rendimento do trigo mourisco em até 60%. Os apicultores bombeiam mel de trigo sarraceno no final de julho.
Uso de alimentos
O prato de trigo mourisco mais comum é o mingau. Não é apenas fervido, mas também derramado com água fervente, insista em kefir, iogurte. Mel, nozes, frutas são adicionadas ao mingau. Vai bem com vegetais. Muitos adoram sopa de trigo sarraceno desde a infância. Recentemente, costeletas com este cereal - trigo sarraceno - tornaram-se populares. Muitas vezes, os supermercados vendem pão feito de uma mistura de trigo sarraceno e farinha de trigo. Dele assar panquecas, panquecas, bolos, bolinhos.
Os franceses e ingleses cozinham panquecas finas de trigo sarraceno - crepes. E no Japão, a farinha de trigo sarraceno é considerada um produto nacional tradicional e muito característico. Eles fazem macarrão soba macio com ele. Suíços e italianos também produzem macarrão de trigo sarraceno. Em alguns países asiáticos, o uso de brotos verdes e folhas de trigo sarraceno para saladas, marinadas e temperos de carne é comum.
Controle biológico de pragas
O cultivo do trigo sarraceno exige que os agrários saibam como protegê-lo das pragas. Uma colheita rica e de qualidade depende de algumas medidas agrícolas específicas. Uma cultura saudável às vezes é interrompida por vários insetos.
Importante! Ao cultivar trigo sarraceno, o uso de pesticidas é limitado, o que envenena e repele as abelhas.
Os agrônomos precisam combater as seguintes pragas após o plantio:
- pulga de trigo sarraceno;
- gorgulho;
- nuvem de folhas;
- pulgões;
- colher de trigo;
- tripes;
- larvas de quebra-nozes.
Se esses insetos influenciam ativamente as plantações, eles podem simplesmente morrer. Produtos biológicos comprovados são usados no controle de pragas: "LF-Ultrafit", humato de potássio "LF-Humat-List".
Afeta negativamente a vida desta planta cultivada e ervas daninhas. Além do método mecânico de destruição de ervas daninhas na forma de colheitas angustiantes, são utilizados herbicidas no solo: Alpha-Prometrin, Ataman, Ataman Extra.
Especialistas dizem que o trigo sarraceno pode crescer sem requisitos especiais de iluminação e temperatura do ar; muitas fazendas estão tentando cultivar essa cultura. E os consumidores valorizam o trigo sarraceno por uma combinação bem-sucedida de poderosas propriedades benéficas.