Na lista de plantas agrícolas, há uma colheita como o centeio. O que é esse cereal, a história de sua aparência e cultivo, como ele se parece e se desenvolve - essas e outras questões são discutidas em detalhes abaixo no artigo.
O que é centeio
A cultura pertence à família de cereais. Esta planta herbácea, anual ou bienal é dividida em duas formas:
- centeio de invernocuja semeadura é realizada no outono e na primavera continua seu desenvolvimento;
- cultura da primavera - feche as sementes no solo na primavera, amadurece no ano da semeadura.
Em nosso país, são cultivadas mais de 40 variedades que foram testadas e aprovadas pela Comissão Estadual. Entre os mais populares:
- Derzhavinskaya;
- Saratov;
- Vyatka;
- Chulpan.
Além da forma de semeadura cultivada, ainda existem espécies selvagens - africanas, montanhosas e florestais. As duas últimas espécies são encontradas na Rússia.
Você sabe Nas escavações de assentamentos citas que datam do 3º c. BC, juntamente com itens domésticos foram encontrados grãos de centeio.
Descrição botânica
A planta herbácea possui um sistema radicular bem desenvolvido do tipo fibroso. Os processos radiculares penetram a uma profundidade de mais de um metro, o que permite à planta extrair umidade mesmo em solos arenosos.
Um caule oco e reto cresce em média de 80 a 100 cm A parte principal é “nua” e, sob a orelha, há uma pilha curta e macia. À medida que cresce, 5-6 internodes são formados nele. As folhas são longas, lanceoladas, alternadas. A placa é presa ao tronco com a ajuda de uma “orelha” cobrindo o tronco. Em muitas variedades, o lado superior é coberto com uma pilha, o que permite reter a umidade.
A inflorescência é uma orelha com uma estrutura complexa. O comprimento da inflorescência é de até 15 cm, a largura é de 1,2 cm e sua base é um eixo tetraédrico, cujas saliências são espiguetas planas e escamosas. Cada uma carrega duas flores com uma coluna curta de até 3 mm. As cestas de flores têm anteras alongadas, projetadas acima da espigueta. A polinização ocorre com a ajuda do vento.
A fruta é uma cariopsia longa, composta por muitos grãos oblongos em uma casca dura. Os grãos variam em tamanho, cor e forma. O comprimento do grão é de 5 a 10 mm, a largura é de 1,5 a 3,5 mm, a forma é oval-redonda e oblonga. A cor da casca externa é cinza-esverdeado, cinza-amarelo, marrom escuro, amarelo.O centeio maduro parece quase o mesmo que o trigo, mas é fácil distinguir. As discrepâncias mais características (para agricultores inexperientes): a espiga de centeio tem uma espinha longa e rígida e frequente, a semente é mais achatada; no trigo, é curto e escasso, e os grãos são arredondados.
Etapas do desenvolvimento e características biológicas
As sementes plantadas no solo começam a formar dois nós de perfilhamento: raiz e superficial. Mudas de culturas aparecem 5-8 dias após a semeadura. Quando uma terceira folha aparece no caule, um internodo começa a se formar a partir da primeira placa. Até o final do período vegetativo, são formados até seis ramos laterais do caule. O período de perfilhamento, em média, dura 20 dias.
O ganho começa em 35 a 45 dias após a semeadura. A inflorescência leva de 7 a 12 dias para se formar. As flores que aparecem são bissexuais, os insetos não são necessários para a polinização. O período de floração ocorre no início ou no final de maio. Dependendo da região, dura cerca de uma semana.
Importante! O período depende do clima: quando a temperatura cai ou alta umidade, as anteras não abrem e o período é adiado.
O centeio é uma das culturas de cereais mais temperadas. Ela não tem medo de geadas a -21 ° C, e os grãos podem germinar a -2 ° C. A seca a curto prazo não é terrível: um sistema radicular longo e ramificado é capaz de extrair a umidade de camadas profundas do solo. A planta também possui forte imunidade, raramente é exposta a doenças.Após a floração, um pico de cereal é formado; leva cerca de 2 a 2,5 meses para amadurecer completamente. A planta jovem é colorida com um tom verde-azulado - tanto no caule quanto na folhagem. À medida que se desenvolve, a planta adquire uma cor amarelada. Cereais totalmente maduros não têm cor verde.
Origem e distribuição da planta
Ainda não existe uma versão harmoniosa sobre a origem e o cultivo do centeio, apenas uma massa de suposições e hipóteses. Graças a arqueólogos e artefatos encontrados (cartas, murais, fósseis), sabe-se com certeza que os antigos egípcios, os povos da Ásia e da Índia conheciam e cultivavam a cultura já no século IV. BC
A maioria dos cientistas concorda que a semeadura de cereais apareceu no território do Irã e da Turquia modernos. A planta foi erradicada como uma erva daninha, obstruindo as colheitas de trigo e cevada.
Com o tempo, os agricultores notaram a resistência da planta ao frio, a capacidade de crescer em solos esparsos, nas montanhas. Como a cultura vegetou quase sem supervisão, não exigiu a participação especial dos antigos agricultores e sobreviveu onde o trigo e a cevada morreram em massa, eles começaram a cultivá-la. Devido à sua resistência a fatores externos, o custo da colheita foi baixo. Os produtos de grãos de centeio podem custar a todos os setores da população, diferentemente dos produtos de trigo.Hoje, o centeio é cultivado em grandes volumes quase em todo o Hemisfério Norte, a saber:
- América do Norte
- Canadá
- Países escandinavos;
- Europa e países bálticos;
- Rússia
- China
Composição química e propriedades benéficas
O centeio tem uma composição química rica e, ao mesmo tempo, baixo teor calórico, o que o torna um valioso produto dietético. O conteúdo de elementos úteis (em% da norma diária):
Vitaminas | Minerais | Ácidos | Outras substâncias |
tiamina, B1 - 29,3 | potássio - 17 | Ômega 3 - 14,4 | carboidratos (pectina, fibra, sacarose) - 20,8 |
riboflavina, B2 - 11,1 | silício - 283,3 | Ômega-6 - 18,3 | fitoesteróis - 190,5 |
conjunto pantotênico, B5 - 20 | magnésio - 30 | insubstituível (valina, fenilalalina, isoleucina, treonina) - 17 | |
piridoxina, B6 - 20,5 | fósforo - 45,8 | intercambiáveis (glutamina, prolina) - 13,8 | Texto 20 |
folatos, B9 - 13,8 | ferro - 30 | Texto 24 | |
tocoferol, E - 18,7 | cobalto - 76 | ||
biotina, N - 12 | Manganês - 138,5 | ||
niacina, PP - 17,5 | cobre - 46 | ||
molibdênio - 25,7 |
Dado o rico conteúdo de elementos úteis, o centeio é certamente saudável e deve estar presente na dieta. Os nutricionistas recomendam comer pão de centeio para pessoas com aumento de peso corporal, porque é de baixa caloria em comparação com produtos de trigo. Além disso, o produto ajuda a remover toxinas e colesterol ruim do corpo, o que também contribui para a perda de peso.
- Outras propriedades úteis:
- melhora da digestão;
- acidez reduzida do suco gástrico;
- assistência no trabalho do sistema enzimático;
- normalização dos níveis de glicose no sangue;
- apoio ao trabalho do músculo cardíaco;
- fortalecimento dos vasos sanguíneos;
- melhoria do sistema hormonal e reprodutivo;
- reforçar a imunidade.
Como é cultivado o centeio
Na Rússia, as variedades de inverno são cultivadas principalmente, as variedades de primavera são mais adequadas para as regiões do norte (Sibéria, Urais). Sementes varietais com uma taxa de germinação de pelo menos 95% são selecionadas para a semeadura. Antes do plantio, o material da semente é gravado em fungicidas (TMTD) para prevenir doenças.
3-4 semanas antes da semeadura, é realizado o cultivo do solo: arando com grades ou cortadores planos, dependendo dos antecessores.
Datas de semeadura - agosto - outubro: no norte - antes, no sul - depois. A profundidade de incorporação no solo é de 2 a 5 cm, dependendo da estrutura do solo (em soltos soltos, é mais superficial). O consumo de sementes por 1 ha é de 4-6,5 milhões de unidades.
Importante! Não é recomendável cultivar cereais após leguminosas. Eles saturam demais a terra com nitrogênio, que destrói as mudas de centeio.
Após o plantio:
- Rolagem, isto é, compactação do solo para melhor contato da semente com o solo, o que aumenta a germinação.
- A aplicação de fertilizantes fósforo-potássio - fortalecerá as propriedades protetoras das sementes, permitirá o inverno também.
- No inverno, com uma pequena quantidade de chuva, são realizadas atividades para deter a neve nos campos. Eles colocam escudos, mato, aplicam vapor nos bastidores.
- Na primavera, a trituração é realizada imediatamente após a neve derreter.
- No período de perfilhamento, antes que a cultura comece a florescer, é necessário tratamento com inseticidas e fungicidas contra insetos e doenças.
A colheita começa quando o grão atinge o estágio de maturação da cera, ou seja, já ficou amarelo, mas a casca dura que circunda o núcleo ainda contém uma certa porcentagem de umidade. Se você apertar a colheita, as sementes começarão a desmoronar.
Aplicação de cultura
Os grãos de cereais são moídos em farinha, a partir da qual o pão e os rolos de dieta são assados. Agora, os produtos de panificação de centeio são considerados saudáveis e com menos calorias do que a farinha de trigo. Nos tempos antigos, era o alimento dos pobres, era considerado grosseiro e pesado.
Você sabe Plínio, o Velho, estadista da Roma Antiga (século I aC), disse que comer pão de centeio só pode ser experimentado pela fome selvagem. E nos países do Oriente Antigo, a planta era considerada uma erva daninha, na língua persa seu nome é "dou-dar" - que desarruma colheitas.
O kvass de pão é uma das bebidas mais populares entre os eslavos e, a partir do pão integral, também é útil, com menos calorias. Além de farinha para panificação, é produzido amido de qualidade inferior ao análogo da batata e o álcool é obtido a partir de grãos para a fabricação de álcool forte ou para uso médico. Na Alemanha e na Europa Ocidental, a cerveja de centeio é popular.
As culturas de cereais são usadas para fazer ração para o gado. As sementes germinadas são entregues às aves e a planta é um excelente siderat, após o qual a estrutura do solo melhora, as ervas daninhas são suprimidas. No passado, a palha era colocada no telhado em residências; em algumas aldeias, ainda é usada na construção de edifícios agrícolas. O material é barato, acessível e bastante durável.
O centeio é uma colheita de cereais, que ocupa um dos principais locais da indústria agrícola. Os produtos do grão contêm muitos elementos úteis necessários para o corpo.Importante! As plantações de centeio afugentam muitas pragas, tantas vezes a cultura é usada como precursora do cultivo de plantas agrícolas.