Ao contrário da maioria das monodietas de trigo sarraceno, é reconhecido como um dos mais seguros para a saúde. Devido à rica composição química deste cereal, não prejudica mesmo com o uso prolongado. Em média, a duração dessa dieta é de 14 dias e, dependendo da porcentagem de excesso de peso, há uma chance de perder 12 kg ou mais.
É possível perder peso com trigo sarraceno e legumes
- O trigo sarraceno possui várias propriedades que contribuem para:
- perda de peso;
- manter o peso corporal por um longo período dentro dos limites normais;
- rejuvenescimento;
- a saúde de todo o corpo.
A perda rápida de peso é baseada em tais características do trigo sarraceno:
- efeito benéfico no sistema digestivo;
- baixar colesterol;
- limpeza do corpo de substâncias nocivas;
- um longo sentimento de plenitude devido ao conteúdo de carboidratos lentos, que são absorvidos pelo organismo por um longo tempo;
- reposição de deficiência de proteína durante a dieta.
Ao mesmo tempo, o trigo sarraceno tem um teor calórico muito baixo em comparação com outros cereais (310 kcal em uma semente seca e 80-90 kcal em cereais cozidos na água).
Na questão da beleza e da saúde, o trigo sarraceno também ocupa um lugar de destaque na variedade de produtos à base de cereais:
- rico em aminoácidos;
- contém vitamina B e E;
- sua faixa mineral é representada por ferro, iodo, zinco, fósforo, cálcio.
Combinação destas substâncias fortalece as paredes dos vasos sanguíneos, coração, melhora o funcionamento do sistema nervoso central, melhora a circulação sanguínea e fortalece as propriedades protetoras do corpo. Graças aos flavonóides que compõem o trigo sarraceno, que impedem o crescimento das células cancerígenas, é uma excelente ferramenta para a prevenção do câncer.
Você sabe O açúcar tem um efeito neutralizante nas propriedades benéficas do trigo sarraceno. Portanto, para obter o máximo benefício, este produto não deve ser combinado com ingredientes doces.
O trigo mourisco em combinação com produtos de origem vegetal para combater o excesso de peso é utilizado há muito tempo, comprovando a eficácia desse tipo de dieta.. A adição de vegetais frescos permite adicionar variedade ao menu da dieta e enriquecer a dieta com várias substâncias biologicamente ativas, das quais as mais importantes são vitaminas, micro e macro elementos.
O trigo mourisco é melhor combinado com beterraba de mesa, tomate, abobrinha fresca, que contêm uma grande quantidade de nutrientes e têm valor energético mínimo, o que é especialmente importante ao compilar uma dieta:
- Beterraba. Esta cultura de raiz é rica em betaína, o que ajuda a limpar o corpo de toxinas e radionuclídeos. O uso regular de beterraba normaliza o metabolismo da gordura, tem um efeito benéfico no fígado. Além disso, o vegetal tem um efeito laxante suave, remove toxinas, estimula o intestino, contribuindo para a perda de peso. Combinando grumos de trigo sarraceno com beterraba, você pode obter uma perda de peso estável e uma melhora significativa no bem-estar, aumentar o tom de todo o corpo.
- Trigo sarraceno com tomate - A combinação clássica de produtos que permite diversificar a tabela da dieta. O prato, que inclui o núcleo e o tomate, tem uma mordida agradável, suculência e aroma. Os cereais são cozidos com tomates muito rapidamente, para que possam ser servidos no café da manhã. A partir de vegetais, além de tomates, cebolas e cenouras também são usados.
- Squash - Um vegetal dietético de baixa caloria que pode proporcionar uma sensação de saciedade por muito tempo. Mesmo grandes porções contribuem para a perda de peso. Um vegetal rico em fibras que ajuda a limpar o sistema digestivo e é rapidamente absorvido. Com o trigo sarraceno, você pode preparar um prato leve e palatável que não só dá uma sensação de saciedade, mas também remove volumes excessivos.
A principal essência da dieta - o trigo sarraceno cozido deve ser consumido exclusivamente com legumes em todas as refeições, substituindo-o por outros produtos.
Como cozinhar trigo sarraceno com legumes
A quantidade máxima de nutrientes no trigo mourisco pode ser economizada se for preparada de maneira especial. Para fazer isso, seque o produto no vapor à noite e deixe até a manhã.
Método de cozimento:
- Um copo de núcleo precisará de 2 a 2,5 xícaras de água fervente.
- Despeje a matéria-prima com a quantidade necessária de líquido e deixe por 2-3 minutos e depois escorra a água.
- Encha repetidamente o núcleo preparado desta maneira com a quantidade de água fervente indicada acima, cubra com uma tampa e deixe até a manhã vaporizar.
- Antes de comer mingau após a fermentação, o excesso de fluido deve ser drenado.
O que não deve ser adicionado ao trigo mourisco:
- óleo vegetal;
- pimenta quente;
- sal;
- açucar
- maionese;
- ketchup;
- temperos e especiarias.
As regras básicas da dieta do trigo sarraceno:
- Você pode comer mingau em qualquer quantidade, mas deve-se notar que em uma refeição você não pode comer mais do que pode ser colocado nas palmas das mãos.
- O intervalo entre as recepções deve ser superior a meia hora.
- A última refeição deve ser 5 horas antes de dormir.
- Durante o dia, você pode fazer lanches leves adicionando frutas ou kefir com uma baixa porcentagem de gordura à dieta.
Essa dieta pertence à categoria estrita; portanto, os especialistas recomendam limitar sua duração a não mais de 5 dias.
Importante! Uma vez no corpo, o trigo sarraceno por um certo tempo inibe a capacidade do organismo de absorver cálcio. O consumo regular e excessivo de trigo sarraceno aumenta o risco de doenças do sistema músculo-esquelético.
Mas também existe um regime de perda de peso mais suave, que inclui todos os mesmos trigo e legumes (você pode usar beterraba, tomate, couve, abobrinha e pepino) .Uma boa combinação de produtos é o trigo cozido e o caviar de abóbora. Abobrinha crua tem um teor calórico surpreendentemente baixo, 100 g contém apenas 18 kcal. E o valor nutricional do caviar, cozido em casa, é de 90 kcal.
Com beterraba
1,5 kg 30 minutos
Valor nutricional por 100 g:
- Pique a cebola em segmentos.
- Em um prato de paredes espessas, aqueça a quantidade necessária de óleo. Leve a cebola a um grau ligeiramente dourado de assar.
- Descasque pequenas beterrabas, moa com um ralador, coloque em um recipiente para cebola refogada, tempere com sal.
- Misture bem a mistura de vegetais até ficar homogênea, cubra com uma tampa e aqueça em fogo baixo por não mais que sete minutos.
- Enxágüe bem o núcleo, escorra a água e adicione os legumes cozidos.
- Misture todos os ingredientes em uma panela, despeje os legumes com a quantidade necessária de água fervente.
- Aumente a temperatura de aquecimento, deixe ferver.
- Depois de ferver, ferva por cerca de cinco minutos sem usar a tampa e, em seguida, mais dez em um recipiente bem fechado, reduzindo o calor.
- Combine os legumes com a manteiga, distribuindo-os uniformemente em um prato e remova a panela do fogão.
- Enrole o recipiente em uma toalha e deixe "andar" por quinze minutos.
Com tomates
1 kg30 minutos
Valor nutricional por 100 g:
- Moer a colheita de raiz descascada com um ralador.
- Pique a cebola o mais finamente possível.
- Aqueça pratos profundos de paredes espessas com óleo.
- Legumes podem ser fritos ou amaciar, adicione o alho passado pela prensa.
- Despeje os tomates com água fervente, descasque e pique.
- Adicione os tomates picados em um recipiente para as cebolas e as cenouras preparadas, misture os ingredientes até ficar homogêneo e cozinhe por alguns minutos.
- Coloque os tomates na mistura de vegetais e aqueça por mais dois minutos.
- Despeje o trigo lavado na massa vegetal, misture bem, adicione água e cozinhe por mais 15 minutos.
Você sabe Moradores da China, sendo adeptos de uma dieta saudável, consomem trigo mourisco exclusivamente na forma de chá a partir de trigo granulado.
Com repolho
1 kg40 minutos
repolho branco
500 g
Valor nutricional por 100 g:
- Pique o repolho com uma faca.
- Coloque as fatias em um recipiente grande, adicione sal, amasse levemente com as mãos.
- O núcleo lavado, coloque em uma tigela pequena refratária, despeje água fervente, tempere com sal, cozinhe até que os cereais estejam fervidos.
- Pique a cebola, amasse o alho em uma argamassa.
- Aqueça o recipiente de óleo, coloque uma mistura de legumes picantes, aqueça bem.
- Moer a colheita de raiz descascada em uma trituradora, transferir para uma tigela com massa vegetal e fritar por alguns minutos.
- Coloque o repolho picado em um recipiente de paredes grossas e leve ao fogo médio.
- Em uma massa vegetal amolecida, adicione a pasta de tomate, tempere e misture bem os ingredientes até ficar homogêneo.
- Misture a mistura de vegetais com trigo cozido, leve à uniformidade e cozinhe por dez minutos.
Trigo sarraceno com chucrute
1 kg15 minutos
Valor nutricional por 100 g:
- Ferva o ovo da maneira usual.
- Pique a cebola ao meio.
- Aqueça o óleo em uma tigela de paredes grossas e frite a cebola até ficar transparente.
- Coloque o repolho bem espremido em uma tigela com cebola e cozinhe por 20 minutos em uma tampa fechada.
- Adicione o trigo mourisco preparado à mistura de vegetais, misture bem os ingredientes e cozinhe por mais cinco minutos.
- Opcionalmente, adicione verduras.
Dieta de trigo sarraceno e pepino
Esse tipo de dieta envolve um consumo ilimitado de trigo sarraceno cozido no vapor e pepinos frescos. Em um dia, essa dieta pode perder de 1 a 1,5 kg.A dieta clássica de três componentes também é muito popular - trigo sarraceno, pepino e kefir com pouca gordura.
A dieta é projetada por duas semanas e fica assim:
De 1 a 6 dias para alternar:
- Dia do pepino. Você pode comer trigo sarraceno, cozido no vapor no dia anterior, alternando com pepinos frescos. Os componentes são consumidos indefinidamente e, de preferência, sem sal.
- Período de Kefir. Apenas dois componentes estão incluídos na dieta - leite sem gordura ou 1% de leite fermentado e cereais. Beber e mingau pode ser consumido alternadamente ou juntos.
De 7 a 14 dias para alternar:
- Dia de trigo sarraceno-kefir. De manhã, 200 g de trigo sarraceno pré-cozido no vapor e 1 copo de kefir sem gordura, durante todo o dia e jantar - pepinos ilimitados e 1 litro. kefir.
- Dia de trigo-pepino. Permitiu o consumo de trigo sarraceno (cozido no vapor à noite) e pepinos em qualquer quantidade.
Com abobrinha
1,2 kg 30 minutos
óleo vegetal
2 colheres de sopa. eu
Valor nutricional por 100 g:
- Ferva o ovo.
- Pique a cabeça de cebola.
- Em um recipiente de paredes espessas, aqueça o óleo, coloque um vegetal picante e refogue até ficar transparente.
- Moer a abobrinha em cubos, envie para a tigela de cebola.
- Polvilhe os legumes com tomilho e aqueça-os por alguns minutos.
- Despeje o molho de soja e frite até ficar cozido.
- Misture os cereais preparados com legumes e cozinhe por mais cinco minutos.
Quais vegetais não podem ser combinados
O mingau de trigo sarraceno pode ser cozido com qualquer vegetal, exceto os legumes, pois leva muito mais tempo para digeri-los do que os cereais, o que causa sensação de peso e desconforto.
Importante! O trigo sarraceno pode causar uma reação alérgica. A razão é as proteínas que compõem o cereal. Portanto, sofrendo de intolerância às proteínas, é melhor excluir esse cereal da dieta.
Contra-indicações
- A dieta com trigo sarraceno e vegetais tem várias contra-indicações:
- gravidez
- amamentação;
- todos os tipos de diabetes;
- esforço físico pesado;
- insuficiência renal e cardíaca;
- estados depressivos profundos;
- operações cirúrgicas prévias nos órgãos abdominais;
- hipertensão
- menopausa
O excesso de peso não é apenas um problema estético, embora a maioria o perceba dessa maneira. De fato, quilos extras geralmente acompanham problemas de saúde, que são exacerbados ao tentar perder peso com uma dieta inadequadamente selecionada. Ao contrário de muitos programas populares de dieta, o trigo sarraceno é o mais poupador e eficaz. E a combinação deste cereal saudável e saboroso com vegetais é uma maneira ideal de se livrar de quilos extras sem estresse para o corpo.