O mingau de trigo sarraceno é um dos acompanhamentos domésticos mais populares, que pode ser servido em combinação com uma grande variedade de carnes, peixes ou até suplementos lácteos. O trigo sarraceno é igualmente amado por adultos e crianças, mas se é sempre possível comê-lo e se não prejudica o corpo com uma ocorrência tão comum como a constipação, será discutido mais adiante.
Mingau de trigo sarraceno fortalece ou enfraquece o intestino
O corpo se acostuma gradualmente a qualquer novo cereal, o que significa que é impossível prever sua reação a um produto anteriormente desconhecido. Por esse motivo, se você nunca comeu mingau de trigo sarraceno e iniciou seu consumo com grandes doses, é provável que ele fique constipado. Ao mesmo tempo, esses fenômenos são mais provavelmente uma exceção do que uma regra, e o trigo sarraceno líquido fervido na água estimula o trato gastrointestinal com mais frequência, devido ao qual está incluído em uma ampla variedade de menus de dieta.
Garupa solta normaliza a evacuação e a atividade motora do estômago e, com seu uso regular, a constipação não será mais um problema tão comum.
Este efeito é parcialmente devido à presença de fibra vegetal e ácidos orgânicos no cereal, mas, para remover o máximo benefício, é recomendável fritar os grãos em uma frigideira seca antes de cozinhar e, em seguida, despeje a água na proporção de 1: 3 e cozinhe sob a tampa até que inchem. .
Você sabe O trigo sarraceno não é apenas um produto alimentar valioso, mas também uma ferramenta de energia ativa na prevenção de várias doenças. Pelo menos, os habitantes da Índia e da China acreditam nisso e, para seu melhor efeito nos pontos biológicos do corpo, recomenda-se caminhar sobre os grãos espalhados pelo chão.
A constipação ocorre a partir do trigo sarraceno
Constipação refere-se à ausência de um ato de defecação por mais de 48 horas ou à sensação de um intestino vazio imediatamente após. Na maioria das vezes, a razão para o aparecimento de um problema é uma dieta não saudável e um estilo de vida sedentário, mas você ainda não deve suspeitar de mingau de trigo sarraceno culpado.
O próprio núcleo cozido não causará danos ao organismo, mas quando combinado com carnes gordurosas e outros alimentos difíceis de digerir (alimentos enlatados, defumados e fritos), um resultado favorável dessa nutrição não pode ser dito com total confiança. Em casos raros, a causa da constipação é o consumo de cereais secos e secos, por isso também não é adequado para o menu da dieta.
O trigo mourisco pode ser usado para constipação
A possibilidade de comer mingau de trigo sarraceno com constipação existente depende de vários fatores ao mesmo tempo:
- a causa específica do problema;
- tipo de prato feito de trigo sarraceno;
- a presença de carne e outras adições ao trigo sarraceno;
- idade de uma pessoa.
O último critério é especialmente importante, pois nem todos os alimentos adequados para a nutrição de um adulto são igualmente adequados para crianças.
Para adultos
Quanto mais velha a pessoa se torna, mais fraco o peristaltismo do intestino se enfraquece, o que leva ao aparecimento de constipação. Parte do motivo pode ser a função motora limitada do intestino, mas não se esqueça de possíveis situações estressantes, estilo de vida sedentário, falta de desequilíbrio hídrico e hormonal, que não estão de modo algum relacionados com o consumo dos cereais mencionados.
Importante! O mais útil na dieta de adultos é a combinação de trigo sarraceno com legumes, frutas e carnes magras. No entanto, com constipação grave, é melhor limitar-se apenas ao consumo de mingau e frutas, deixando de lado temporariamente o componente de carne.
Para ajudar o corpo a estabelecer um funcionamento normal, os especialistas recomendam o uso de várias dietas, que incluem trigo sarraceno e outros cereais: aveia, trigo, cevadinha. Para um adulto por dia, pelo menos 20 a 35 g de fibra alimentar devem estar presentes, e se você levar em conta que 100 g de cereal de trigo sarraceno já contém 3,8 g dessas substâncias, várias porções ajudarão a preencher a escassez diária de componentes importantes.
O trigo sarraceno com produtos de leite azedo, incluindo kefir, iogurte, koumiss e iogurte, é especialmente útil para problemas com fezes. Eles contêm uma grande quantidade de ácidos orgânicos, conhecidos por seu efeito laxante no corpo.
Para crianças
O consumo regular de mingau de trigo sarraceno (pelo menos 1-2 vezes por semana) reduzirá significativamente a probabilidade de constipação em crianças. Para fins preventivos, é melhor fornecer cereais friáveis e cozidos em água, sem adicionar temperos, manteiga e temperos de alto teor calórico.
Você sabe A casca de trigo sarraceno ajuda a eliminar a insônia, por isso é recomendável colocá-la em travesseiros e usá-la em vez dos produtos tradicionais de penas.
O ovo pode ser misturado em costeletas de vapor de dieta, caçarolas e sopas podem ser preparadas a partir dele, mas para os primeiros pratos, são preferidos os caldos de carne com legumes ou levemente concentrados. Se não houver contra-indicações para o consumo desses pratos, eles podem servir como um meio de normalizar as fezes e prevenir ainda mais a constipação.Se a constipação já está atormentando a criança, é melhor dar preferência a água fervida, mingau levemente líquido, possivelmente com um pouco de kefir.
Como cozinhar trigo sarraceno para constipação
A maneira mais bem-sucedida de fazer trigo mourisco é cozinhá-lo no vapor. Para fazer isso, os grãos lavados e levemente secos são preenchidos com kefir ou água quente à noite e de manhã são consumidos sem cozimento adicional.
Como opção, você pode cozinhar trigo sarraceno cozido no vapor ou assar no forno, usando azeite, gergelim, linhaça ou qualquer outro óleo vegetal como molho, mas não mais que 1 colher de chá por 100 g. Manteiga, molho de carne gordurosa ou molhos com alto teor calórico, neste caso, não funcionarão.
Para melhorar o sabor do mingau, ele pode ser salgado durante o cozimento e complementado com ameixas secas, damascos secos ou frutas frescas antes do uso.
Contra-indicações
Trigo mourisco cozido ou cozido no vapor praticamente não tem contra-indicações, exceto que uma pessoa já havia visto manifestações alérgicas do trigo mourisco.
Importante! Na composição química do trigo sarraceno, a amilose está presente - um tipo de amido lentamente assimilado; portanto, pessoas que sofrem de alto nível de açúcar no sangue devem usar alimentos com base nele com muito cuidado. O amido contribui para um aumento ainda maior do açúcar no sangue.
Além disso, você não deve usar o produto para pessoas durante uma exacerbação de doenças dos órgãos do trato gastrointestinal ou em caso de danos às membranas mucosas do estômago ou intestinos. Em tais situações, será preferível aveia bem cozida e uma pequena quantidade do mesmo arroz.
Resumindo tudo o que foi dito acima, podemos falar sobre a segurança quase completa dos grumos de trigo sarraceno para o corpo humano, já que em um corpo relativamente saudável ele não é capaz de causar distúrbios no trato digestivo. No entanto, o núcleo não consolidará ou relaxará o trabalho do intestino apenas se a pessoa avaliar adequadamente sua condição e tentar aderir aos requisitos da dieta, caso contrário, mesmo esse produto inofensivo poderá afetar adversamente a saúde geral.