A chicória, que é um substituto natural do açúcar e contém um grande número de vitaminas e minerais de que uma pessoa precisa, tem sido amplamente utilizada na Bélgica recentemente.
Ao contrário dos países da Europa Oriental, onde este produto é conhecido como pó de raízes secas e fritas, usado para uma variedade de tônicos, na Europa Central e Ocidental, a parte aérea da planta é usada como alimento, também é adicionada na preparação de saladas, sopas e até pizza.
Na Bélgica, o cultivo de plantas é mais comum nos arredores de Leuven, Kampenhout e De Haan, e isso é típico - cada região do país prefere "seu tamanho" à chicória, então Bruxelas gosta de chicória menor e Antuérpia gosta mais.
A crescente popularidade da chicória fresca se deve a novas tecnologias de processamento de plantas, graças às quais é possível preservar suas importantes propriedades. A chicória é capaz de melhorar as propriedades protetoras do corpo, ajudar a prevenir o desenvolvimento do câncer, combater a obesidade, servir como substituto do açúcar e de vários tipos de diabetes e também ser um adjuvante na doença de cálculos biliares.