A União Agrícola da Namíbia (NAU) disse ontem, 16 de maio, que os agricultores terão que pagar mais para manter o gado até a próxima estação chuvosa.
O comunicado da NAU afirmou que o nível de agronuflação, que aumentou 4,4% ano a ano, levou a um aumento nos custos de recursos.
O nível de agroinflação é o aumento médio na cesta de recursos utilizados na pecuária e na produção agrícola. O custo de manutenção da pecuária aumentou devido aos preços dos alimentos, que aumentaram 8,5% nos três primeiros meses deste ano.O custo total dos projetos de capital em torno das fazendas aumentou 6,2% em relação ao mesmo período do ano passado, enquanto 6,5% do custo dos recursos foi aumentado pelo preço do combustível.
A declaração também disse que, com o aumento da mortalidade dos animais, os agricultores devem reduzir seus animais para evitar perdas financeiras. No primeiro trimestre de 2019, os agricultores leiloaram 7.941 vacas.
As fazendas de carnes e laticínios são bastante afetadas pelo custo da alimentação, cujo custo aumentou 23% ano a ano. O custo da alimentação na pecuária leiteira atingiu 32,8% do aumento total, no entanto, o preço do leite na fazenda não mudou.Uma declaração da NAU também confirmou um relatório do Conselho Agronômico da Namíbia na semana passada que o país enfrentaria uma escassez de milho branco no mercado local durante a temporada 2019/20, em nada menos que 14.500 toneladas.