Ameixas da variedade Lolita na exposição Fruit Attraction, em Madri, causou uma grande impressão nos visitantes. Além de sua forma e cor incomuns, os frutos têm bom sabor e podem ser armazenados até o Natal.
De acordo com Monica Kujundzic, diretora de comunicação e marketing da French Fruit Lovers, os visitantes inicialmente não perceberam que era uma ameixa e ficaram ainda mais impressionados com o sabor.
A variedade Lolita foi criada após dez anos de testes e desenvolvimento do criador israelense Ben Dora.A variedade de ameixa Lolita se distingue por uma forma redonda e em forma de coração da fruta, uma casca verde até um ponto vermelho e uma polpa vermelha e roxa. As ameixas de Lolita são suculentas e doces.
Os produtores que cultivam essa ameixa na França, Espanha e Portugal se uniram à French Fruit Lovers.
Como Monika Kujundzic relatou, a nova variedade resiste bem às geadas da primavera e também apresenta bons rendimentos. Além disso, os frutos desta ameixa duram muito tempo.
“Nossas ameixas colhidas em setembro às vezes são armazenadas até o final de dezembro ou até janeiro. O prazo de validade está associado a um alto nível de açúcar na ameixa e sua estrutura sólida.
Isso o torna um produto muito interessante para venda no mercado. As ameixas têm um problema sazonal, pois no verão os consumidores mudam para melões, pêssegos e nectarinas. Com Lolita, esperamos evitar isso. Oferecemos ameixas para o Natal, quando a competição com outras frutas é muito menor ”, disse Monika Kujundzic.
A empresa vendeu árvores Lolita por 100 hectares, que plantariam em três anos. Eles começarão a produzir colheitas no terceiro ano. Na França, em 2020, eles esperam receber cerca de 100 toneladas de ameixas Lolita.
Além da França, Espanha e Portugal, existe uma idéia de cultivar essa variedade na África do Sul para importá-la para a Europa em março.