Com base nas informações compartilhadas pelos funcionários do centro de imprensa da Administração da Região de Rostov, em breve, os agricultores da região de Konstantinovsky poderão receber fundos que compensarão os danos causados aos pastores durante os surtos de peste suína africana no início deste ano.
É relatado que o dinheiro para apoiar os proprietários afetados de fazendas de gado será alocado a partir do Don Reserve Fund. Estamos falando da quantidade de quatro milhões e quatrocentos mil rublos.
Deve-se lembrar que o ataque do vírus insidioso na região de Rostov atingiu seu pico em março deste ano. As duas fazendas do distrito de Konstantinovsky, Udrazno-Kagalnitsky e Kastirsky, sofreram os maiores danos causados pela peste suína africana.
No âmbito de medidas preventivas e de liquidação, mais de duzentos e oitenta porcos, cuja massa total excedeu trinta e oito toneladas, foram apreendidos nessas fazendas. Todos os porcos apreendidos não foram submetidos a tratamento e foram destruídos em um local de descarte especial, em conformidade com todas as medidas de segurança epizoóticas.
O nível de dano causado foi estimado por especialistas do Ministério da Agricultura da região. Em seus cálculos, os especialistas confiaram no valor médio de mercado dos produtos pecuários.
Sabe-se que o dinheiro destinado a cobrir os danos será distribuído entre os criadores de Rostov muito em breve - em julho de 2019.