Um dos distribuidores de alimentos estrangeiros em Níjni Novgorod recebeu recentemente um perigoso "pacote" da Turquia. Estamos falando de uma grande remessa de damascos que foram enviados da Rússia para a Rússia.
Em caixas com frutas, os funcionários de Rosselkhoznadzor descobriram as larvas de um inseto perigoso a tempo e impediram que a praga entrasse no país.
De acordo com o centro de imprensa do departamento de referência Nizhny Novgorod do Rosselkhoznadzor, nos damascos turcos foram encontradas larvas da mosca polifágica Apocephalus borealis, também chamada de jubarte. Não será supérfluo notar que os humpbacks são considerados insetos de quarentena na Federação Russa desde 2014
Sabe-se que essa mosca se multiplica ativamente em vegetais, frutas, cogumelos e terra. Os adultos não representam uma ameaça para a saúde humana.
Mas as larvas podem se estabelecer na pele, tecidos mucosos, bem como nos olhos, pulmões, intestinos e outros órgãos do corpo humano e causar sérios distúrbios e patologias. É importante acrescentar que a mosca jubarte também é conhecida como transportadora de cólera.
Assim que se soube que a carga turca com frutas foi afetada pelas larvas da corcunda, o proprietário dos damascos recebeu ordens para desinfetar as frutas e destruí-las de acordo com todas as regras de descarte desses produtos.