Planejar e preparar a estação do parto pode ajudar não apenas a minimizar a perda de bezerros, mas também a melhorar sua produtividade, dizem especialistas em criação de animais da Universidade de Dakota do Norte.
O estado nutricional da ninhada é uma das questões que devem ser consideradas na preparação para o próximo parto da primavera.
"Embora você precise se preocupar com isso com antecedência, durante o último trimestre da gravidez, você ainda melhora a condição corporal das vacas", diz um especialista em gado de corte.
“Vacas que parem com baixo peso corporal podem ter dificuldade em dar à luz bezerros e podem produzir colostro de menor qualidade”, observa ele.
“Além disso, os bezerros podem estar fracos, o que pode atrasar a alimentação materna. Dessa forma, um sistema de gerenciamento de energia em vários níveis pode melhorar a viabilidade e a capacidade reprodutiva dos bezerros. ”
No nariz das vacas, existem linhas semelhantes aos padrões nas palmas de uma pessoa. Como nossas impressões digitais, cada indivíduo é estritamente individual. Os pastores de Indiana nos Estados Unidos usam o método de impressão nasal para rastrear vacas seqüestradas.
A preparação de quartos de hotel é outra questão importante. Para os produtores que mantêm suas vacas em áreas abertas para o parto, é importante garantir que parte do território esteja protegida do vento. Os produtores devem se preocupar com condições climáticas extremas que são perigosas para os bezerros recém-nascidos.
Os produtores que mantêm bezerros em um celeiro ou em canetas abertas devem verificar e reparar portões, canetas, encanamentos, alimentadores e passarelas. Um curral de estábulo ou parto exige uma quantidade significativa de palha para a cama, cerca de 5 a 7 libras por vaca por dia. A roupa de cama contínua é importante para manter os bezerros limpos e secos para minimizar os problemas de infecção e afetar a saúde geral.
Os produtores também devem ter um suprimento adequado de material para parto, incluindo mangas de plástico, graxa, correntes ou correias obstétricas, biberões, trelas e cordas.
Os bezerros com pouca alimentação materna ou com absorção reduzida de imunidade passiva no colostro correm maior risco de doença e / ou morte.
Os produtores também devem estar preparados para problemas durante o parto. Produtores experientes podem corrigir a apresentação anormal de bezerros e ajudar as vacas durante o trabalho de parto. No entanto, os fabricantes devem estar cientes de suas limitações e saber quando devem chamar o veterinário para garantir a entrega e o bem-estar da vaca e do bezerro.
“A estação do parto, que não é rica em eventos, é o que os produtores de bezerro se esforçam após a longa temporada de inverno”, diz Montagnoli. "Ter um plano e prontidão para a estação do parto é a chave para sua conclusão bem-sucedida".
- Especialistas do instituto de gado de corte acreditam que trabalho difícil e bezerros de baixa energia podem atrapalhar a conexão entre a mãe e o filhote.
- A vaca Vologda Dauria quebrou um recorde regional - a beleza com chifres da planta de criação da Soyuz, localizada no distrito de Sokolsky, na região de Vologda, foi imediatamente acolhida por quatro crianças.
- Anteriormente, escrevemos sobre como ocorre o parto em casa: sintomas, tomar um bezerro, cuidados pós-parto