O Serviço Estadual de Alimentos e Bebidas do país está atualmente trabalhando na questão de simplificar o registro de apiários ucranianos, disse Vladimir Lapa, chefe do departamento.
Idealmente, você deve se esforçar para garantir que o apicultor possa enviar apenas um pedido para receber todos os documentos necessários e fazê-lo no registro. A emissão de um passaporte e todos os documentos anexados devem ocorrer automaticamente, disse Vladimir Lapa.
Os apicultores tendem a abster-se de registrar apiários por medo de perder as contas de serviços públicos. Ao mesmo tempo, Vladimir Lapa observou que o Serviço Estadual de Alimentos e Bebidas não transmite dados sobre o registro do apiário às autoridades de proteção social e à fiscalização tributária.Vladimir Lapa chama a introdução de apiários no registro no campo legal, a fim de proteger os direitos dos apicultores.Antes, foi relatado que os apicultores ucranianos planejam protestar sob os muros da Verkhovna Rada da Ucrânia devido à morte de abelhas devido à química agrícola.
Os apicultores exigirão a introdução nos departamentos de desenvolvimento agroindustrial de áreas de um especialista que lidaria apenas com apicultores. De acordo com a União de Apicultores da Ucrânia, em 2018, 20 a 40 mil famílias de abelhas morreram. No entanto, muitos apicultores não podem reivindicar compensação devido ao fato de que seus apiários e colônias de abelhas não possuem registro oficial.