Madressilva é um gênero de arbustos de frutas que inclui mais de duzentos nomes. Muitos deles, devido às suas qualidades decorativas, podem ser utilizados com sucesso no paisagismo, mas também existem aqueles que são plantados como uma horta e, com o devido cuidado, proporcionam uma excelente colheita de frutas saborosas e saudáveis. Vamos descrever com mais detalhes que condições devem ser criadas para o cultivo bem-sucedido de madressilva comestível.
Como cuidar de madressilva
O período da primavera é uma etapa muito importante na vida de qualquer planta, pois é nesse momento que ocorre o início dos processos de vegetação, um conjunto de massas verdes, a formação de brotos de frutas, a preparação para o florescimento e o plantio de frutas.
No que diz respeito à madressilva, o acima é ainda mais importante que o período de frutificação deste arbusto de baga é muito precoce: algumas variedades amadurecem no início do verão, mesmo antes do primeiro morango ou morango aparecer na cama.
Assim, é na primavera que o dono da horta é obrigado a realizar o conjunto principal de obras que permitirão à madressilva crescer ativamente e dar frutos com sucesso.
Você sabe Nem todos os tipos de madressilva são comestíveis. Além disso, o famoso "wolfberry", que pode causar envenenamento grave, é o nome popular de vários tipos de arbustos, incluindo Lonicera xylosteum, ou seja, a verdadeira madressilva, ou floresta.
Em particular, na fase inicial da estação de crescimento, é necessário:
- realizar podas sanitárias e antienvelhecimento do mato, removendo todos os brotos doentes, congelados e interferentes, além de encurtar os principais ramos esqueléticos;
- regar a planta para estimular a formação de brotos jovens. Nas fases posteriores da estação de crescimento, a madressilva não precisará mais umedecer regularmente o solo; além disso, uma colheita saborosa e saudável não poderá ser obtida se o arbusto de bagas for regado abundantemente e abundantemente durante o período de formação de frutos, mas nos primeiros meses da primavera, é simplesmente necessário regar a colheita;
- afrouxe o solo para uma retenção mais longa de umidade e remova as ervas daninhas, que são um local de acúmulo de microflora patogênica, e concorra com a colheita de frutas para a área de alimentação. É possível resolver o problema de afrouxamento e remoção de ervas daninhas uma vez durante toda a estação, com a ajuda da cobertura morta - agora esse método de tratamento do solo está ganhando cada vez mais popularidade;
- processar o mato contra doenças e pragas, a maioria ativada com o advento da primavera;
- aplicar vários tipos de adubação orgânica e mineral ao solo.
Sobre como fertilizar adequadamente as espécies comestíveis de madressilva, vale a pena abordar com mais detalhes.
Características sazonais dos arbustos de cobertura do que alimentar
Cada jardineiro experiente entende bem que o esquema de aplicação de fertilizantes para qualquer planta cultivada envolve não apenas uma aderência estrita à dosagem de um produto específico, mas também a necessidade de aderir às datas do calendário ao usar um determinado tipo de fertilizante - a necessidade da planta por um nutriente específico pode mudar radicalmente durante a estação de crescimento .
Vídeo: alimentação madressilva ao amadurecer bagas
Antes, durante e depois da floração
As recomendações padrão para a alimentação da madressilva na primavera para maior clareza podem ser apresentadas na forma de uma tabela:
Período de vegetação (época da aplicação) | O que alimentar |
Brotando, brotando | Fertilizantes que contêm nitrogênio e fósforo |
Período de floração | Produtos orgânicos: adubo, verbasco ou húmus |
Após a floração | Produtos orgânicos: biohumus, cobertura verde - siderados, etc. |
Como regra geral, é melhor não realizar curativos ativos diretamente durante a floração e a frutificação. Uma exceção pode ser humates de ação moderada, que melhoram a fertilidade do solo, mas não causam estresse adicional à planta ou queimaduras químicas.
Importante! O melhor de tudo é que a madressilva absorve fertilizantes dentro de duas semanas antes do início da floração ativa. Se você não perder esse momento, a colheita será abundante e saborosa.
Para enraizar mudas jovens após o plantio
Os arbustos de madressilva jovens nos primeiros meses após o plantio não podem ser alimentados, pois isso pode causar queimaduras no frágil sistema radicular. Portanto, todos os nutrientes necessários para a planta devem ser aplicados diretamente ao solo durante a preparação do poço de plantio.
Se essa condição for atendida, a aplicação de fertilizante poderá ser esquecida pelos próximos 2-3 anos.
Se a composição inicial da terra em termos de acidez e composição mecânica for adequada para o cultivo de uma cultura de jardim específica, a camada superior do solo fértil é extraída do poço, a conselho de jardineiros experientes, misture com:
- 20 litros de matéria orgânica (composto ou estrume apodrecido);
- 50 g de superfosfato;
- 700 g de cinza de madeira.
Para um bom crescimento e ramificação
O elemento responsável pelo conjunto ativo da planta de massa verde é o nitrogênio. É por isso que é muito importante fazer os preparativos que o contêm na primavera e é estritamente proibido usá-lo no outono: folhas jovens e brotos que aparecem no mato no final da estação de crescimento não têm tempo para se formar totalmente antes do início do tempo frio e ainda congelar no inverno.
Ao mesmo tempo, a madressilva gasta uma grande quantidade de vitalidade em seu crescimento, o que, pelo contrário, é aconselhável proteger antes da geada da planta.
No entanto, seria errado pensar que o nitrogênio é a única condição que garante o crescimento ativo do arbusto do jardim. Um sistema radicular poderoso também é igualmente importante para a formação das partes aéreas, e seu fortalecimento e desenvolvimento, por sua vez, exigem um elemento como fósforo.
Você sabe A fim de distinguir uma madressilva comestível e uma venenosa, nossos ancestrais usaram um método simples, mas bastante confiável - eles olhavam para a cor de uma fruta madura. Bagas azuis ou pretas podem ser consumidas com segurança, mas vermelho e laranja contêm glicosídeos perigosos e outros compostos tóxicos.
Para aumentar o rendimento
O terceiro, além de fósforo e nitrogênio, um mineral importante, sem o qual o desenvolvimento normal de qualquer planta é impossível, é o potássio. No entanto, se o nitrogênio fornecer uma vegetação intensiva especificamente para novas folhas e brotos, o potássio e o fósforo no complexo estimulam a formação de outras partes - o sistema radicular, brotos, flores e ovários.
Por esses motivos, são os fertilizantes de potássio e fosfato usados individualmente ou na forma de preparações complexas, como, por exemplo, Agrofoska (diferentemente de Nitrofoski e Nitroammofoski, este produto não contém nitrogênio), eles permitem direcionar todos A vitalidade da madressilva não é para a formação de um imenso arbusto, mas para brotamento acelerado, florescimento em massa e postura de um grande número de frutas.
Tipos de fertilizantes
Os fertilizantes são geralmente classificados de acordo com vários critérios, mas o mais comum é a divisão por origem, que pode ser orgânica ou mineral.
Mineral
Os fertilizantes minerais são compostos inorgânicos na forma de sais de certos elementos químicos necessários para o desenvolvimento normal das plantas. Ao contrário dos orgânicos, essas ferramentas permitem que você atue na cultura de maneira mais direcionada, obtendo exatamente o resultado que o jardineiro precisa.
Importante! Os fertilizantes minerais atuam na planta mais rapidamente que os orgânicos e têm, em comparação com a matéria orgânica, um amplo espectro de ação.
A agricultura moderna não pode ser imaginada sem esse tipo de intensificação e abordagem científica, enquanto o enriquecimento usual do solo com matéria orgânica aumenta sua fertilidade como um todo, mas não permite normalizar o rendimento de uma determinada cultura agrícola.
Além disso, as reservas de fertilizantes orgânicos são uma quantidade esgotável, enquanto a indústria química pode produzir aditivos minerais em qualquer quantidade.
Os fertilizantes minerais, por sua vez, são simples e complexos: os primeiros contêm apenas um elemento importante para a planta (potássio, fósforo, nitrogênio etc.), enquanto outros são uma espécie de coquetel mineral. Por exemplo, o Nitrofoska mencionado acima é uma mistura na qual três componentes são apresentados ao mesmo tempo, a saber, nitrogênio, fósforo e potássio.
Orgânico
Até o desenvolvimento da indústria química, as pessoas usavam vários produtos orgânicos para aumentar o rendimento de suas colheitas - resíduos de plantas, resíduos de animais, lodo de esgoto e outros meios semelhantes.
Confira
Além disso, processos biológicos associados à decomposição de orgânicos também são acompanhados pela formação de dióxido de carbono, o que estimula a fotossíntese nas plantas.
Finalmente, matéria orgânica adicional contribui para um desenvolvimento mais ativo das bactérias do solo e de outros microorganismos que se alimentam dela, afetando beneficamente o sistema radicular e ajudando-o a absorver melhor as substâncias minerais do solo.
Por esses motivos, não importa quão convenientes e baratos sejam os preparativos minerais modernos, você não pode esperar uma boa colheita sem o uso adicional de fertilizantes orgânicos.
As principais variedades de orgânicos utilizados no regime de alimentação de plantas de jardim são:
- estrume (vaca, cavalo, porco, coelho, nutria);
- excrementos de pássaros (na maioria das vezes frango e pombo, menos frequentemente - ganso e pato);
- fezes (conteúdo das fossas);
- turfa (alta, baixa e transitória);
- lodo (resíduos orgânicos acumulados no fundo dos reservatórios);
- compostagem (resíduos de plantas apodrecidos);
- siderados (caules de algumas plantas herbáceas anuais e perenes, principalmente leguminosas);
- casca e serragem picadas.
Um grupo separado de fertilizantes, que não é considerado orgânico, embora tenha uma origem biológica, deve incluir húmus (substâncias formadoras do solo) e preparações bacterianas (microorganismos do solo que estimulam o desenvolvimento do sistema radicular).
Receitas populares
Além dos fertilizantes orgânicos e minerais clássicos, os produtos não convencionais às vezes são usados como cobertura para madressilva, que é um tipo de produto da experiência popular coletiva.
O produto mais comum nessa categoria é o fermento de pão comum. No entanto, deve-se notar que o uso de levedura como fertilizante para o jardim tem simpatizantes e oponentes.
O fermento não contém nutrientes para a planta - eles apenas aceleram a decomposição dos orgânicos. Ao mesmo tempo, como esse processo de levedura ocorre de maneira não natural, o solo anormalmente rapidamente enriquecido torna-se empobrecido da mesma maneira que um relâmpago.
Muitos jardineiros da primavera adicionam cascas de batata ou tops do ano passado sob arbustos de madressilva. Nossos ancestrais também notaram que o amido, especialmente em combinação com as cinzas, estimula o poderoso crescimento de galhos jovens e a formação de bagas maiores e mais doces em plantas como madressilva, groselha e groselha.
Para extrair a quantidade máxima de amido da casca, você também pode preparar uma infusão.
Verifique também
Para esta limpeza, eles são bem embalados em qualquer recipiente, derramados com água fervente, de modo que cerca de 1/3 do volume de água fique acima das batatas e deixados por 2-3 dias.
Em seguida, o líquido é decantado e usado para regar o mato. Da mesma forma, você pode usar a água em que as batatas foram cozidas.
Entre outras formas incomuns de fertilizar madressilva, transmitidas entre as pessoas de geração em geração, vale mencionar o uso para esses fins:
- água após a lavagem do aquário;
- borra de café;
- chá para dormir.
Tipos de fertilizantes nitrogenados e taxas de aplicação
Os fertilizantes minerais contendo nitrogênio são divididos em quatro grupos principais, cada um dos quais, por sua vez, é representado por vários medicamentos.
Portanto, as variedades de fertilizantes nitrogenados podem ser representadas na forma de uma tabela:
Tipo de fertilizante | Exemplos de medicamentos |
Amoníaco | Sulfato e sulfeto de amônio, carbonato de amônio, cloreto de amônio, amofos, diammofos |
Nitrato | Nitrato de sódio, potássio, cálcio |
Nitrato de amônio | Nitrato de amônio, amônia-cal |
Amida | Uréia, cianamida cálcica |
A taxa de consumo de fertilizante nitrogenado ao alimentar madressilva pode ser seriamente ajustada, dependendo de qual preparação específica é usada pelo jardineiro. Por isso, é sempre muito importante ler atentamente as instruções do fabricante e segui-las rigorosamente.
Existe outra maneira, mas é adequada apenas para aqueles que são versados em química e são capazes de calcular a quantidade de nitrogênio puro em um fertilizante específico.
Nesse caso, podemos prosseguir das necessidades da madressilva em nitrogênio, que são determinadas pelos seguintes padrões:
Método de Aplicação | A quantidade de nitrogênio por 10 l de água, g | A taxa de fluxo da solução de trabalho, m² |
Molho de raiz | 10–15 | 10 |
Molho foliar | 2,0–2,5 | 10–15 |
Potássio
- O potássio desempenha várias funções importantes na vida de uma planta, em particular:
- estabiliza o balanço hídrico, aumenta a resistência da cultura em relação à falta de umidade no solo e no ar;
- melhora os processos metabólicos nas células vegetais, incluindo nitrogênio e carbono (a superalimentação de nitrogênio com falta de cálcio leva ao acúmulo de amônia nos caules e folhas, além de nitratos nos frutos);
- melhora o sabor da fruta (violação do metabolismo do carbono - a primeira razão para o fraco acúmulo de açúcar na baga) e também melhora o aroma;
- aumenta a resistência do inverno das culturas perenes (graças ao mesmo açúcar);
- estimula os processos de fotossíntese;
- ativa os mecanismos de fermentação;
- aumenta a imunidade da planta a certas doenças fúngicas, em particular ferrugem, oídio, podridão;
- impede que a fruta amadureça prematuramente - como resultado, sua composição química se torna mais equilibrada (a produção acelerada de frutas implica um excesso de ácido fosfórico prejudicial na polpa).
Os fertilizantes de potássio mais comuns são cloreto de potássio, sal de potássio, nitrato de potássio, sulfato de potássio, sulfato de potássio e magnésio (magnésia de potássio) e carbonato de potássio.
Ao mesmo tempo, as preparações que contêm cloro inseguro para o corpo humano devem ser usadas no outono - elas não são usadas no tratamento de primavera e verão. A necessidade padrão de madressilva em potássio é de 15 g de substância pura por 1 m², a frequência de aplicação é de 1 vez em 2 anos.
Fósforo na primavera para a floração
O fósforo não é menos importante para a madressilva do que o nitrogênio e o potássio. Este elemento estimula a floração mais ativa, fortalece o sistema radicular e também regula a respiração da planta. O fósforo é uma fonte de energia rápida, com a falta de desenvolvimento do arbusto, perde folhagem e atrasa a formação da cultura.
O fertilizante fosfato mais acessível é o superfosfato (regular ou duplo). Durante a floração, a madressilva é suficiente para alimentar uma solução funcional desse medicamento uma vez na concentração de 1 colher de chá. em 10 l de água. Uma alternativa é o ammophos (fertilizante de nitrogênio-fósforo), introduzido no solo no início da primavera a uma concentração de 10 g por arbusto.
Como escolher fertilizantes para diferentes variedades
As regras para alimentar madressilva são as mesmas para todas as variedades desta planta - com a ressalva de que estamos falando de frutas, em vez de arbustos ornamentais, ou seja, o objetivo final é obter uma grande safra de frutas grandes, doces e, se possível, não enraizadas, e não apenas decorar o jardim .
Alguns ajustes no padrão de aplicação de fertilizantes podem ocorrer dependendo de tais fatores:
- composição e condição inicial (fertilidade) do solo;
- condições climáticas em que o mato é cultivado;
- idade da planta, etc.
Características da variedade madressilva podem afetar apenas levemente a composição e a dosagem da cobertura. Por exemplo, quanto mais altos os indicadores de rendimento inicial, mais intensa a alimentação deve ser; para variedades propensas a perder frutas, você pode aumentar levemente a dose de fertilizantes nitrogenados, etc.
Métodos de Aplicação
Na maioria das vezes, a madressilva é alimentada sob a raiz, molhando com uma solução de trabalho na qual esse ou aquele fertilizante é previamente diluído ou pelo método seco - aspersão do medicamento sob um arbusto (uréia, cinzas etc.), cobertura morta (turfa) ou plantada no solo ao mesmo tempo em que é escavada (composto, adubo verde, adubo).
Além disso, também é usado curativo foliar - pulverizando a solução de trabalho na folha.
Para esse fim, você pode usar fertilizantes minerais padrão (nitrogênio, potássio, fósforo), por exemplo, por 10 l de água:
- uréia - 1 colher de sopa. l.;
- superfosfato - 1 colher de sopa. l.;
- sulfato de potássio - ½ colher de sopa. eu
Mas, como regra, os chamados microfertilizantes são usados para cobertura foliar, cujo objetivo é saturar as partes aéreas da planta com outros elementos químicos, além dos três principais.
Entre esses medicamentos, pode-se citar:
Tipo de fertilizantes com micronutrientes | Exemplos de medicamentos |
Boric | Ácido bórico |
Cobre | Vitríolo azul, mistura Bordeaux |
Zinco | Sulfato de zinco |
Manganês | Sulfato de manganês |
Cobalto | Sulfato, cloreto, nitrato de cobalto |
Molibdênio | Ácido amônio molibdênio |
As sutilezas do acabamento da uréia na primavera
A uréia, ou uréia, é o fertilizante nitrogenado mais comum usado em pequenas parcelas domésticas. É necessário apresentá-lo, como já sabemos, exclusivamente na primavera, mas isso pode ser feito de duas maneiras diferentes - na forma seca, simplesmente borrifando grânulos brancos semelhantes ao poliestireno de acordo com a área da nutrição do mato (dentro do círculo próximo ao tronco) ou preparando uma solução de trabalho e regando-o com uma planta .
O primeiro método fornece um efeito mais prolongado da droga e, é claro, é muito conveniente. A dificuldade é que ele pode ser usado apenas no início da primavera, idealmente antes mesmo que a neve derreta, para que a água derretida carregue gradualmente a uréia lentamente se dissolvendo no solo.
Se não houver neve sob os arbustos, mas o chão estiver bastante congelado, esse efeito após o aquecimento também será fornecido. Escolhendo o segundo método, a uréia deve ser dissolvida em água de forma independente. A concentração padrão para madressilva é de 20 g do medicamento por 10 litros de água.
Você sabe A uréia tem um efeito antifúngico, bactericida e anti-séptico pronunciado, portanto, este medicamento é amplamente utilizado na odontologia e em alguns outros ramos da medicina.
Se você aumentar o conteúdo de uréia na solução de trabalho em cerca de 30 vezes (500-700 g do medicamento por 10 litros de água), a partir de um fertilizante nitrogenado, essa ferramenta se tornará um inseticida fungicida muito eficaz - um medicamento contra doenças fúngicas e insetos nocivos. Para usá-lo neste caso é necessário não para regar, mas para pulverização preventiva ou terapêutica da parte aérea do mato.
É possível fertilizar com estrume
O estrume é um dos fertilizantes orgânicos mais comuns, cujos benefícios são determinados por vários fatores.
- Em particular, esterco:
- Ele contém uma grande quantidade de potássio e fósforo, e esses elementos são apresentados de uma forma mais conveniente para a assimilação pelo sistema radicular;
- rico em nitrogênio, que penetra lentamente no solo e permanece por muito tempo;
- é uma fonte de magnésio, zinco, ferro, cálcio, cobre e outros oligoelementos necessários para os arbustos de frutas;
- reduz a acidez do solo (graças ao cálcio e magnésio);
- atrai minhocas, promove a formação de húmus e o desenvolvimento de microflora benéfica no solo;
- no processo de decomposição, emite dióxido de carbono, necessário para melhorar a permeabilidade à água e ao ar do solo, estimulando os processos de fotossíntese e aquecendo a planta no período frio.
Dadas todas essas circunstâncias, o esterco é um excelente curativo para madressilva, e o melhor momento para usá-lo é o final do outono, quando, ao mesmo tempo, cavando sob o arbusto, você pode colocar de 10 a 15 kg de orgânicos apodrecidos.
Madressilva ama cinzas
A cinza é um fertilizante natural à base de potássio, muito amado pelos jardineiros devido à sua acessibilidade e segurança para arbustos e outras plantas. Além do potássio, a cinza de madeira também contém outros elementos úteis para as culturas de frutas, em particular cálcio, ferro e magnésio.
A cinza também tem um efeito anti-séptico pronunciado, é capaz de deter insetos nocivos e proteger a planta contra infecções fúngicas. Devido à origem natural da cobertura, é facilmente absorvida e raramente causa efeitos colaterais, mesmo em caso de overdose.
A madressilva pode ser fertilizada com cinzas usando o método seco, espalhando carvão em pó sob os arbustos em uma quantidade de cerca de 500 ml por planta, mas você pode usar cobertura em uma solução aquosa na mesma dosagem: o volume necessário de cinzas é simplesmente derramado com 3-5 litros de água e o resultado orador ao redor do perímetro do círculo do tronco.
Top vestir na primavera na região de Moscou
A gama natural de madressilvas comestíveis são as regiões da Sibéria, Altai, Extremo Oriente, Japão, China e Coréia, onde o arbusto está localizado nas clareiras da floresta, nas margens dos reservatórios e nos arredores dos pântanos.
As regiões centrais da Rússia, incluindo a região de Moscou, são adequadas para cultivar madressilvas, mas ainda assim as condições climáticas locais não correspondem exatamente a que a planta está adaptada. Portanto, os invernos em Moscou são menos severos, mas mais úmidos e úmidos, o que significa que a casca da madressilva pode ser aquecida.
Confira
A neve cai cedo na Sibéria e fica até a primavera, após o que o aquecimento uniforme começa. Não existe chuva em janeiro, o ar está frio e seco.
Sob um denso monte de neve, o sistema radicular e os brotos das madressilvas são completamente seguros, enquanto o inverno sem neve, o que é normal na região de Moscou, pode levar ao congelamento de arbustos, mesmo em geadas relativamente pequenas.
As diferenças acentuadas de temperatura não são menos perigosas para a cultura., resfriando após o degelo, especialmente na primavera, quando os brotos das frutas começam a acordar, após o que sofrem estresse inesperado na forma de geadas fortes.
Outra característica do clima de Moscou são os ventos fortes, que, devido à alta umidade do ar, podem causar mais danos à parte superior da planta do que a tempestade de neve na taiga. O verão na região de Moscou é mais longo, o que afeta positivamente o desenvolvimento das plantas, mas há menos dias ensolarados, enquanto a madressilva é uma cultura fotofílica.
Todas as características descritas indicam que, na região de Moscou, o cultivo de madressilva despretensiosa como um todo requer cuidados mais detalhados da planta, incluindo a observância do regime de alimentação.
Quanto ao resto, o procedimento de aplicação de fertilizantes é padrão, a correção deve ser feita apenas para uma chegada anterior à primavera - por exemplo, se na Sibéria a uréia seca puder ser espalhada na neve no final de abril, então na região de Moscou, a essa altura, o mato freqüentemente entra na fase de floração.
A madressilva é uma cultura resistente e despretensiosa e, portanto, é considerada menos exigente em cuidados do que groselhas ou groselhas. Mas, para obter uma boa colheita, o arbusto precisa de solo nutritivo e fértil, o que significa que você não pode prescindir da alimentação regular. Nesse caso, o jardineiro precisa saber que, para aplicar qualquer fertilizante, é importante escolher não apenas a dosagem certa, mas também a hora certa; caso contrário, a droga pode causar mais mal do que bem.