De acordo com os resultados do monitoramento fitossanitário de terras agrícolas, nas regiões de Rivne e Volyn, foram encontrados focos da propagação do nematóide da batata dourada, disse a Administração Estatal de Alimentos e Medicamentos.
Durante o monitoramento e inventário dos antigos focos de organismos de quarentena, um nematóide de batata dourada foi detectado no território: um distrito da região de Volyn em uma área de 3,2 hectares e um distrito da região de Rivne em uma área de 20,11 hectares.
Com base nos resultados da auditoria, os especialistas do departamento emitiram uma ordem para aplicar medidas fitossanitárias contra organismos de quarentena. Além disso, foi determinado o procedimento para mover objetos reguladores em zonas de quarentena e além.Para informação, o nemátodo da batata dourada parasita as raízes de batatas, tomates e outros solanáceos. Isso enfraquece muito as plantas, e como resultado elas se tornam frágeis, ficam amarelas, formam tubérculos de tamanho pequeno ou não dão uma colheita. As perdas do nematóide são responsáveis por 30-80% da safra.
Os danos causados pelo parasita também incluem a proibição de movimentação do produto infectado, uma vez que o nemátodo da batata dourada pertence aos organismos da quarentena interna e externa.