O futuro de uma das raças de porcos mais raras da Grã-Bretanha agora será garantido através de uma doação de quase 100.000 libras para um novo projeto de genoma.
O British Lope, uma raça antiga de suínos nativos do Reino Unido, que por muitos anos foi um dos mais raros do país, foi selecionado para um projeto piloto.
O trabalho começará após uma impressionante doação de £ 94.500 do Fundo Discricionário Gerald Fallow em apoio aos esforços de conservação de suínos no âmbito do RBST (Rare Breed Survival Fund).
O projeto de cinco anos incluirá trabalho genômico avançado, criação de novas coleções de sêmen de javali e trabalho avançado com embriões. Também será feito trabalho com o genoma para estabelecer o perfil da raça, o que tornará a Lopa britânica a única raça local que passou no teste científico moderno de pureza da raça.
O RBST coletará material genético de 15 javalis e um dos objetivos será “processar” grânulos de esperma congelados, conhecidos por serem difíceis de usar, permitindo que javalis geneticamente distintos sejam criados no início do projeto.
O ex-Ministro da Agricultura, Departamento de Meio Ambiente, Alimentação e Agricultura do Reino Unido, disse estar "emocionado" por ter sido o britânico Lop que foi escolhido para o projeto piloto.
Raça de porco Lope
E o presidente da RBST, Gail Sprake, disse que o objetivo do projeto é garantir o futuro do Lope britânico para sempre: "Isso nos permitirá preencher nosso Banco Nacional de Genes com esta raça e também protegê-lo da redução de números e ameaças potenciais causadas por surtos de doenças".