Segundo Lyudmila Sukacheva, chefe do comitê veterinário da região de Novgorod, esta semana entrará na história da região como o período em que o regime de quarentena foi estabelecido no território do distrito de Batetsky.
O fato é que foi aqui que um surto de infecção de animais de fazenda com o vírus da peste suína africana foi registrado.
O centro da lesão foi formado vinte e cinco quilômetros a oeste da cidade de Veliky Novgorod. A confirmação de que o vírus entrou nas fazendas da área foi um exame com o material biológico de dois porcos mortos.
As carcaças de animais mortos foram encontradas no território de uma das fazendas do assentamento rural de Moikinsky. E análises mostraram que foi a praga africana que causou a morte de porcos.
Hoje, a área onde o surto foi registrado é limitada a cordões sanitários. O modo de quarentena na área especificada durará até 12 de julho do ano atual. A ordem correspondente foi dada por Andrei Nikitin, que chefia a administração regional da região de Novgorod.
Não será supérfluo notar que, no momento, as extensões do assentamento rural de Moikinsky, no âmbito do qual os cadáveres de porcos foram encontrados, estão isoladas.