De acordo com um estudo realizado pela British ESB Networks, empresa que financia, erige e mantém linhas de transmissão de energia, os agricultores que usam tratores GPS com controle automático estão se tornando cada vez mais responsáveis por quedas de energia devido ao crescente número de colisões de seus equipamentos agrícolas com postes e linhas de energia aéreas.
A ESB Networks afirma estar enfrentando problemas semelhantes com equipamentos rebocados e máquinas altas. Em alguns casos, as linhas aéreas foram demolidas / danificadas, por exemplo, com fardos de feno nos reboques e, em outros casos, os danos e a destruição dos suportes foram feitos diretamente por máquinas agrícolas.
No Reino Unido, foram expressas preocupações de que os sistemas de navegação por satélite que ajudam a guiar tratores e combinar colheitadeiras em torno dos campos não "veem" linhas aéreas e torres, resultando em acidentes.Em um acidente recente, um fazendeiro de Nottinghamshire, embora tenha evitado ferimentos graves depois que seu trator colidiu com um poste usando controles automáticos, deixou 1.300 casas sem eletricidade. A ESB Networks registra um número significativo desses incidentes. Em alguns casos, isso resultou na vítima recebendo graves choques elétricos e queimaduras.
Para destacar os perigos potenciais associados ao contato com linhas elétricas e postes aéreos durante a operação de máquinas agrícolas e outros equipamentos, a ESB Networks investe fortemente em campanhas de mídia em larga escala direcionadas às principais mensagens de segurança.