Em Glukhov, na região de Sumy, estão em andamento trabalhos para coletar linho. Isso foi anunciado por Michel Tereshchenko em sua página no Facebook, o ex-prefeito da cidade que, ao mesmo tempo, junto com seus parceiros belgas, iniciou na Ucrânia a produção de linho e cânhamo.
Deve-se notar que a produção de linho no país diminuiu recentemente significativamente. Assim, em 2018, foram destinados 32,1 mil hectares para o cultivo de óleo de linhaça, enquanto em 2017 a safra ocupou 47,1 mil hectares. terras.
Nesse sentido, a safra caiu de 45,5 mil toneladas em 2017 para 31 mil toneladas em 2018. Segundo as previsões dos participantes do mercado, este ano a produção de linho na Ucrânia será de aproximadamente 24 mil toneladas.
Quanto ao linho, segundo o Ministério da Política e Informação Agrária, em 2017, a área cultivada era de apenas 1,4 mil hectares, enquanto na década de noventa semeava mais de 170 mil áreas.
Anteriormente, foi relatado que um moinho de linho será erguido na região de Zhytomyr. O chefe da Administração Regional do Estado, Igor Gundich, falou sobre sua iminente construção nas terras da região de Zhytomyr durante uma reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional local.
É interessante que o linho seja cultivado desde os tempos antigos, mas não foi possível determinar de onde vem essa planta.