Em 27 de abril deste ano, o apicultor Viktor Volovoi perdeu instantaneamente quase todos os habitantes de seu apiário, localizado na vila de Novogrigoryevka, distrito de Vitovsky. 25 famílias de abelhas morreram devido a envenenamento por pesticidas.
O apicultor culpa os agricultores locais pela morte em massa de abelhas, que pulverizaram os campos com produtos fitofarmacêuticos. Um apicultor idoso não pode conter as lágrimas. Ele diz que, devido ao seu trabalho, ele viveu e foi tratado.
Foi relatado anteriormente que esses casos não são raros em toda a Ucrânia. O uso impensado da "química" pelos agricultores mata pássaros, animais e abelhas.Assim, o caso de morte em massa de abelhas devido a envenenamento foi registrado na Transcarpathia, na vila de Gat, distrito de Beregovsky. Durante três dias, os apicultores locais perderam de 20 a 50% das abelhas. As suspeitas caíram na fazenda agrária, arrendando terras perto da vila. A maior perda foi sofrida pelo apiário Nikolai Potassium, dos quais cerca de metade das 100 colônias de abelhas permaneceu.
A apicultora Livia Martyn também sofreu perdas e disse que isso acontece toda primavera. Mas uma praga tão grande de abelhas nunca foi. Segundo o chefe da empresa agrícola acusada, os campos não foram cultivados, desde que a campanha de semeadura ainda não começou. Ao mesmo tempo, apicultores feridos dizem que viram a terra sendo pulverizada mesmo de um avião.