Na cidade de Helsinque, dois pesquisadores, que não são indiferentes ao destino das abelhas, desenvolveram uma vacina única. Segundo os cientistas, as vacinas salvam insetos de infecções bacterianas mortais e melhoram a população de abelhas.
Obviamente, não é possível dar uma injeção às abelhas no sentido clássico deste procedimento. Portanto, os insetos simplesmente alimentarão a vacina. O princípio da vacinação será o seguinte: PrimeBEE é alimentado à abelha rainha, que transmitirá as propriedades benéficas do medicamento aos seus descendentes por herança.
"Primeiro de tudo, você precisa entender que a imunidade das abelhas é diferente do sistema imunológico dos animais", diz o pesquisador Dalal Freitak. - A memória genética da abelha armazena características imunológicas e permite o acúmulo de anticorpos. Ou seja, depois de vacinar uma abelha, podemos transferir a chamada equipe genética para as gerações seguintes. ”
O principal objetivo do PrimeBEE é proteger as abelhas de adversidades bacteriológicas como as aves domésticas americanas. Ela é conhecida por seu efeito destrutivo na criação de abelhas.
"Quero acreditar que em breve poderemos trazer medicamentos contra muitas outras doenças das abelhas", um dos desenvolvedores, Heli Salmela, está otimista com o futuro. - Estamos constantemente conduzindo experimentos para alcançar nosso objetivo: criar um antídoto para qualquer microorganismo patogênico. Enquanto isso, solicitamos uma patente para o PrimeBEE. Se tudo correr bem, os apicultores poderão comprar nosso produto já no próximo ano. ”