Apesar das significativas realizações científicas e tecnológicas da humanidade, a flora e a fauna frequentemente se tornam uma fonte de fundos que não são inferiores aos artificiais em eficácia. Um exemplo dessa solução é a gordura de avestruz, obtida principalmente da raça emu, cuja aplicação mais famosa é a medicina e a cosmetologia.
História de gordura de avestruz
A menção dos primeiros casos de uso de gordura de avestruz, também chamada óleo de avestruz, remonta aos tempos da Roma Antiga e Cartago. Legionários de Roma adquiriram conhecimento sobre suas propriedades curativas dos nativos do norte da África e usados ativamente na medicina.
Você sabe As avestruzes podem atingir velocidades de até 70 quilômetros por hora e usam asas para fazer curvas.
Além das forças armadas, era usado por mulheres, especialmente em Cartago, Pérsia e Egito. Ele também ganhou reconhecimento na Austrália, onde foi usado por curandeiros para tratar várias doenças e se recuperar de ferimentos.Por um período bastante longo, o petróleo não foi generalizado, o que é explicado pelo habitat dos pássaros - eles vivem no Oriente Médio, na Austrália e na África. No entanto, após o início da era das grandes descobertas geográficas e a transferência de avestruzes para os países do Velho Mundo, ganhou fama em todo o mundo.
Gordura de avestruz
Lembrando a manteiga externamente, a gordura é percebida de maneira semelhante. Sua consistência não é muito viscosa. A estrutura química é muito rica em várias substâncias, melhorando principalmente a condição da pele. Ele penetra profundamente no epitélio, atingindo os músculos e o sistema circulatório, proporcionando o efeito mais positivo sobre o corpo. Devido ao baixo teor de fósforo, a gordura do emu penetra facilmente na pele humana, enquanto outros cremes são menos eficazes devido ao maior teor desse elemento.
Importante! O produto tem um alto custo, e barato é um sinal de falsificação.
Um ovo de avestruz é obtido e não requer processamento.
O que é útil
O número de propriedades positivas da gordura de avestruz é grande. Esta substância:
- hidrata a pele, o que contribui para o seu estado saudável e a rápida restauração de danos, incluindo a cicatrização de queimaduras, feridas e inflamações;
- impede o crescimento de bactérias;
- atua como anestésico;
- Ajuda a curar lesões musculares.
Danos e contra-indicações
Não houve contra-indicações ou danos à saúde durante o uso, também não foram observados casos de alergias. A gordura de avestruz é adequada para uso por todas as pessoas, sem exceção.
Composição química e teor calórico
A composição inclui:
- 51% - ácido oleico, proporcionando efeito anti-inflamatório;
- 22% - ácido palmítico, devido ao qual a pele é regenerada e colágeno e elastina são produzidos;
- 12% - ácido linoléico, que fortalece e restaura músculos e articulações;
- 9% - ácido esteárico, que estimula o sistema imunológico e promove a penetração do creme na pele;
- 4% - ácido palmitoléico, hidratando a pele e dando elasticidade;
- 1,5% - ácido gama-linoléico, devido ao qual são produzidos vários hormônios, especialmente prostaglandinas;
- 0,5% - ácido mirístico, que suprime fungos e patógenos.
Você sabe O óleo de avestruz pode ser usado pelos homens como loção pós-barba.
O produto consiste praticamente em gorduras (99%) e não contém proteínas e carboidratos. Seu conteúdo calórico é de 899 kcal por 100 gramas.
O uso de gordura de avestruz
Devido às suas propriedades, o óleo é usado ativamente em muitas áreas da atividade humana. Três áreas a mais do que outras usam seu potencial: cosmetologia, remédios e culinária.
Em medicina
Os médicos usam óleo de avestruz para tratar uma ampla gama de doenças e lesões:
- ajuda a pele a se recuperar de danos mecânicos, neutraliza arranhões e feridas de pressão;
- cura lesões musculares;
- ajuda com doenças articulares, principalmente se o paciente tiver artrite ou artrose;
- combate eficazmente erupções cutâneas;
- contribui para o desaparecimento de varizes;
- oferece proteção adicional contra radiação ultravioleta;
- fornece crescimento saudável das unhas.
Em cosmetologia
Na cosmetologia, o óleo é usado para uma variedade de finalidades:
- cura cicatrizes;
- elimina acne, acne e eczema;
- usado como um meio de combater a celulite;
- usado para prevenir a calvície.
Vale a pena considerar o último ponto com mais detalhes, pois o óleo é amplamente utilizado na receita de máscaras capilares. Além da calvície, ajuda a evitar caspa, fragilidade e cabelos secos, e as máscaras à base de gordura têm um efeito curativo. Uma das receitas para essas máscaras é esfregá-las nos cabelos não lavados, cobri-las com um chapéu ou um lenço por uma hora e depois enxaguar os cabelos várias vezes com shampoo.
Importante! Deve-se ter em mente que o óleo tem um cheiro bastante específico, do qual muitos não gostam. Para eliminá-lo, o espinheiro, coco ou germe de trigo podem ser adicionados à máscara.
Na cozinha
Como mencionado acima, a gordura de avestruz é semelhante à manteiga e, portanto, pode ser usada. Além disso, o colesterol baixo fornece propriedades alimentares. Também pode ser usado como aditivo alimentar em vários pratos, melhorando seu sabor.Hoje, a gordura de avestruz é uma alternativa muito real aos cremes cosméticos e medicamentos para inúmeras lesões. Apesar do alto preço, ele costuma se tornar a escolha preferida em vários campos da atividade humana.