Em 23 de abril, o Tribunal Distrital dos EUA no Distrito Norte de Illinois iniciou audiências em quatro grandes empresas de processamento de carne dos EUA, acusadas de violar leis federais antitruste, a saber, intencionalmente reduzindo os preços de compra de gado comprado de fazendeiros.
A Tyson Foods, Cargill Inc, uma divisão da JBS USA no Brasil, JBS SA e National Beef Packing Co, são acusadas de conspirar para reduzir o preço de compra do gado “bovino”, criado especificamente para a produção de carne bovina, a fim de aumentar margens e lucratividade.
Uma queixa de 104 páginas foi registrada no tribunal, preparada pelo R-CALF (Fundo de Execução da Pecuária dos Estados Unidos da América) e quatro criadores de gado que buscam compensação, multas e danos triplos.Isso lembra uma ação no mesmo tribunal em que empresas, incluindo a Tyson Foods Inc e a JBS, são acusadas de conspirar para estabelecer preços de frangos e suínos. A Tyson Foods Inc. disse que o processo atual é "infundado" e que, como os processos de frango e porco, não há razão para uma acusação de conspiração.
De acordo com uma queixa judicial, Tyson, Cargill, JBS e National Beef entraram em conspiração para baixar preços usando táticas como importações não lucrativas de gado estrangeiro, fechamento de matadouros e redução de abate e compras. A conspiração "incentivou as preocupações dos produtores de que eles não seriam capazes de" abater gado "se os preços não fossem reduzidos e levou a uma redução artificial nos preços do gado engordado em média 7,9%.O diretor executivo da R-CALF, Bill Bullard, disse que a ação foi movida para "impedir que os quatro grandes processadores de carne assumam o mercado americano de gado e expulsem os produtores independentes de gado dos EUA". Esperamos que os pastores americanos possam receber compensação por anos de perdas significativas ".