O Banco Mundial decidiu alocar US $ 2,6 milhões à Ucrânia para apoiar a indústria de laticínios. O país receberá esse dinheiro da International Finance Company (IFC) do Banco Mundial.
Está previsto que os fundos dos doadores sejam capazes de apoiar mais de 600 cooperativas de laticínios no território da Ucrânia, que atendem ou combinam mais de 40 mil pequenos produtores de leite e abrangem mais de 30 mil produtores de leite. O apoio financeiro é extremamente importante para os leiteiros ucranianos.
“Agora minha fazenda privada produz mais de 40 tipos de produtos diferentes, o apoio de doadores me permitirá abrir centros de coleta de leite na comunidade, lançar um caminhão de leite, contratar pessoas”, diz o empresário Alexander Chaplik, que processa leite e produz produtos a partir dele na comunidade Zvanovsky de Bakhmutsky distrito da região de Donetsk.O projeto durará ao longo de 2019. Espera-se que contribua para o crescimento da indústria de laticínios na Ucrânia, aumentando a produtividade dos produtores, expandindo o acesso dos agricultores aos recursos e também apoiando a modernização das fábricas de laticínios.
Foi relatado anteriormente que a maioria do gado na Ucrânia está concentrada em fazendas privadas da população do país - cerca de 67% do número total de vacas. 33% das vacas são criadas em empresas agrícolas.