2018 trouxe à Ucrânia uma colheita recorde de maçãs, devido à qual a colheita bruta de frutas e bagas aumentou imediatamente 60%.
As ofertas de produtos aumentaram em pelo menos 150-200 mil toneladas, o que afetou negativamente os preços. De acordo com especialistas da EastFruit, este ano, os preços da maçã se tornaram os mais baixos nesse período de cinco anos.
De acordo com dados de monitoramento, hoje as maçãs são oferecidas nos mercados ucranianos a um preço de 4-8 UAH / kg (US $ 0,1-0,30 / kg), duas vezes mais barato que em abril do ano passado. Esses números são 1,5 vezes menores que a média da última década. Segundo analistas de projeto, a situação atual com o custo das maçãs era bastante previsível.Embora a temporada de venda de maçãs esteja passando gradualmente, grandes estoques dessas frutas ainda permanecem em armazenagem de vegetais. Além disso, a comercialização de maçãs já é bastante baixa. É quase impossível exportá-las, o que leva à chegada de grandes quantidades de maçãs ao mercado interno.
Isso reduz significativamente os preços já baixos dos produtos, diz Maria Lakeeva, analista da EastFruit. A situação tensa no mercado de maçãs será ainda mais complicada pela entrada massiva na venda de bagas e frutos da estação, disse o especialista.Assim que os morangos das parcelas domésticas locais aparecem no mercado, a demanda por maçãs tradicionalmente diminui significativamente. A partir da segunda quinzena de maio, a maçã também competirá com as cerejas, que também não terão o melhor efeito no ritmo de suas vendas, resumiu Maria Lakeeva.