Entre janeiro e agosto deste ano, a produção de lã em todas as categorias de famílias ucranianas diminuiu 9,5%, para 1,3 milhão de toneladas, em comparação com o mesmo período do ano passado.
Isso é evidenciado pelos dados do Comitê Estatal de Estatística da Ucrânia.
Em particular, as empresas durante o período indicado produziram 18% menos lã (169 toneladas) do que no ano passado e as famílias - 8,2% menos (1,22 milhão de toneladas). Ao mesmo tempo, quase 88% da produção de lã é responsável pelas famílias.
Durante os oito meses de 2019, a maior parte da lã foi produzida na região de Odessa - 543 toneladas, o que representa 39% da produção total na Ucrânia. Destes, apenas 45 toneladas foram produzidas em empresas, o restante - em residências particulares.
A região transcarpática (162 toneladas) é o segundo maior produtor desses produtos e a Nikolaev (110 toneladas) é o terceiro. As demais regiões ficam para trás nesses indicadores por uma ampla margem.
Anteriormente, foi relatado que na Ucrânia apenas duas empresas estão envolvidas na compra de lã de ovelha - nas regiões de Chernihiv e Kharkov. Devido à baixa demanda, os preços de compra da lã são baixos e começam a partir de 25 UAH / kg.