Uma família holandesa montou uma inovadora armadilha contra moscas em sua fazenda de gado leiteiro na Holanda como alternativa aos inseticidas. Até agora, os resultados parecem promissores.
Mattias e Coriene Verhoef vêm reduzindo o uso de produtos químicos em suas fazendas há vários anos e vêem diferenças significativas na biodiversidade em suas fazendas.
"O número de pássaros e morcegos aumentou significativamente", disse Verhoef, acrescentando que eles também notaram que o esterco de vaca em sua fazenda estava desaparecendo rapidamente e que estava coberto de grama em poucas semanas.
Mas, como esses agricultores reduzem a quantidade de produtos químicos, eles ainda querem se livrar das moscas. Um grande número de moscas pode se acumular na fazenda e em torno das vacas, especialmente durante os meses quentes do verão.
Vários produtos químicos estão disponíveis, mas esses produtos químicos geralmente caem no pasto e podem ser prejudiciais para as populações de insetos benéficos, terras agrícolas e o meio ambiente em geral.
A idéia de uma armadilha que se originou na Austrália é um túnel escuro localizado entre um estábulo e um pasto. Um pouco de luz penetra no telhado. Quando a vaca passa pelo túnel, as moscas são atraídas pela luz e presas no telhado de duas águas. Este papa-moscas especial foi possível graças ao projeto Winst en Weidevogels.
Vídeo: agricultores holandeses usam uma armadilha original para moscas