A vila fronteiriça de Bene, distrito de Beregovsky, região transcarpática é considerada um paraíso dos pêssegos. Este ano, os produtores locais estão descontentes com a colheita: devido aos caprichos climáticos, é muito escasso.
A família Pak da Bene cultiva pêssegos há 30 anos. Este ano, os jardineiros esperam colher pelo menos 1,5 toneladas de frutas de 300 árvores, o que é 2 vezes menor do que nos anos de colheita.
Ferenc Pak diz que o clima afetou a produtividade, em particular o granizo caiu estragando fortemente os pêssegos. Apesar do fracasso da colheita, os preços das frutas não subiram, mas até caíram. Isso é obtido apenas pelos revendedores que compram pêssegos de jardineiros a 18-20 UAH / kg e vendem a 35-40 UAH / kg.
A temporada de colheita de pêssego em Ben começa em junho e dura até o final do outono. De frutas doces, a família faz várias guloseimas para o inverno. Zhuzhanna Pak diz que o cultivo de pêssegos é uma empresa familiar, na qual os cônjuges confiam na ajuda de seu filho.
Quase todos os habitantes locais estão envolvidos no cultivo de pêssegos na vila. Eles vendem suas colheitas ao longo da estrada perto de suas casas. Na maioria das vezes, os turistas compram pêssegos. Às vezes é possível vender até 100 kg por dia, diz Marta Birov. Além disso, as frutas são enviadas a granel para Lutsk, Lviv, Kharkov e Kherson.
Eles até fazem vodka de pêssegos em Ben e também realizam um festival temático onde escolhem o rei do pêssego.