A groselha é uma baga comum na zona intermediária, resistente a temperaturas extremas e com boa frutificação, independentemente das condições climáticas. Considere uma das melhores variedades de groselhas - âmbar com uma descrição detalhada, características e tecnologia de plantio de mudas no local.
Histórico de seleção
O trabalho de criação da variedade Amber foi realizado nos anos 50. 20 colheres de sopa. em Moscou TSHA. Para a reprodução, foi utilizado o método de polinização livre, a variedade parental é o amarelo inglês. O autor da groselha Amber é o famoso criador M.A. Pavlova.
Descrição do produto
O arbusto adulto da cultivar de groselha Amber tem uma altura de pelo menos 1,5 m e brotos extensos. As hastes da planta são ligeiramente frondosas, com um pequeno número de espigas grandes. As lâminas das folhas são pequenas, de cor verde clara, com lóbulos levemente dissecados e pontas dobradas.
Você sabe O kiwi é o fruto das groselhas chinesas cultivadas (actinídia).
Bagas da variedade Amber são bastante grandes, atingem um peso de pelo menos 5 g, têm uma forma oval alongada, uma pele forte coberta com uma pequena quantidade de pelos glandulares. Durante o período de maturação, a superfície da baga adquire uma rica tonalidade âmbar, que corresponde totalmente ao nome da variedade.
A polpa tem uma cor amarela clara, muito suculenta e delicada, com um agradável sabor doce e aroma de mel. As condições climáticas afetam o nível de doçura; no clima quente e ensolarado, o nível de açúcar chega a 11%, com um verão menos favorável - pelo menos 8%.
Você sabe O mais útil é a groselha imatura. Frutas verdes muito bem removem radionuclídeos do corpo.
Prós e contras
- A variedade âmbar é muito popular entre os jardineiros, devido ao grande número de qualidades positivas apresentadas:
- excelente sabor de frutas;
- produtividade alta e estável;
- variedades de maturação precoce;
- boa transportabilidade;
- a ausência do problema de lançar bagas dos arbustos;
- resistência ao craqueamento de frutas, mesmo durante as chuvas;
- alta imunidade de plantas, resistência a doenças comuns;
- alta resistência ao inverno e tolerância à seca;
- a versatilidade do uso de frutas;
- alta viabilidade dos arbustos - até 30 anos, a planta pode crescer ativamente e dar frutos.
- Entre as desvantagens da variedade só podem ser distinguidos:
- alta densidade da casca;
- a necessidade de brotos longos de liga.
Resistência à seca, resistência ao gelo
A variedade Yantarny tem boa resistência à seca do verão, normalmente suporta a longa ausência de chuva e irrigação artificial. A groselha em si é uma cultura resistente ao gelo, mas Yantarny melhorou a resistência ao gelo e pode suportar uma queda na temperatura do ar no inverno para -40 ° C.
O sistema radicular com geadas prolongadas e severas não sofre nada, mas é possível congelar os rebentos da planta, que não se curvavam ao solo e não esquentavam.
Produtividade e frutificação
Groselha O âmbar pertence às variedades de amadurecimento precoce, e a groselha entra em ação aos 2 anos de idade. As bagas amadurecem cedo, o período de frutificação cai sobre:
- final de junho-começo de julho na faixa do meio;
- início de junho no sul;
- final de julho a início de agosto nas regiões do norte.
Altos rendimentos tornam a variedade atraente para o cultivo industrial e doméstico. A quantidade de colheita de 1 arbusto é de cerca de 10 kg por estação.
Aterragem
O plantio de groselha é um procedimento simples; no entanto, a correção de sua implementação afeta muito a qualidade de frutificação de uma futura planta adulta; portanto, consideraremos quando e como plantar plantas em um local em casa.
Vídeo: Plantando groselhas
O momento
As mudas de groselha podem ser plantadas na primavera e no outono, no entanto, é preferível plantar no outono, já que não adivinhar com as datas na primavera é repleto de morte ou crescimento deficiente de arbustos. No outono, recomenda-se que as groselhas sejam plantadas um mês antes da primeira geada; portanto, dependendo da região, o período de plantio será significativamente diferente.
Nas regiões norte, o desembarque é realizado no final de agosto, no sul - no final de setembro, na faixa do meio - em meados de setembro.
Escolhendo o lugar certo
As groselhas preferem crescer em uma área bem iluminada; na sombra, não será possível obter uma colheita grande. A planta não tolera a alta ocorrência de águas subterrâneas, portanto, em áreas pantanosas, as mudas são colocadas em elevações, organizando uma espessa camada de drenagem. Solos com nutrientes leves - barro arenoso, barro, chernozem - são os mais adequados para o cultivo.
Organize as plantas para que no lado norte elas sejam protegidas do vento forte por estandes ou estruturas.
Seleção e preparação de material de plantio
A escolha de uma boa muda de groselha é melhor em um viveiro ou em uma loja especializada, para não comprar uma planta doente e de baixa qualidade. Ao comprar, preste atenção ao sistema radicular da muda, que deve ter pelo menos três processos fortes lignificados, com cerca de 10 cm de comprimento e um grande número de raízes pequenas.
É melhor adquirir uma planta jovem para o plantio aos 1 ano de idade, altura em que geralmente tem 1 parte central, mas isso é suficiente para o crescimento normal em campo aberto. Também é possível plantar uma muda de 2 anos com 2 a 3 brotos poderosos com 30 cm de comprimento.
Importante! As groselhas não requerem preparação especial para o plantio, mas se após a compra a planta não for plantada imediatamente no solo, é melhor escavá-la em solo úmido para que o sistema radicular não seque.
Padrão de aterrissagem
A variedade Âmbar tem um arbusto grande que se espalha, o que força os jardineiros a observar um esquema especial de plantio ao executar o procedimento de plantio em campo aberto. Uma distância de 2 m deve ser observada entre os arbustos, pelo menos 3 m de espaço livre entre as fileiras devem ser deixados para garantir o acesso normal aos brotos, para facilitar a colheita e cuidar do mato.
O tamanho do poço de aterrissagem deve corresponder às dimensões do sistema radicular, geralmente cavando um buraco com pelo menos 50 cm de diâmetro e 40 cm de profundidade.
Características dos cuidados sazonais
O cuidado sazonal da groselha é a chave para um bom crescimento de arbustos e frutificação abundante, portanto, consideraremos os principais métodos agro-técnicos utilizados para arbustos em cultivo doméstico.
Cuidado do solo
É necessário afrouxar o solo uma vez a cada 2 semanas, este procedimento evitará a formação de crostas, removerá a vegetação das ervas daninhas, o que interfere no crescimento normal das groselhas. A profundidade de cultivo deve ser de 10 cm no espaçamento entre linhas e de até 6 cm no círculo próximo ao tronco, para não danificar as raízes superficiais da groselha.
Após a remoção de ervas daninhas, é melhor aplicar a cobertura da área com serragem, turfa ou palha de madeira, o que permitirá por muito tempo reter a umidade do solo após a rega e impedir o rápido crescimento de ervas daninhas. A espessura da camada de cobertura morta deve ser de cerca de 7 cm. O excesso de umidade afeta o desenvolvimento normal das groselhas, e sofre com a seca a curto prazo com bastante facilidade, portanto, a irrigação frequente não é necessária.
O sistema radicular das groselhas está localizado nas camadas superior e inferior do solo, portanto, as raízes podem receber oxigênio mediante o afrouxamento regular do círculo do tronco.
Para manter a umidade necessária do solo, é recomendável observar o seguinte esquema de irrigação:
- a primeira vez que as plantas são regadas após a floração, durante a formação do ovário;
- o segundo - durante um período de crescimento ativo e uma mudança perceptível na cor da fruta;
- a última vez que a irrigação por carregamento de água é realizada no processo de preparação de arbustos para o inverno, no final de setembro.
A rega é realizada com água à temperatura ambiente (30 l sob um arbusto) em valas rasas pré-cavadas ao redor do perímetro da copa da planta.
Importante! É proibido regar o arbusto sob a raiz - isso leva ao umedecimento do pescoço e ao desenvolvimento do processo de deterioração da raiz.
Tratamento preventivo
É muito mais fácil e rápido lidar com o tratamento preventivo de arbustos de groselha do que tratar o problema; portanto, atenção especial deve ser dada à condução oportuna do procedimento. Para evitar o desenvolvimento de doenças de groselha, os arbustos são pulverizados com fungicidas no início da primavera ou no outono.
Drogas comuns incluem Topázio e Fundazol. Esses fundos têm uma ampla gama de ações, o que ajuda a proteger as groselhas de todas as doenças comuns. Use os preparativos de acordo com as instruções na embalagem.
Para obter o máximo efeito do uso de medicamentos, é necessário observar rigorosamente a dosagem e seguir as instruções de uso, indicadas na embalagem.
Os inseticidas são usados contra pragas, que impedem a derrota de todas as partes do mato. A pulverização preventiva deve ser realizada 1 vez por estação, durante o aparecimento das folhas. Os melhores inseticidas de ação complexa incluem Lepidocida, Bitoxibacilina e Actellic.
Top vestir
Dado que a groselha âmbar produz frutos em abundância, recomenda-se alimentá-lo adicionalmente para estimular o ovário ativo da fruta.
Como fertilizante, é utilizado um complexo padrão de componentes orgânicos e minerais, que inclui:
- estrume podre - 10 kg;
- superfosfato - 80 g;
- nitrato - 40 g;
- cloreto de potássio - 20 g.
Este complexo é aplicado 2 vezes ao ano para cada arbusto:
- após a floração para estimular o ovário;
- após a colheita para preparar o arbusto para a colocação de botões de flores para o próximo ano.
Prop
A liga de groselha permite o crescimento vertical do mato, simplifica a manutenção e a colheita e também protege a planta jovem do risco de danos por um vento forte. É melhor executar o procedimento imediatamente durante o plantio, instalando um suporte na forma de uma estaca de madeira ou de metal no poço de aterrissagem. É necessário fixar os brotos no suporte com pedaços de tecido natural ou com uma trança econômica especial.
Poda
A planta jovem é podada um pouco anualmente para estimular o crescimento de novas mudas. O comprimento de corte é ½ da haste. Além disso, todo outono, é realizada a remoção sanitária de brotos velhos, doentes ou danificados, bem como caules que crescem dentro do mato e o engrossam muito.
As amostras adultas não devem ter mais do que 8 brotações de frutas capazes de proporcionar um rendimento estável. Os rebentos de frutas envelhecem com o tempo, a quantidade e a qualidade do ovário diminuem, logo são removidos pela raiz, substituindo as hastes jovens que crescem da base do arbusto.
Colheita e armazenamento
Existem 2 graus de maturidade de groselha - técnica e de consumo. O amadurecimento técnico da baga ocorre 10 dias antes de ficar cheio. Neste momento, a baga começa a adquirir uma cor âmbar característica, mas ainda permanece bastante densa e azeda. Essas bagas são adequadas para armazenamento, transporte e processamento a longo prazo. Frutos totalmente maduros são colhidos para consumo imediato ou para fazer geléia, geléia, quando é necessário que a baga ferva bem.
O período de colheita para cada região é diferente, a colheita das frutas começa em junho e termina em setembro. O tempo para colher bagas deve ser seco e quente, a fim de maximizar a duração do armazenamento da colheita.
É necessário colher frutas pelas mãos, mantendo o caule. As bagas devem ser armazenadas em caixas especiais de frutas, com no máximo 5 kg cada. Em um estado de plena maturidade, a colheita pode ser armazenada em salas frias e ventiladas por cerca de 4 dias, a temperaturas de 0 ° C a + 5 ° C. Os frutos colhidos em um estado de maturidade técnica são armazenados por cerca de 10 a 15 dias.
Preparações de inverno
É necessário começar a preparar groselhas para o inverno no outono, depois que a frutificação da planta terminar e a folhagem for completamente despejada. Antes de tudo, é necessário remover todas as folhas e ervas daninhas do local para proteger o arbusto da infecção por doenças e pragas que passam bem inverno sob uma espessa camada de detritos vegetais.
Em seguida, o solo ao redor do arbusto é coberto com uma camada grossa (10 cm) de húmus ou turfa, que protegerá as raízes do arbusto do congelamento.
Métodos de criação
As groselhas podem ser propagadas de várias maneiras:
Doenças e Pragas
O groselha âmbar raramente sofre de doenças e pragas, no entanto, cuidados inadequados ou o não cumprimento das recomendações de plantio podem provocar uma diminuição temporária da imunidade, o que leva ao aparecimento de pragas nos arbustos ou ao desenvolvimento de algumas doenças. Portanto, consideramos o que fazer em tal situação e como salvar a planta da morte.
Entre as pragas comuns que às vezes podem aparecer em arbustos de groselha, existem:
- pulgões - um pequeno inseto que se deposita nos rebentos das groselhas em grandes colônias e se alimenta de sucos de plantas. Provoca deformação, retarda o crescimento das plantas e causa baixa produtividade. Na luta contra os pulgões, drogas como Intavir, Fufanon, Arrivode acordo com as instruções;
- caixa de vidro - a lagarta se instala no interior dos brotos, se alimenta de seu núcleo, provoca a seca da parte do solo do mato e sua morte. Você pode se livrar da praga com a ajuda de drogas Lepidocida e Bitoxibacilinaque são usados de acordo com as instruções.
Doenças que podem afetar groselhas são apresentadas:
- oídio - tem uma natureza fúngica de origem, torna-se a causa do aparecimento de revestimento em pó cinza ou esbranquiçado nas bagas e folhas. O uso de medicamentos contra o oídio deve ser feito assim que os primeiros sinais da doença aparecerem, caso contrário a planta poderá morrer. As melhores drogas na luta contra esse problema são "Topázio", "Hom";
- ferrugem - uma doença fúngica que afeta as folhas de groselha, às vezes cobrindo os ovários com manchas amarelas ou vermelhas. Contra a doença, o fluido Bordeaux é usado, de acordo com as instruções;
- mosaico - uma infecção viral que afeta todas as partes da planta, leva à morte do mato, é capaz de infectar toda a plantação. Aos primeiros sinais de doença, a planta é imediatamente destruída para não infectar os arbustos vizinhos, pois não existem medicamentos para o tratamento de mosaicos.
Assim, o âmbar é uma excelente variedade de groselha para o cultivo em pequenos territórios adjacentes e em plantações industriais devido à boa qualidade das bagas e a indicadores consistentemente altos de produtividade.