Nesta semana, foi realizada uma reunião de negócios entre membros da União Estadual de Consumidores de Alimentos e representantes do Departamento de Defesa dos EUA.
Os participantes da reunião discutiram maneiras de impedir uma maior expansão da gama ASF na Ucrânia. As partes discutiram mecanismos de cooperação no âmbito do Programa de Redução de Ameaças Biológicas dos EUA, em particular aqueles direcionados contra a ASF na Ucrânia: o lançamento de um projeto para avaliar a possibilidade de contrair uma doença na natureza e por meio das rotas comerciais do país; maneiras de criar medidas e estratégias eficazes de quarentena para controlar a propagação da doença.
Durante a reunião, os especialistas presentes analisaram os métodos e orientações existentes para combater o ASF na Ucrânia e as atividades de acordo com o plano de monitoramento estatal do ASF.Foi dada especial atenção a um canal de transmissão, como residências particulares e mercados naturais.Como resultado da implementação das disposições do Programa, as medidas de quarentena e as estratégias de controle do ASF na Ucrânia devem ser melhoradas.
Anteriormente, foi relatado que os produtores ucranianos ocultam massivamente casos de ASF em suas fazendas, temendo que o Estado não tenha meios de compensar o descarte de animais.