Cogumelos de gengibre são saborosos e saudáveis, respeitados e adoram coletar muitos catadores de cogumelos. Em alguns países, eles são deliciosos. Eles são caracterizados pela cor amarela brilhante, vermelha ou laranja e um chapéu convexo. Infelizmente, alguns cogumelos comestíveis e não comestíveis também são adequados para essa descrição. Como distingui-los pode ser encontrado no artigo.
Descrição e diferença de cogumelos com leite de açafrão falsos e cogumelos reais
Ruivos pertencem ao gênero de ordenhadores. Este nome combina vários tipos de cogumelos. No leite de açafrão, os corpos das frutas são pintados em tons de amarelo-rosa, laranja e vermelho. Após um intervalo, eles secretam suco leitoso de cores vivas. Estes cogumelos são muito apreciados devido ao seu alto sabor, valor nutricional e riqueza da rica composição vitamínica e mineral.
Na natureza, também existem cogumelos que se parecem muito com cogumelos açafrão, mas eles têm características de sabor medíocres ou não são comestíveis. Alguns deles até representam um sério perigo para a saúde humana. Vale a pena descobrir como distinguir os cogumelos açafrão reais dos cogumelos, mascarados por baixo deles, por exemplo, das ondas cor de rosa, lactaris âmbar e papilar, cogumelos pálidos.
Você sabe Dos corpos de frutas dos cogumelos açafrão, a substância antibiótica lactrioviolina é liberada, o que pode inibir o crescimento do bacilo de Koch.
Ondas cor de rosa
A panela de debulhar rosa é um cogumelo condicionalmente comestível. Isso significa que você pode usá-lo sem medo; no entanto, você não precisa esperar qualidades nutricionais e de sabor como o do açafrão. Ela é de pouco valor. Adequado para uso em forma salgada e em conserva. Antes de cozinhar, requer imersão e fervura.
Você pode conhecer esse representante do reino dos cogumelos nos mesmos lugares que os cogumelos reais. Se você não olhar de perto, esses cogumelos podem ser confundidos.
As principais diferenças das ondas rosa estão relacionadas a essas características:
- A cor do corpo frutífero. Em cogumelos comestíveis é ocre, em condicionalmente comestível - rosado.
- A superfície da tampa. Os duplos têm uma forte pubescência. A tampa da tampa de açafrão é macia, quando tocada parece feltro.
- A cor do suco leitoso. O gêmeo emite um líquido branco que não muda de cor ao entrar em contato com o oxigênio. Em amostras comestíveis, quando quebradas, um líquido laranja aparece, oxidando após um tempo.
- Local de crescimento. A erva subterrânea é encontrada sob árvores de folha caduca, por exemplo, álamo tremedor, vidoeiro. Gengibre - sob as coníferas.
- O diâmetro das pernas. Num espécime falso, é mais fino, atinge uma altura de 7 cm e um diâmetro de 2 cm, não havendo amolgadelas.
Outra diferença diz respeito ao estado do fungo após a quebra. Na eira, a carne permanecerá da mesma cor e não a mudará se o cogumelo for espremido. O gengibre responderá a danos manchando-se em uma tonalidade esverdeada.
Leiteiros Âmbar
Este cogumelo na aparência é muito semelhante a uma tampa de leite de açafrão vermelho. Sua superfície é vermelha com um brilho sedoso. Ao contrário de um cogumelo de açafrão real, um moleiro de âmbar não é comestível, portanto, quando a caça é "silenciosa", deve-se prestar atenção não apenas à aparência, mas também a outras características dos cogumelos.
As principais diferenças do duplo são:
- A cor da carne. No lactário, é amarelo claro. Quando quebrado, não muda de cor. Em uma camelina real, a carne das pernas e sob as placas é pintada em vermelho, em outras áreas - em amarelo e branco.
- Cheiro e sabor. A amostra comestível tem um agradável cheiro e sabor a cogumelos. O moleiro tem um odor desagradável, remotamente semelhante à chicória e um sabor amargo.
- A cor do suco leitoso. O moleiro emite um líquido branco que não muda com o contato com o oxigênio, o açafrão vermelho - vermelho, de cor semelhante ao sangue.
- Tamanho e cor do chapéu. Em um cogumelo falso, o chapéu cresce de 6 a 12 cm de diâmetro, é pintado em tons de marrom-rosa e tem um brilho de seda. O representante comestível do reino dos cogumelos tem um chapéu maior, atinge um diâmetro de 15 cm e é vermelho ou laranja.
- A forma e tamanho das pernas. O fresador tem uma perna que atinge uma altura de 9 cm, com 1,5 a 2 cm de diâmetro, e sua forma lembra um cilindro. Abaixo é coberto com fibras brancas. Um cogumelo açafrão tem uma perna mais curta de 3 a 6 cm e, abaixo, é estreitada.
- Registros. No leiteiro, eles são claros com uma tonalidade rosa, nos cogumelos com leite açafrão jovens - ocre, nos antigos - vermelho escuro.
Você sabe Nos séculos XVIII - XIX. cogumelos salgados foram exportados da Rússia em garrafas para a França. Os cogumelos foram especialmente apreciados, cujo tamanho da tampa não excedeu 2,5 cm.
Leitoso papilar
Este fungo também é encontrado sob os nomes de um grande lactato papilar lático. Ele tem um chapéu chato ou côncavo, com um diâmetro de 3 a 9 cm, com um tubérculo no centro. A cor do chapéu é marrom. Os registros costumam ser localizados. A cor deles é clara.
A perna cresce de 3 a 7 cm de comprimento, com diâmetro de 1 a 2 cm e, na forma, lembra um cilindro. A cor dela pode estar em harmonia com o chapéu ou ser um par de tons mais claros.A polpa do leiteiro é branca, quebradiça.
Este cogumelo tem 2 diferenças características:
- Com uma pausa, secreta suco leitoso branco, que não oxida no ar.
- A polpa tem sabor de coco.
É fácil conhecer o leiteiro Para determinar exatamente o que esse cogumelo está à sua frente, você deve quebrar ou esfregar o corpo da fruta nas mãos e, em seguida, observar o fluido liberado e o cheiro.
Cogumelo pálido
Com o mergulhão pálido, apenas iniciantes de verdade podem confundir cogumelos de açafrão reais. Ela tem um chapéu verde amarelado ou verde pálido, cujo centro é um pouco mais escuro que as bordas. Em forma, é em forma de funil, sem arredondar para baixo.Seu diâmetro é de 5 a 14 cm e o corpo do filme cobre o corpo do fruto desde tenra idade. As placas são pintadas de branco. A polpa também é branca. A perna do cogumelo é fina e oblonga. Ela tem um comprimento de 8 a 15 cm, um diâmetro de 1 a 3 cm e uma saia branca por cima, que os cogumelos não têm.
Vídeo: Toadstool pálido
É possível comer cogumelos falsos
Entre os duplos de cogumelos com leite de açafrão, existem cogumelos condicionais, comestíveis, não comestíveis e venenosos. Condicionalmente comestíveis não são adequados para alimentos frescos. Eles devem ser submetidos a tratamento térmico. São de sabor amargo e picante, de consistência desagradável. Após o tratamento térmico, essas qualidades desaparecem. A garganta rosada comestível e a lactifer papilar são classificadas como comestíveis condicionalmente.
Cogumelos não comestíveis não são adequados para alimentos, mesmo após tratamento térmico. Eles têm um cheiro amargo e desagradável. Além disso, eles não têm valor para o corpo humano. Quando ingeridos, eles não causam danos. Dos duplos de cogumelos com leite de açafrão, o leiteiro âmbar é considerado não comestível.
Cogumelos venenosos são estritamente proibidos. Eles levam a envenenamento, graves problemas de saúde e até a morte. O cogumelo venenoso pálido contém substâncias tóxicas e é de grande perigo para os seres humanos.Importante! Se um cogumelo foi colhido, no qual há dúvidas sobre sua comestibilidade, é melhor jogá-lo fora e não comprometer sua saúde.
Envenenamento por cogumelos falsos
Os sintomas de envenenamento leve são:
- vômito
- diarréia
- dor no abdômen.
Sua manifestação pode ser observada em momentos diferentes após o consumo do cogumelo. Geralmente isso ocorre dentro de 0,5 a 10 horas. O envenenamento mais perigoso é o que é provocado por um cogumelo pálido. Os sintomas aparecem após 8 a 18 horas. O resultado, além da perturbação gastrointestinal, pode ser perda de consciência, coordenação prejudicada dos movimentos, danos ao trato digestivo, sistema cardiovascular, sistema nervoso central, fígado e rins.
Importante! Cogumelos não devem ser consumidos por crianças com menos de 6 anos de idade, grávidas, lactantes, pessoas com intolerância individual, doenças do sistema cardiovascular.
Primeiros socorros
Se uma pessoa tem os sintomas acima de envenenamento por cogumelos, ela precisa de primeiros socorros:
- Induzir vômito: dê uma grande quantidade de líquido para beber, pressione com dois dedos na raiz da língua.
- Enxágüe o estômago: beba bastante água, dissolvendo 1 colher de chá. sal ou mostarda seca e induzir vômito.
- Administre carvão ativado na proporção de 1-2 comprimidos por 1 kg de peso humano.
Se o vômito e a diarréia não pararem por muito tempo e houver uma ameaça de desidratação, procure ajuda médica o mais rápido possível. No caso de intoxicação com um cogumelo venenoso, deve-se agir imediatamente, já que as medidas tomadas no segundo dia após o envenenamento já podem ser em vão - ocorrerão alterações irreversíveis no fígado, rins, coração e, como resultado, desenvolverão hepatite tóxica e insuficiência cardiovascular. ESe uma pessoa consumiu esse cogumelo, ele deve ser levado imediatamente para uma instalação médica.
Portanto, nem sempre é fácil distinguir cogumelos falsos dos verdadeiros. Para fazer isso, você precisa ter informações detalhadas sobre a aparência, o cheiro e o sabor de cada cogumelo. Se houver uma pequena dúvida de que você tem uma boa amostra comestível, é melhor não arrancá-la e não usá-la para não arriscar sua saúde.