Este ano, existe uma alta probabilidade de disseminação de casca de maçã em toda a Ucrânia.Os dados alarmantes foram obtidos como resultado de uma pesquisa de pomares de maçã por funcionários do Instituto de Horticultura NAAS.
Os cientistas aconselham o fortalecimento da proteção fungicida de maçãs e peras; atenção especial deve ser dada à pulverização oportuna.Em 2018, as manifestações da doença foram observadas nas folhas de maio a junho, nas frutas no final de junho e no início de julho, enfatizou o Instituto de Horticultura. Na maioria das regiões da Ucrânia, a crosta não adquiriu o caráter de distribuição epifitótica em massa. Os danos nas folhas variaram em média de 3 a 10%, com um nível de desenvolvimento da doença de 1 a 7%.
Observou-se uma lesão por crosta mais grave nas regiões de Zaporizhia, Kirovograd, Donetsk, Nikolaev, Ternopol, Volyn, Chernihiv e Ivano-Frankivsk. Aqui, a doença capturou 12-15%, o nível foliar da doença atingiu 5-13%.O desenvolvimento da doença em nível de 15 a 25% e o dano a frutos em nível de 25 a 55% foram detectados nas regiões de Khmelnitsky, Cherkasy, Donetsk, Volyn e Ivano-Frankivsk, e a casca de pêra foi encontrada apenas na região de Kherson. 5% das folhas foram afetadas, 2% dos frutos foram afetados com o desenvolvimento da doença nos níveis de 1% e 0,2%. No outono de 2018, uma quantidade significativa de crosta de inverno causando fungos foi encontrada nas folhas caídas da macieira e nos brotos afetados da pera.