Melancias e melões já apareceram nos mercados da região de Zhytomyr, que foram importados da região de Kherson. O principal perigo na compra de cabaças é o excesso do nível permitido de conteúdo de nitrato.
No período de 28/06/2019, os especialistas dos laboratórios de exames veterinários e sanitários da região não foram autorizados a vender 1022 kg de produtos nos quais o conteúdo de nitrato foi excedido, dos quais:
- melancias - 45 kg,
- melões - 897kg
- outro - 80 kg.
Os nitratos são sais de ácido nítrico, a substância mais comum na natureza. Os nitratos são encontrados no solo, na água, são um componente químico das plantas, produtos metabólicos em humanos e animais.
As pessoas são expostas a nitratos durante toda a sua existência. No entanto, se a carga dessas substâncias no corpo for excedida, elas podem afetar adversamente a saúde.
A dose permitida de nitratos para humanos é de 5 mg por 1 kg de peso corporal e, na dieta diária de alimentos, o teor de nitrato não deve exceder 450-500 mg / kg normal.
De acordo com a Lei da Ucrânia "Sobre Segurança e Qualidade de Produtos Alimentícios", os proprietários de produtos vegetais destinados à venda no mercado devem enviá-los para pesquisa no laboratório estadual de conhecimentos sanitários e veterinários no mercado.
Os especialistas recomendam:
- Nunca compre melões nas tendas que estão localizadas ao longo de rodovias, perto de postos de gasolina, em mercados naturais. A melancia tem a capacidade de absorver rapidamente o chumbo contido nos gases de escape.
- Você não deve fazer compras em vendedores cujas bagas estejam empilhadas em pilhas no chão.
- Recuse a oferta de cortar o produto.
- Antes de servir melancia ou melão na mesa, eles devem ser bem lavados.