Hoje, os agricultores indianos têm invariavelmente mais de 40 anos. À primeira vista, isso é um grande problema para o setor agrícola indiano e para todas as pessoas que sobrevivem com os alimentos que produzem, os agricultores indianos estão envelhecendo.
Em 2016, isso significa que estamos nos aproximando de uma situação em que um dos maiores consumidores de alimentos ainda tem poucos agricultores.
Hoje, pessoas de meia-idade e jovens evitam a agricultura. Talvez o país não tenha a próxima geração de agricultores.
Em 2011, 70% dos jovens indianos viviam em áreas rurais, onde a agricultura ainda era a principal fonte de subsistência. Segundo o censo de 2011, todos os dias 2 mil agricultores abandonam a agricultura. A renda do agricultor é de cerca de 1/5 da renda do não agricultor.
Os jovens das comunidades agrícolas não estão interessados na agricultura - tanto que a maioria dos estudantes que se formam nas universidades agrícolas muda para outras profissões.
Como se vê, aqueles que trabalham em fazendas familiares ou estão envolvidos na agricultura de alguma outra maneira também o fazem com coação. Apenas 1,2% dos 30.000 jovens rurais pesquisados pela organização sem fins lucrativos Pratham em 2017 procuravam ser agricultores.
A agricultura em todo o mundo está envelhecendo sem um substituto adequado para a próxima geração. O agricultor médio nos Estados Unidos tem 58 anos e o agricultor japonês tem 67 anos. Todo terceiro agricultor europeu tem mais de 65 anos.
Como na Índia, os agricultores estão abandonando a agricultura em todo o mundo. No Japão, por exemplo, nos próximos 6 a 8 anos, 40% dos agricultores pararão de cultivar. O governo japonês já embarcou em um plano massivo para incentivar as pessoas com menos de 45 anos a se tornarem agricultores.