A luz é um fator importante para os porcos. Durante o dia, eles são mais ativos, são estimulados por todos os processos e, portanto, é durante esse período que eles devem comer.
Confira
Esta conclusão foi alcançada pelos agricultores dinamarqueses. Os criadores não recomendam alimentar porcos após as 9 horas da noite e no inverno, com uma redução do horário de verão, para evitar distúrbios no ritmo biológico dos animais, os especialistas aconselham o uso de iluminação artificial.
Os locais destinados à inseminação devem ser iluminados por 16 horas por dia, com uma intensidade de iluminação de 100 lux. Os criadores dinamarqueses acreditam que a iluminação afeta diretamente a fertilização do porco.
Além disso, é necessário controlar o nível de poluição do ar, em particular a poeira. A poeira inalada pelo animal pode entrar nos pulmões e afetar adversamente a saúde do porco.
Hoje, a Dinamarca é a líder européia na produção de carne suína. A criação de porcos no país é um setor agrícola de alta tecnologia, que ocupa posições de liderança na economia.
O país possui mais de 38.000 fazendas de gado que exportam anualmente cerca de 10 milhões de animais vivos.