De acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, o desperdício de alimentos atingiu níveis epidêmicos - aproximadamente um terço de todos os alimentos produzidos para consumo humano são perdidos, e isso é menos do que 1,3 bilhões de toneladas por ano.
A embalagem “inteligente” é um método mais eficaz do que a rotulagem tradicional com as palavras “adequado para ...”, um método de redução do desperdício de alimentos. A empresa iniciante lançou testes com consumidores de produtos lácteos Arla, que são um exemplo interessante de inovação de embalagens na luta contra a epidemia de desperdício de alimentos.
Etiqueta inteligente da Mimica Touch: se o alimento ao qual está ligado começa a deteriorar-se, a etiqueta perde a suavidade e fica irregular. Essa forma de indicação tátil da expiração dos produtos é especialmente útil para consumidores com deficiência visual.Da mesma forma, a Sainsbury's introduziu o rótulo “Smart Fresh”, que muda de cor quando o produto já não é comestível. Os consumidores estão se tornando mais conscientes do impacto que seus hábitos têm no planeta e estão procurando maneiras de reduzi-lo.
De acordo com a pesquisa global de consumidores da GlobalData, referente ao quarto trimestre de 2018, quase metade dos consumidores globais (49%) indicou que eles são sempre ou frequentemente afetados por quão ético / ecológico / produto / serviço é. Além disso, 43% também disseram que são sempre influenciados pelo quão “avançado” e “inteligente” esse produto ou serviço é em formato digital.Assim, métodos inteligentes de rotulagem podem reduzir significativamente as perdas de alimentos, sendo aceitáveis para a maioria dos consumidores. No entanto, uma mudança tão grande nos métodos tradicionais será difícil de implementar e exigirá planejamento prático.