O apicultor Mario Koremans, da província holandesa de Etten-Leur, cria abelhas há sete anos consecutivos e depois as aluga a produtores de frutas e bagas de estufa para a polinização das culturas. As populações de abelhas cultivadas por ele pertencem a abelhas de raça pura, que efetivamente fazem seu trabalho.
O próprio Mario Koremans não corresponde exatamente ao estereótipo do apicultor: ele não está interessado em vender mel. “Existem várias áreas na apicultura: produção de mel, venda de produtos apícolas, serviços educacionais e de informação, além de polinização. Eu me concentro apenas na polinização. Isso faz parte do quebra-cabeça das frutas macias. E acho que é realmente maravilhoso! ”, Diz um apicultor jovem, mas experiente.
Mario é muito responsável por criar populações, expandir colônias, mas ao mesmo tempo proteger a pureza das raças. Nas estufas, colméias são instaladas bem acima da cabeça, de onde voam e para onde as abelhas voam. As colmeias parecem arrumadas, porque a qualidade é importante para um jovem apicultor.As abelhas também podem fazer seu trabalho sob iluminação LED, mas o espectro do LED às vezes precisa ser ajustado porque as abelhas não vêem a luz vermelha.
Desde a infância, Mario estava interessado em abelhas. Seus dois avós eram apicultores. Quando ele tinha 11 anos, começou a cuidar de duas famílias de abelhas. Depois de concluir seus estudos, o cara criou sua campanha e agora Mario Koremans tem 430 famílias de abelhas, que ele aluga para produtores de frutas - clientes em todo o país.