O proprietário do apiário do distrito de Romny, na região de Sumy, foi à polícia com queixas sobre as ações da empresa agrícola local.
Segundo ele, os agricultores, sem avisar os apicultores, realizavam o processamento dos campos com produtos químicos, o que poderia levar à morte de insetos no apiário. Isso foi relatado por funcionários do departamento de comunicação policial da região de Sumy.
Um homem possui um apiário em um dos assentamentos da região, onde contém 20 famílias de abelhas. Durante a inspeção matinal das colméias, ele revelou muitos corpos de insetos mortos. O apicultor acredita que as abelhas morreram devido a envenenamento químico pelos campos das empresas agrícolas locais.
É relatado que, na véspera do final da noite, 2 empresas agrícolas locais foram de fato tratadas com pesticidas nos campos de soja adjacentes ao apiário. A pedido do pessoal das autoridades competentes, os agricultores apresentaram todos os documentos e certificados, afirmando que foram utilizadas substâncias seguras para as abelhas.
Agora, a verificação continua com o envolvimento de especialistas dos setores agrícolas relevantes, de acordo com os resultados dos quais uma decisão processual será tomada.
Foi relatado anteriormente sobre muitos casos de morte em massa de abelhas em toda a Ucrânia, nos quais os apicultores culpam os agricultores.