As estufas na Ucrânia estão gradualmente diminuindo o preço dos tomates. Hoje, eles ainda custam em média 47% a mais do que na mesma data de 2018, dizem os especialistas da EastFruit.
Se mesmo nos primeiros dias da semana passada, os comerciantes pudessem vender seus produtos cultivados localmente a 60-64 UAH / kg (US $ 2,25-2,4 / kg), então, com o fim de semana se aproximando, eles começaram a dar descontos aos clientes.
Esse comportamento pode ser explicado tanto pelo aumento do influxo de mercadorias estrangeiras quanto pelo aumento gradual da amostra nas estufas domésticas. Assim, hoje os preços do tomate de um produtor local estão na faixa de 53 a 55 UAH / kg (US $ 1,99-2,07 / kg), que é, em média, 12% menor que nos primeiros dias da semana passada.Segundo os participantes do mercado, às vésperas das celebrações da Páscoa, os importadores trouxeram grandes remessas de tomate da Turquia e da Polônia. No contexto de uma demanda já baixa, isso levou a uma queda ainda maior em seu valor.
Nos últimos dias da semana útil, o tomate importado pode ser encontrado mesmo ao preço de 30 UAH / kg (US $ 1,13 / kg), que é 30% menor do que no final da semana anterior.De acordo com as previsões dos operadores do mercado, o custo dos tomates na Ucrânia nesta semana pode diminuir ainda mais, à medida que as amostras de vegetais das estufas locais continuam a crescer.