Na vastidão da República da Bielorrússia, este ano, os agricultores pretendem coletar uma colheita generosa de melões e cabaças - pelo menos quatrocentas e cinquenta toneladas de melancia.
Esses dados foram compartilhados com uma ampla audiência por Vladimir Grakun, vice-ministro da Agricultura e Alimentação da República.
Além disso, o vice-chefe do Ministério da Agricultura enfatizou que hoje os produtores agrícolas da Bielorrússia, com o apoio das autoridades, estão desenvolvendo ativamente uma direção de cultivo de melão, como o cultivo de melancias.
Os especialistas veem no aumento dos indicadores de produtividade da melancia não apenas benefícios financeiros para a economia e a agricultura do país, mas também consideram esse tipo de cultivo como amigo do ambiente e muito apropriado no contexto das mudanças climáticas.
Vale ressaltar que líderes como as regiões de Gomel, Brest, Grodno e Minsk podem ser chamados líderes da república no cultivo de bagas gigantes.
O rendimento das culturas de melancia na Bielorrússia está crescendo a cada ano, diz Vladimir Grakun. E ele enfatiza que não apenas os grandes produtores agrícolas, mas também os agricultores individuais e a população do país em fazendas pessoais devem aumentar a área para o cultivo de melancias.
Note-se que hoje as sementes da criação tadjique, russa e uzbeque são mais populares no melão bielorrusso.