O trigo sarraceno é um dos mais comuns na dieta de muitas pessoas. A história do trigo sarraceno começou há vários milênios e, durante esse período, o produto ganhou muitos fãs devido às suas propriedades úteis, composição única e sabor agradável. O produto é muito útil para o fígado, ajudando a resolver problemas com várias doenças, mas é importante conhecer os possíveis danos, a recepção adequada e as características da preparação.
O que é trigo mourisco útil para o fígado
Garupa é incrivelmente benéfica para o corpo humano, e tem efeitos benéficos sobre o fígado, em particular. A composição é representada por uma quantidade considerável de macro e microelementos úteis (Ph, Zn, Cu, Fe, Ca), existem vitaminas do grupo B e P, aminoácidos e fibras.Tudo isso contribui para uma luta rápida e de alta qualidade contra doenças hepáticas e o acúmulo de substâncias nocivas nos ductos biliares. Além disso, é possível alcançar a normalização do açúcar no sangue e eliminar o excesso de peso corporal.
- As principais propriedades positivas são as seguintes:
- Limpeza de órgãos devido à remoção de "lixo", nomeadamente: toxinas e toxinas;
- uma diminuição na probabilidade de desenvolver obesidade hepática;
- prevenção do desenvolvimento ou agravamento da situação com cirrose.
A dieta do trigo mourisco para a limpeza do fígado é mais procurada. Graças a isso, a eliminação da bile é acelerada, o "lixo" é excretado, os órgãos começam a funcionar melhor e os elementos benéficos são totalmente absorvidos. A constante inclusão do produto na dieta é a prevenção de qualquer problema hepático, incluindo cirrose.
Importante! As qualidades benéficas do trigo sarraceno são aprimoradas muitas vezes com a ingestão correta e o cumprimento das doses. Para fazer isso, você precisa escolher a receita certa e segui-la exatamente.
Danos e contra-indicações
Apesar das muitas propriedades positivas do trigo mourisco, ele ainda tem contra-indicações.
- Vale a pena abster-se de uma dieta de trigo sarraceno se você tiver:
- inflamação no intestino;
- doenças do trato digestivo;
- inflamação do fígado;
- pedras nos rins ou falência de órgãos;
- câncer, diabetes, doenças infecciosas;
- problemas com o trato biliar;
- alergias ou intolerância individual;
- sérios problemas de saúde de qualquer tipo.
Você sabe O trigo sarraceno é chamado de “rainha dos cereais” por seu benefício e composição, e também é capaz de animar e encher com energia vital. O uso regular de mingau é a prevenção da insônia.
Como cozinhar trigo sarraceno para limpeza do fígado
Antes de conhecer as receitas adequadas para esclarecimentos, você precisa entender os recursos da escolha correta de cereais. Deve-se dar preferência a um produto premium. A composição não deve conter várias impurezas. Antes de cozinhar, os cereais devem ser lavados, removendo detritos, se houver. Também é importante lembrar que o uso de trigo sarraceno em sacos de cozinha é inaceitável para a limpeza de órgãos.
Com kefir
O kefir com trigo sarraceno é um prato que ajuda a preencher a microflora intestinal com bactérias úteis, remove bílis e toxinas, lida com distúrbios gastrointestinais e resolve o problema da constipação.
A receita envolve o seguinte algoritmo de ações:
- Prepare 80-100 g de cereais lavados.
- Despeje 250 ml de kefir (o teor de gordura deve ser baixo).
- Nesta forma, o prato futuro é deixado por pelo menos 2 horas, e melhor - a noite toda.
Usando esta receita, é permitido limpar várias vezes ao ano. A melhor opção é uma vez a cada 3 meses. De qualquer forma, você precisa garantir que o intervalo entre os cursos seja de pelo menos 14 dias. A duração da ingestão de cereais por esse método é de 7 a 14 dias. Não é necessário deixar a dieta imediatamente, introduzindo cuidadosamente a carne na dieta e aumentando gradualmente sua quantidade.
Você sabe É extremamente indesejável misturar mingau de trigo sarraceno com açúcar. O motivo é a falta de benefício no último ingrediente e o fato de neutralizar todas as propriedades benéficas do trigo sarraceno.
Com manteiga
Usar trigo sarraceno e óleo para limpar o fígado é o método mais seguro, gentil e fácil. Uma vantagem adicional é a capacidade de cuidar de saturar o corpo com os elementos necessários e melhorar o trato digestivo. A essência do método: todas as manhãs, 30 a 35 minutos antes de comer, você deve comer mingau cozido em água ou cereal cozido no vapor com óleo vegetal, por exemplo, milho, coco, azeitona, semente de uva, damasco, semente de linhaça ou girassol.
Além disso, antes de uma ingestão alimentar por 7 dias e no mesmo período após, se possível, vale a pena desistir da carne, bem como de todas as fritas, gordurosas e doces. O curso proposto é projetado para 30 a 60 dias. Especialistas dizem que o próprio corpo indicará quando é permitido concluir a limpeza.
O trigo mourisco é preparado por um dos 2 métodos:
- 20 g de cereais são enviados para um recipiente de vidro ou cerâmica, despeje 3 colheres de sopa. eu água a ferver, tampe a vapor e o produto é mantido por 8 a 12 horas. De manhã, eles são aquecidos em banho-maria ou no microondas. Despeje 1 colher de sopa no mingau. qualquer óleo vegetal e misture.
- Água e cereais são tomados em quantidades iguais e cozidos no fogão por 10 minutos. No final do cozimento, adicione 1 colher de sopa. óleo vegetal e misture.
Lembre-se que em uma dieta é inaceitável introduzir sal, açúcar e outros aditivos no mingau. Isso reduzirá ou eliminará completamente a probabilidade de um resultado positivo.
Como limpar o fígado de trigo sarraceno
É recomendável limpar o corpo humano com trigo sarraceno quando os primeiros sintomas aparecerem, indicando problemas.
Você sabe O trigo sarraceno é um cereal ecológico. Esta é praticamente a única planta que não pôde ser genomodificada e não possui pesticidas, nitratos e herbicidas.
Os mais impressionantes são:
- flatulência;
- mau gosto na boca;
- inchaço;
- desconforto no abdômen à direita;
- a aparência de um revestimento amarelo com um sabor amargo no palato e na língua;
- peso ou desconforto após comer;
- pele seca
- pigmentação.
À medida que o fígado limpa, os sintomas desaparecem gradualmente, o corpo fica mais forte. O órgão será limpo, funcionará melhor, o que definitivamente terá um efeito positivo no bem-estar geral.
Modo de recepção
3 dias antes do início da dieta, você precisa se preparar para isso. Para isso, qualquer alimento pesado, gordo, doce e frito, é removido da dieta. A melhor opção é comer exclusivamente alimentos vegetais, excluindo aves, carnes e peixes. Laticínios são permitidos, mas em pequenas quantidades.
Se possível, a dieta é composta por:
- leguminosas (qualquer, por exemplo, ervilhas em forma fresca ou seca, feijão);
- frutas (exceto bananas, peras e melões devido ao seu alto teor calórico);
- vegetais (os verdes são especialmente úteis);
- cereais (todos são recomendados para uso devido aos seus altos benefícios);
- bagas (por exemplo, framboesas, morangos, amoras, mirtilos);
- nozes (por exemplo, nozes, amêndoas, pinhas, castanha de caju).
Todos os alimentos são cozidos por cozimento, fervendo em água ou vapor. E também, se possível, é aconselhável introduzir alimentos crus na dieta. Após 3 dias, você pode iniciar uma dieta com trigo sarraceno. Sua duração é de 7 a 14 dias. Neste momento, só pode haver trigo sarraceno na dieta e nada mais.
Importante! Na dieta, o trigo sarraceno é aceitável em todas as variações, exceto frito, e evitar o frescor e a secura ajudará azeitona ou óleo de linhaça. Não é recomendável usar sal ou açúcar, este último pode ser substituído por damascos secos ou tâmaras em pequenas doses.
Uma exceção - é permitido em pequenas doses comer alimentos vegetais crus, outros cereais (por exemplo, cevadinha ou grumos de cevada) e legumes. É importante aderir estritamente às dicas para obter um melhor resultado.
Menu de dieta de trigo sarraceno para doença hepática
Cada pessoa deve compor individualmente uma dieta e a duração da dieta. Se for difícil suportar apenas o trigo sarraceno por muito tempo, você pode organizar dias de jejum ou reduzir a dieta para um mínimo de 7 dias e repetir com uma pausa, se necessário.
Ao compor o menu, você pode examinar mais de perto as seguintes opções de pratos:
- Mingau de trigo sarraceno com legumes e sementes de gergelim. Ferva o mingau até ficar meio cozido, depois misture com os legumes, os pedaços picados e cozinhe até ficar totalmente cozido. Polvilhe com sementes de gergelim antes de servir. Dos molhos, apenas a pasta de tomate em espécie é permitida.
- Sopa de trigo sarraceno. A opção ideal é vegetariana. Entre os ingredientes estão quaisquer vegetais adequados, por exemplo, batatas, couve (couve de Bruxelas, brócolis, couve branca), pimentão, tomate, batata, cebola. Cogumelos também são aceitáveis.
- Mingau com frutas (maçãs, peras, pêssegos), frutas secas (passas, damascos secos, ameixas), nozes (nozes, floresta, castanha de caju) ou frutas (framboesas, morangos). Acontece doce e perfumado. Cereais cozidos prontos são misturados com um produto ácido (por exemplo, kefir) e alguns outros ingredientes são adicionados a gosto.
Para que a comida não pareça monótona e cansada, você pode e até precisa incluir diferentes frutas e vegetais todos os dias na dieta. Também é recomendável consumir muita água, chá verde, beber decocções de ervas, sucos naturais e kefir.
Você sabe O trigo sarraceno é muito popular nos países da antiga CEI, mas raramente é encontrado nos países europeus. Mas no Japão - este é um produto nacional a partir do qual os populares macarrões soba são preparados.
Uma das opções de menu do dia:
- Pequeno almoço. Trigo cozido com tâmaras e um produto de leite fermentado (por exemplo, kefir). Bebida - chá verde (o açúcar não deve ser adicionado).
- Almoço. O mingau de trigo sarraceno é aromatizado com 1 colher de chá de azeite e os legumes cozidos na água, como abobrinha, cebola, berinjela, brócolis e tomate, também são adicionados lá.
- Chá alto. Não mais que 200 g de trigo sarraceno, cozido na água, sem temperos e meia maçã verde para a sobremesa.
- Jantar. Sopa de trigo cozido em água com batatas, couve de Bruxelas, cenoura, cebola, feijão, pimentão e cogumelos.
Os alimentos devem ser consumidos com frequência, mas em pequenas porções. Comer demais mingau de trigo sarraceno não deve ser permitido. Sua quantidade precisa ser controlada. A melhor opção é comer mais de 3, mas menos de 5 vezes ao dia.
A dieta do trigo sarraceno trará resultados rápidos: limpeza do fígado de toxinas e toxinas, remoção de excesso de líquidos (eliminação de papos), redução de quilos extras, aumento de energia e vitalidade. Os especialistas recomendam combinar uma dieta com atividade física, por exemplo, corrida, ioga ou, pelo menos, exercícios. Nesse caso, os resultados serão ainda melhores.