Em 21 de julho, às 15:33, o Serviço de Resgate "101" recebeu uma mensagem sobre o incêndio do trigo no campo da agricultura privada na vila. As culturas de trigo em uma área de 3,5 hectares pegaram fogo.
Ao chegar ao local de chamada do departamento de resgate da 21ª Unidade Estadual de Resgate e Incêndio, verificou-se que o fogo cobria o trigo em um caule em uma área de 3,5 hectares. A fim de impedir a propagação da chama, o local do incêndio foi comprimido e arado usando um trator com um arado.
Graças aos esforços conjuntos de equipes de resgate e uma brigada de incêndio voluntária do PSP "Rodina" p. Rastavitsa às 16:20 o fogo foi eliminado. O fogo destruiu 3,5 hectares de plantações de trigo.
Como ficou conhecido mais tarde, o incêndio ocorreu durante a colheita devido a um mau funcionamento técnico na colheitadeira e espalhado no trigo. Todas as circunstâncias da emergência estão sendo esclarecidas.
No exemplo desse incêndio, os socorristas observam a necessidade de limpeza diária de motores e unidades de poeira e sujeira. Afinal, os resíduos da colheita são coletados no tubo de escape da colheitadeira, uma faísca pode se formar e o grão pegará fogo.
É muito importante verificar se há vazamentos de combustível e óleos, limpar motores e agregados de poeira e sujeira, em geral para manter o equipamento limpo e em boas condições, e para fornecer os principais meios de extinção de incêndio dos equipamentos e do local de coleta de novos produtos agrícolas.