O Conselho Público do Serviço Estadual de Alimentos e Bebidas, juntamente com as organizações relevantes, está trabalhando em alterações à Lei da Ucrânia “Medicina Veterinária”.
Representantes da "Associação de Criadores de Suínos da Ucrânia" descreveram como o trabalho está em andamento em novos padrões legislativos. Supõe-se que a lei atualizada conterá disposições sobre a prática veterinária privada e novas abordagens e métodos de tratamento de animais.
Hoje, apenas na Ucrânia são realizados testes laboratoriais da saúde de cada porco ao passar de uma fazenda para outra. Em todo o mundo civilizado, funciona de maneira diferente. O status epizoótico da economia é monitorado por uma autoridade supervisora especial, que a determina e controla, inclusive através de testes de laboratório.Ao mesmo tempo, a medicina veterinária não é monopolizada pelo estado, pois há muitos veterinários particulares, disse Oksana Yurchenko, presidente da Associação de Criadores de Porcos da Ucrânia. Os criadores de suínos ucranianos apoiam totalmente a introdução de emendas à lei e acreditam que a medicina veterinária está se desenvolvendo na direção certa.
Veterinária da Ucrânia está se movendo para a otimização do controle e supervisão veterinária. O trabalho atual sobre o projeto de lei é uma chance de chegar a um acordo com órgãos governamentais no ramo da medicina veterinária e dar vida a conceitos, resume Oksana Yurchenko.