Inspeção de rotina e análises laboratoriais com base em amostras colhidas no biomaterial bovino de um dos locais de criação de gado do distrito de Iki-Burulsky (Kalmykia) mostraram que pelo menos vinte e cinco vacas da instalação agrícola indicada estavam infectadas com brucelose.
Essas informações foram compartilhadas com o público por funcionários do Ministério da Agricultura da Federação Russa.
É relatado que todas as 25 vacas infectadas pelo vírus da brucelose pertencem a um empresário que possui uma grande cooperativa agrícola chamada Chograisky.
É importante acrescentar que um total de cento e sessenta e oito amostras de biomaterial do mesmo número de vacas foram retiradas do território dessa fazenda. Estudos laboratoriais de soro sanguíneo levaram os médicos veterinários a acreditar que duas dúzias e meia de vacas são vítimas e portadoras de uma infecção zoonótica perigosa.
Não será errado lembrar que a brucelose também é perigosa para os seres humanos - quando infectados com esse vírus no corpo humano, muitos órgãos internos são danificados, a temperatura corporal aumenta, a fraqueza geral se instala, patologias das articulações, coração, geniturinário, digestivo, respiratório e outros sistemas.
Apesar de a brucelose raramente levar à morte de pessoas (no caso de tratamento cirúrgico), a doença causa muitos problemas e dificuldades. Também causa tremendos danos à saúde.No momento, todos os espécimes de gado da cooperativa "Chograisky" estão em quarentena. Vacas portadoras de brucelose foram enviadas para o abate como parte de um local especialmente equipado.