A farinha de cerejeira é um produto quase desconhecido para o comprador ucraniano, enquanto os clientes europeus a procuram em toda a Ucrânia. Mas essa farinha é produzida pelo único produtor em todo o país de Pervomaisk, região de Mykolayiv.
A produção de pequenos lotes de farinha de cereja de pássaro foi dominada na fazenda Golta da Pervomaisk. Hoje, além desta empresa, ninguém na Ucrânia está envolvido em sua fabricação.
Segundo o chefe da empresa, Sergey Belinsky, a farinha de cerejeira é usada para assar produtos de confeitaria, como biscoitos e bolos. Graças a esse ingrediente incomum, eles têm um sabor específico semelhante ao rum. A partir desta farinha, faça um recheio para doces.
Na Rússia, esta farinha incomum encontrou ampla aplicação, porque neste país há muita cereja selvagem, enquanto na Ucrânia essa árvore quase nunca é encontrada na natureza. A farinha é especialmente popular na Sibéria. Padeiros russos adicionam farinha de cereja de pássaro não apenas aos doces, mas também ao pão.Na Ucrânia, um novo produto está lentamente encontrando seus fãs. Existem muitos clientes domésticos, incluindo cafés e restaurantes que constantemente compram farinha.
A empresa de Sergey Belinsky também recebe pedidos da Europa, mas a empresa ainda não tem capacidade de produção suficiente para trabalhar para exportação. Além disso, a cereja de pássaro é cultivada em escala industrial na Ucrânia, no território de florestas que a plantaram, mesmo sob a URSS. Para alcançar grandes volumes de produção, é necessário cultivar seus próprios plantios.Então será possível exportar o produto para a Europa, acredita Sergey Belinsky. Durante a temporada, a empresa produz 1-2 toneladas de farinha a um preço de varejo de 150 UAH / kg. Na Rússia, essa farinha é mais cara. Em termos de hryvnia, verifica-se cerca de 200 UAH / kg. Basicamente, a empresa vende farinha de cerejeira através da Internet.