Quanto menor a área da área suburbana, mais cuidadosa deve ser a abordagem ao seu design e aprimoramento. Para colocar tudo o que você precisa, você precisa usar soluções que economizam terreno. Leia mais sobre o projeto paisagístico de uma cabana de verão para 4 acres neste material.
O que considerar antes de planejar
Antes de começar, comece explorando a área. É necessário identificar todas as características da paisagem.
Importante! Edições subsequentes podem ser feitas no plano que você já criou usando um lápis ou caneta de uma cor diferente.
Entre eles estão:
- forma exata da trama;
- a presença de um viés;
- planícies e seu grau de umidade devido às águas subterrâneas;
- caminhos mais curtos entre edifícios existentes e partes funcionais do local;
- a direção do movimento do sol e o grau de iluminação de várias zonas;
- layout preciso das comunicações, incluindo encanamento, esgoto, iluminação.
No curso da inspeção, aplique todos os recursos ao seu plano para a área suburbana. Tente completar todos os elementos na escala exata. Isso ajudará a evitar erros quando você iniciar o projeto. Agora você precisa iniciar o planejamento real. Faça uma lista de tudo o que você gostaria de ver no site. Faça isso em quantidades mensuráveis. Por exemplo, você precisa de um parque infantil para uma criança de 3 a 6 anos com um escorregador e uma caixa de areia. Ou você deseja colocar um lago decorativo de 2 a 3 m² na área de lazer.
Forma do gráfico
A forma do site pode ser contornos quadrados, retangulares, triangulares e até indefinidos.
Para qualquer um deles, existem várias regras gerais de design:
- Qualquer objeto - uma porta, a borda de um prédio, uma grade de janela, uma árvore - quando você olha para ele, cria uma linha imaginária que pode ser estendida para os lados dele. A maioria deles precisa estar conectada, caso contrário, o quintal parecerá desordenado.
- O número de "andares" do site não deve ser maior que 3-4.
- O mesmo se aplica ao esquema de cores. Cores brilhantes atraem a atenção e permitem criar pontos de destaque. Mas não é recomendável usar mais de 3-5 cores.
Retangular
Seções retangulares são as mais comuns. Isso é bom e ruim. Bom, porque essa área é fácil de melhorar e ruim, porque os proprietários gravitam na localização dos objetos da mesma maneira que nas áreas vizinhas.
Importante! A área infantil deve ser cercada e as áreas potencialmente perigosas, como um churrasco ou piscina, devem ser localizadas o mais longe possível.
Pequenos ajustes darão à casa uma individualidade:
- Linhas curvas dão a impressão de uma área maior do que realmente é. Portanto, ao dividir em zonas e planejar shoppings, divida o território com bordas curvas.
- Linhas retas, incluindo quadrados e retângulos, criam estresse psicológico. Substitua-os por círculos e ovais. Isto é especialmente importante para canteiros, elementos de água e área de recreação.
- Becos forrados com flores anuais, lírios na superfície de um reservatório ou pedras decorativas próximas a ele, ou seja, decorações que podem suavizar visualmente as bordas claras dos elementos, são adequados para um pátio retangular.
Certifique-se de colocar edifícios no lado mais curto da seção retangular. Isso tornará a área visualmente maior. Deixe o centro livre ou coloque um corpo de água ali, o que ajuda a evitar confusão.
Square
As seções quadradas não são muito diferentes das retangulares. Essa é a forma mais conveniente que pode ser facilmente dividida em zonas separadas.
O planejamento consistirá em várias etapas simples:
- Você precisa pegar um pedaço de papel e desenhar um quadrado nele, já que todos os elementos são desenhados em escala.
- Divida-o em partes: a área em que a casa e os anexos estão localizados, uma área de lazer, uma área de refeições ao ar livre ou qualquer outra que seja necessária de acordo com seu plano.
- Primeiro aplique todos os elementos grandes em cada área e depois os pequenos.
- Adicione faixas no meio. Marque as comunicações necessárias, como a iluminação do jardim.
Para aumentar a área útil, planeje o plantio de árvores ao longo dos limites do local. É aconselhável colocar a casa não no centro, mas de maneira a deixar o máximo de espaço ensolarado possível, pois poucas plantas preferem uma sombra para o crescimento. Também será bom se a área de jogo estiver apenas parcialmente obscurecida - à tarde, quando o sol do verão superaquecer o ar.
Preste atenção aos recursos do planejamento de um gráfico quadrado:
- os edifícios são movidos de modo a minimizar a parte norte, na qual uma sombra espessa se forma;
- a distância entre prédios residenciais, abastecimento de água e esgoto deve obedecer às normas sanitárias;
- camas de vegetais são removidas da estrada o máximo possível;
- A garagem com estacionamento é deslocada para mais perto da saída do local.
Estreito
Em frente à seção estreita, a zona de entrada frontal é sempre colocada. Ela deve ser o mais atraente possível. Aqui, belos arranjos florais e arbustos aparados são adequados. Tudo o resto é feito dependendo das necessidades dos proprietários. Não é necessário tornar esse quintal simétrico. Mas não se esqueça de dividi-lo para que todo o site não crie a impressão de que você está andando por um túnel. Áreas estreitas são raras.
Importante! At Ao planejar, é especialmente importante relacionar o pátio estreito com os pontos cardeais e posicionar os edifícios de maneira a obter um mínimo de sombreamento.
Suas características são as seguintes:
- provavelmente existem áreas de sombra densa que dão edifícios e árvores de áreas vizinhas - isso deve ser levado em consideração ao planejar o plantio;
- Não plante plantas ao longo da cerca para evitar o efeito do beco;
- você precisa escolher árvores com uma coroa piramidal estreita;
- se for planejado construir uma casa, esse deve ser um projeto especial para um local estreito;
- é necessário dividir em zonas funcionais, colocando-as uma após a outra;
- os cantos mais distantes devem ser deixados para os edifícios agrícolas;
- não use “bordas em branco” para não criar o efeito de um espaço confinado.
Narrow pode ser não apenas o site em si. Talvez você esteja planejando um jardim, mas apenas uma faixa estreita de território permanece para ele.
Nesse caso, várias regras também serão aplicadas:
- Crie gramados e shoppings da forma correta. Mas, ao mesmo tempo, divida o terreno em seções separadas que não coincidem no design visual, a fim de evitar o efeito do corredor.
- Ao dividir, subordine cada local a um objetivo específico - canteiros, árvores de fruto, uma plataforma para reuniões noturnas com toda a família.
- O outro extremo do jardim é uma área que muitas vezes é negligenciada. Portanto, coloque arbustos de baga ou árvores que exijam manutenção mínima.
- Para esconder a cerca ou as paredes desagradáveis dos edifícios agrícolas, pratique o plantio de trepadeiras. Eles ocupam pouco espaço e criam um fundo verde forte com uma altura decente. Lembre-se de que as plantas decíduas esvaziam essas paredes no inverno. Se você quiser evitar isso, use arbustos ou árvores sempre verdes.
- Ao redor dos canteiros de flores em um jardim estreito deve estar localizado meio-fio, caso contrário, eles parecerão arrumados.
- Certifique-se de instalar fontes de luz para tornar o jardim mais atraente.
A escolha do estilo e design do site
Independentemente do estilo escolhido, a lista de elementos será semelhante, mas o design será diferente.
Você sabe As áreas planas sempre parecem visualmente menores, então coloque flores em terraços, em uma colina alpina e em outras colinas.
Portanto, em qualquer um dos estilos, está implícito que o site possui:
- edifícios, incluindo a casa e dependências;
- grandes plantas - árvores e arbustos;
- áreas gramadas - gramados, encostas, canteiros de flores;
- elementos decorativos, incluindo mandris, balanços, lagoas.
Inicialmente, uma pessoa vivia em um ambiente natural e construía seus edifícios no relevo existente. Portanto, havia estilos irregulares de paisagismo. O representante mais marcante dessa tendência é o leste. É importante aqui que os canteiros ou jardins pareçam naturais e os edifícios não os dominem. Então as pessoas começaram a enobrecer a natureza, criando jóias de mármore e pedra, edifícios geometricamente regulares. Os estilos dessa direção remontam aos tempos da Grécia Antiga.
Os designers destacam mais de 10 estilos diferentes. Alguns deles são nomeados de acordo com a área de origem, mais modernos refletem as características de design de elementos individuais ou a direção da arte.
Estilos básicos:
- Francês
- Espanhol
- Inglês
- oriental;
- Mediterrâneo
- deserta;
- floresta;
- tropical
- país;
- Art Nouveau;
- minimalismo;
- estilo eco.
Se falamos do estilo francês do paisagismo, são belas e intricadas árvores de jardim e longas vielas, entre as quais existem grandes lagoas e fontes. Este é um estilo muito ordenado, com muitas linhas retas e simetria. Foi criado para impressionar. Seu elemento chave é uma casa ou um palácio. A partir desse elemento, faixas são colocadas em outros pontos do site. O eixo central é perpendicular a ele.
Você sabe Um exemplo do estilo francês são os jardins de Versalhes - o maior conjunto de palácio e parque da Europa. Atualmente, 350.000 árvores crescem em seu território.
Todos os canteiros de flores perto da casa estão localizados o mais baixo possível. Árvores são plantadas longe para aumentar a perspectiva. Há também muitos pavilhões, estátuas e outras decorações. As cores tradicionais no canteiro devem ser limitadas a branco, rosa, azul e roxo. Todos os outros apareceram muito depois da criação do estilo francês e não lhe são peculiares. Entre as flores, prevalecem bulbosas. Um jardim de estilo francês também é possível.
Para ele, os mesmos princípios devem ser observados:
- simetria;
- linhas retas.
O estilo inglês surgiu no século XVIII. Ele era uma forma de protesto contra as linhas geometricamente regulares que o precederam.
É representado por:
- amplas seções de parques;
- ovelhas pastando nos gramados;
- colinas naturais;
- pequenos riachos entre eles;
- e, claro, arcos.
Parece natureza natural, mas, no entanto, é criada artificialmente. O elemento estilístico obrigatório do jardim moderno nesse estilo é o gramado, e outra topografia inclui pontes, lagoas, ruínas artificiais.
Um estilo tradicional espanhol se originou na histórica Espanha. Aqui a cultura e as tradições da Grécia antiga, persa antiga e, é claro, os jardins mouros da Alhambra se cruzavam. A simetria é um dos principais elementos do jardim espanhol original. Você pode alterar a localização das zonas, mas os elementos nelas devem ser simétricos. Tradicionalmente, possui um eixo transversal, do qual 4 zonas divergem em 4 direções, delimitadas por canais de água.
Existem muitos:
- pérgola;
- pavilhões de jardim com treliça.
Você sabe Na arte clássica de jardinagem, a hidroplasia desempenha um papel importante - a capacidade de dar formas especiais aos jatos de fonte. Eles podem assumir a forma de uma tulipa, esfera, leque, etc.
Freqüentemente utilizados ladrilhos de cerâmica para pavimentação de caminhos, lagoas, fontes, terraços, que possibilitam a visualização dos arredores e de outros elementos. Uma fonte, um local para plantar vasos de plantas e uma piscina ao lado deles devem ser incluídos no projeto. Hoje é um dos estilos mais populares.
O estilo chinês existe há mais de 3000 anos. Começou a se desenvolver como uma área de caça para a recreação e entretenimento do imperador. Mas agora existem muitas opções: o jardim do cientista, o mosteiro, o cemitério e muitos outros. A base é a criação de uma paisagem em miniatura idealizada, projetada para expressar a harmonia entre o homem e a natureza.
É necessariamente cercado por paredes e inclui:
- uma ou mais lagoas;
- composição de pedras;
- árvores parecendo uma floresta natural.
Cada jardim possui pavilhões ricamente decorados que são naturalmente incorporados na paisagem.
O estilo egípcio é baseado no clima do país. Assim, a fim de evitar a destruição de prédios culturais durante a inundação do Nilo, os egípcios inventaram jardins artificiais, que foram instalados em áreas elevadas. Os canais foram construídos para a irrigação e, para dar uma pausa no calor, os shoppings foram pensados sob as árvores frondosas. Vinhedos, canteiros de flores, pavilhões abertos sempre ficavam perto dos canais.
O design da paisagem mediterrânea é uma combinação de água quente cristalina e vegetação exuberante, além de jantares deliciosos com amigos ao ar livre. Não é à toa que ele é popular em todo o mundo. A cultura de muitas nações influenciou esse estilo. E agora é um jardim com elementos simétricos, uma sensação de espaço livre, acessórios de terracota, pequenas fontes de parede, árvores e arbustos mediterrâneos, vinhas perfumadas, pátios rochosos e áreas de recreação e entretenimento.
O projeto paisagístico japonês atrai muitos proprietários devido à facilidade de manutenção e à possibilidade de sua fácil criação. Aqui, não só a simplicidade e a conveniência são apreciadas, mas também a paz. Ele deve sintonizar um calmo humor contemplativo. De várias áreas modernas, a mais popular é o jardim de chá.
Você sabe Os japoneses acreditam que as rosas não podem ser plantadas ao longo dos becos - o hóspede pode se machucar acidentalmente e isso será uma manifestação de hostilidade por parte dos anfitriões. Para decorá-las, você precisa selecionar plantas agachadas sem espinhos.
Terá:
- pequeno lago;
- o caramanchão correspondente aos tamanhos;
- pequenas estátuas decorativas;
- outros itens.
O ponto central é essa lagoa. Se você se mover em qualquer direção, poderá ver uma nova seção oculta do jardim.
Art Nouveau surgiu no final da década de 1950. É caracterizada por cores brilhantes e padrões abstratos. Combinam perfeitamente com o uso exclusivo de iluminação, texturas e espaço para realçar a beleza da natureza. É melhor que outros para uma área pequena. Para minimizar o custo do espaço no jardim, praticando o cultivo de vasos de plantas, macieiras colunares e outros métodos.
Materiais, cores e texturas usadas no quintal devem ser usados dentro da casa. Sintéticos, madeira, lona, concreto bruto. Móveis, acessórios e detalhes decorativos não devem apenas ser modernos, mas também refletir a individualidade do proprietário.
O design minimalista do jardim não é um estilo especial de jardinagem, mas um princípio estético baseado no fato de que quanto menos elementos, melhor. As plantas são cuidadosamente selecionadas para um jardim assim, e materiais incomuns devem ser combinados com elas. Estruturas como aço inoxidável e vidro estão frequentemente presentes aqui. Eles devem enfatizar o domínio do homem sobre a natureza e a ordem sobre o caos. Se um elemento de água é colocado no jardim, deve contrastar com as plantas. O minimalismo existe há muitos séculos e, em sua essência, pode ser aplicado a qualquer estilo.
O design do jardim urbano também pode decorar o menor pátio, expandindo a sensação de espaço nele, além de adicionar variedade. Ele é construído em torno de um ponto central, levando em consideração os princípios de minimalismo e seletividade na seleção de componentes.A atenção está focada nos pontos de destaque - eles podem ser um mirante, uma planta interessante, escultura, árvore decorativa, lago etc. Uma planta grande deve estar cercada por muitos arbustos ou arbustos de tamanho menor.
Divisão em zonas e localização de objetos
O zoneamento é a divisão do território em várias áreas funcionais. Este é um elemento essencial do planejamento. Mas o número de zonas não é estacionário e você pode escolher as que precisa.
Pode ser:
- área de lazer;
- jardim e jardim;
- Playground para crianças
- área de alimentação.
Cada zona pode exigir um nível diferente de serviço ou atendimento. É exatamente isso que reflete as especificidades da divisão. Desenhos de paisagistas profissionais explicam em detalhes a topografia das parcelas e determinam os limites entre elas. Você pode compartilhar com a ajuda de plantas plantadas na forma de uma cobertura decorativa, orla da cobertura do solo ou de culturas, paredes, arcos de tamanho inferior ao normal.
Sala de estar
A partir do momento em que as pessoas começaram a construir casas, o espaço ao seu redor começou a ser ajustado às diferentes necessidades. A zona principal foi chamada de pátio. Portanto, a área residencial de uma casa de campo é a própria casa. E se não estiver lá, o planejamento começa com a determinação do local onde será localizado. Tente minimizar o sombreamento que ele cria. A casa foi construída em terreno estável e planejada para parecer atraente. Portanto, se o local já tiver uma casa, preste atenção nas janelas, portas e teto. Talvez eles devam ser limpos ou atualizados.
Áreas de jardim e jardim
A tradição de criar uma zona de jardim remonta ao início da industrialização. Para tornar o trabalho nas empresas industriais mais atraente, os trabalhadores receberam lotes para as cabanas de verão. Eles cultivaram vegetais e parcialmente frutas para adicionar variedade à sua dieta e realizar o desejo interno da pessoa de entrar em contato com a natureza. É muito difícil colocar um jardim completo em um pequeno terreno.
Portanto, existem várias soluções de compromisso:
- cultivo de árvores colunares ou anãs;
- combinação de camas e jardim de flores.
Phytoncides são responsáveis pelo aroma das plantas, eles têm a capacidade de repelir insetos. Por exemplo, cebola e alho são perigosos para pragas de rosas. E se você os plantar próximo aos arbustos, resolverá simultaneamente 2 problemas.
Zona econômica
A zona de dependências deve ocupar cerca de 10% do local. Tais extensões podem ser um celeiro, uma garagem, uma casa, uma casa de banhos e qualquer outra estrutura projetada para atender seu site e seus habitantes. As dependências são melhor colocadas onde há sombreamento máximo. Você não pode usá-las embaixo das plantas, porque a maioria das culturas precisa de sol. E, como será mais úmido ou frio lá do que no resto do território, também não vale a pena usar espaços sombreados para uma área de recreação ou playground.
Áreas de lazer
Independentemente do tamanho do quintal, você deve criar uma área de recreação nele. Este é um lugar onde você pode relaxar, relaxar e se divertir. Pode ser separado do resto do lote com treliça decorativa, trepadeiras ou sebes.
Importante! O erro de planejamento mais comum — Esta é uma combinação de elementos de diferentes estilos. Escolha um, mas não deixe de conferir como usá-lo para implementar certas idéias. E também não se esqueça de repetir os elementos estilísticos básicos no design de um edifício residencial.
Etapas da criação de uma área de lazer:
- Identifique um ponto a partir do qual seria conveniente contemplar o ambiente. Isso é especialmente importante quando, devido ao terreno montanhoso, uma bela vista se abre a partir da trama. Não perca a chance de criar uma área de lazer neste momento.
- Planejá-lo melhor é do zero. Para fazer isso, a bagunça é eliminada no local, os galhos secos são cortados e os arbustos existentes são rejuvenescidos.
- Você definitivamente precisa de um assento aqui. Pode ser espreguiçadeiras, cadeiras, balanços ou uma rede de descanso.
- Situado junto à fonte. Isso criará frescura em um dia quente e os sons da água terão um efeito calmante.
- Você também pode instalar um guarda-sol para criar sombreamento. Se já houver uma árvore grande por perto, coloque o restante dos elementos mais próximos.
- Se estamos a falar de estilos mediterrânicos, pode colocar um canteiro de videiras ou perfumado ao lado da espreguiçadeira. Mas não esqueça que as plantas selecionadas devem corresponder à sua zona climática.
- Se você colocar elementos em uma plataforma de concreto ou pedra, pense em um churrasco, lareira ou outra fonte de fogo. Isso criará uma atmosfera maravilhosa em uma noite fria.
Independentemente de você colocar uma zona de cozimento na rua, você pode precisar de opções ou elementos simplificados:
- Uma pequena barra ou mesa, feita em forma de bancada, presa à parede ao lado da janela da cozinha. Para servir o jantar ao ar livre, você precisa de apenas alguns minutos.
- Da mesma forma, um mini-jardim de ervas em vasos separados pode ser colocado perto da janela. Para escolher alguns galhos, basta chegar pela janela.
- Se você colocar uma área de lazer em uma plataforma de concreto, poderá criar um pequeno forno de pizza ou fogo decorativo.
Se você decidir fazer uma cozinha completa, isso também é possível. Dependendo do orçamento, layout do quintal e das necessidades, você pode instalar uma pia externa, bancada, fogão ou forno, geladeira, churrasqueira. O conjunto de elementos é com você. Esse projeto deve ser implementado se atividades recreativas frequentes ocorrerem no pátio. Depois de praticar esportes ou trabalhar no quintal no verão, há um desejo de tomar um banho. E muitos moradores de verão instalam essa estrutura usando materiais de construção improvisados - tapume, madeira ou materiais poliméricos.
Opções de planejamento
Ao zonear o território, considere o seguinte:
- A frente do site é a frente. Pode haver um parque infantil, canteiros de flores, área de acesso para um carro.
- A área da cozinha está posicionada de modo que os ventos dominantes transportem fumaça da fonte da chama para longe dos visitantes.
- O playground deve ter uma cerca - está instalado para a segurança do bebê. E o piso no local é feito de materiais emborrachados ou serragem triturada.
- No canteiro de flores da frente são plantas com folhagem decorativa. Eles não precisam florescer, mas são necessários para manter a atratividade do quintal. Plante-as, começando de subdimensionado no início do site e terminando com alto no final.
Idéias de design e decoração
O jardim de flores também pode se tornar o destaque do site, mas para isso você precisa escolher as plantas certas. Assim, a maioria deles desaparece dentro de alguns dias ou um mês, e então o canteiro de flores se torna monótono e monótono. Para impedir que isso aconteça, selecione as culturas para que algumas plantas com flores dêem lugar a outras. E para que o local não pareça vazio no inverno, considere plantar árvores ou arbustos sempre verdes. Uma variedade de formas e tamanhos permitirá que você escolha o que melhor se adequa ao seu estilo.
Além do jardim de flores, os elementos de decoração podem ser:
- estatuetas;
- elementos de água;
- iluminação;
- bancos.
Mas, dado o tamanho pequeno do enredo, a decoração é melhor para combinar com a funcionalidade. E se você realmente precisar, use o nível ao dividir o jardim. Por exemplo, plante morangos ou ervas em vasos e decore com eles a parede de um celeiro ou outra extensão. Ou crie um lago decorativo com pára-choques, no qual você pode sentar e relaxar.
Se você planejar cuidadosamente, poderá equipar uma cabana de tamanho mínimo. Para fazer isso, basta calcular o tamanho e a localização de todos os elementos na fase de planejamento. Além disso, a pequena parcela possui um bônus adicional - os investimentos nela serão muito menores do que na melhoria de um grande território.