Entre os pêssegos, a antiga variedade canadense de veteranos merece atenção especial. Não é de forma alguma inferior a novos desenvolvimentos na qualidade e produtividade dos frutos. Para mais detalhes sobre os recursos dessa cultura e as regras para cultivá-la, leia abaixo.
História da criação de variedades de veteranos
A cultura em questão foi criada por criadores canadenses em 1925 em Ontário. Elbert Ranny e Vaykan foram tomados como espécimes dos pais. Desde 1948, a variedade foi introduzida no programa estadual de testes, que passou com sucesso. Em 1959, ele foi incluído no registro estadual da região norte do Cáucaso. Hoje, ocupa merecidamente um nicho no campeonato entre os agricultores.
Você sabe O pêssego tem um efeito calmante no sistema nervoso, portanto, na Hungria, os frutos são chamados de "frutos da tranquilidade".
Características das Variedades Veteranas
A forma vegetal desta variedade é uma árvore de estatura média, atingindo 3-4 m. A copa é esférica. Oblivnosti e capacidade de formação de brotos são intensas. Flores rosas. Os frutos são arredondados, levemente achatados, com sutura abdominal pronunciada.
O peso médio de um pêssego é de 150 g, mas com muito cuidado pode chegar a 185 g. A casca é de média densidade, pintada em uma cor laranja-dourada brilhante, com um rubor vermelho pronunciado. Coberto com um delicado buço esbranquiçado.
A carne é amarela dourada. A estrutura é de densidade média, carnuda, muito suculenta. Tem um sabor doce com uma ligeira acidez. Os frutos exalam um agradável aroma característico de pêssego. O osso é meio destacável da polpa. De tamanho médio, em forma de amêndoa.
Resistência à seca, resistência ao gelo
Variedade de pêssegos Veteran é altamente resistente ao calor. No que diz respeito à resistência ao gelo, é permitido um limiar para baixar o regime de temperatura para -20 ... - 22 ° C. Ao mesmo tempo, existe um alto risco de picada dos rins e raízes localizados nas camadas superiores do solo. Com as geadas de retorno na primavera, os crescimentos anuais congelam, mas se recuperam rapidamente.
Veterinário dos polinizadores do pêssego
Veterano é uma cultura auto-fértil. Isso significa que ele não precisa de polinizadores. Mas se outras variedades de pêssego forem plantadas no local, as qualidades comerciais e quantitativas da colheita aumentarão. Se você precisar plantar várias variedades na mesma área, é melhor usar Elbert Early ou Vaikan.
Produtividade de Variedades
A variedade é caracterizada por altos rendimentos. Entra na fase de frutificação a partir de 3 anos. A partir dos 5 anos, houve um pico de produtividade, que é mantido ao longo de todo o ciclo de vida, e chega a 40-50 kg por árvore.
Você sabe O pêssego é um parente próximo das amêndoas.
Campos de aplicação
Em termos de uso de pêssegos, Veteran é um produto universal. Perfeitamente adequado para o consumo fresco e a produção de sucos, conservas, bem como a preparação de várias delícias culinárias.
Resistência a doenças e pragas
A espécie é resistente à citosporose. Moderadamente estável contra oídio. Pode ser invadido por pulgões.
Vantagens e desvantagens da variedade
Para otimizar seu trabalho no local e organizar adequadamente a tecnologia agrícola dos cuidados com o pessegueiro sazonalmente, é necessário conhecer bem as vantagens e desvantagens características da variedade.
- Entre as vantagens dos pêssegos veteranos destacam-se:
- auto-fertilidade - a planta produz frutos ativamente, mesmo na ausência de polinizadores;
- boa resistência à seca;
- alta produtividade;
- a versatilidade da fruta;
- boa resistência a doenças.
Entre os pontos negativos, observa-se instabilidade para ataques de pulgões, bem como resistência à geada não muito alta. Um monte de problemas traz uma alta capacidade de engrossar os rebentos da coroa e folhas abundantes. Devido a esse recurso, você precisará prestar mais atenção à poda.
Regras para o plantio de mudas de pêssego Veterano
Os pêssegos, sem exceção, são culturas quentes e amantes do sol. Nesse sentido, é necessário abordar com mais cuidado a escolha do terreno para o plantio e também levar em consideração as características climáticas de uma região específica.
Seleção de tempo e assento
Os pêssegos dão uma boa colheita apenas em regiões com um longo período quente. Crie raízes no sul e na faixa do meio. Nas latitudes do norte (Ural, Sibéria), onde a temperatura no inverno permanece por muito tempo a uma marca de -23 ° C e abaixo, as mudas não sobreviverão. A única opção é o cultivo no conservatório, sob abrigo de qualidade.
Em relação às datas de desembarque, você precisa se concentrar no clima da região:
- no sul - o pouso é realizado em setembro;
- na faixa central e na região norte do Cáucaso, árvores jovens são plantadas na primavera, quando o solo aquece até + 12 ° C.
A área de pouso é protegida do vento norte e da corrente de ar, bem iluminada pelo sol. O solo no local deve ser bem fertilizado, arejado e permeável. Atenção especial deve ser dada à localização das águas subterrâneas - o indicador ideal é de 2 m.
Quando colocado próximo às paredes de edifícios residenciais e dependências domésticas, deve-se manter uma distância de 2 m do rizoma até a fundação, além de não escolher um local no qual solanáceo ou melão cresça nas imediações do pêssego.
Você sabe De acordo com a área de plantio de árvores frutíferas, o pêssego ocupa o 3º lugar na Europa, depois dos plantios de maçã e pera.
Preparando o local e mudas para o plantio
Independentemente do momento do plantio, você precisa começar a preparar o solo no local com antecedência. Cerca de seis meses antes da manipulação. Para começar, você deve remover toda a vegetação. Em seguida, cave o solo a uma profundidade de 30 cm. Após o cultivo, é necessário desinfetar a área usando a solução de Fitosporina (5:10 divorciada).
Uma semana depois, outro cultivo é realizado com a introdução de cada metro quadrado:
- 10 kg de turfa;
- 10 kg de areia;
- 20 kg de estrume (pode ser fresco ou apodrecido).
Dois meses antes do plantio, o solo é novamente cultivado a uma profundidade de 30 cm e, imediatamente antes do plantio, é preparado um buraco com profundidade de 0,5 me largura semelhante. Os 20 cm superiores do solo são removidos e os 30 cm restantes são misturados com 20 kg de húmus e 500 g de cinza de madeira.
O substrato resultante preenche a cova em um terço, colocando-a na forma de um cone. 2 estacas de apoio estão instaladas no poço. As mudas escolhem de 1 a 2 anos de idade - elas têm uma taxa de sobrevivência mais alta.
No dia anterior ao plantio, é realizado o seguinte trabalho de preparação de plantas:
- Corte as raízes em um tecido saudável (no corte é branco). O fato é que, durante a escavação das mudas antes da venda, algumas raízes são danificadas e outras secam durante o transporte e o armazenamento.
- O condutor principal é reduzido para 60–70 cm e os ramos esqueléticos em 1/3.
- Mergulhe as raízes em uma solução de "Kornevin" (1 colher de chá. Pó em 1 l de água) durante a noite.
Você sabe Ao contrário de outras frutas, os pêssegos retêm completamente seu valor nutricional e nutrientes durante o tratamento térmico, incluindo a preservação.
O processo de plantio de mudas jovens
As árvores são plantadas da seguinte forma:
- As raízes são colocadas no cone formado a partir do substrato nutriente no poço de aterrissagem. Eles são endireitados ao longo do perímetro do recesso para que não apareçam.
- Em seguida, a planta é alinhada com o pescoço da raiz - depois de preencher o buraco com o solo, deve subir 3-5 cm acima da superfície.
- Encha a cova com o solo até o topo, sele levemente o círculo do tronco e despeje 10 litros de água.
- Depois de absorver a umidade do solo, a uma distância de 0,5 m do tronco, é construído um rolo circular de terra com uma altura de 15 cm.No círculo resultante, o solo é coberto com uma camada de 8 a 10 altura usando serragem, turfa e folhagem apodrecida.
Peach Care Rules Veteran
Ao obter uma boa colheita, os cuidados adequados desempenham um papel importante.
A tecnologia agrícola do cultivo de pêssego envolve a implementação de medidas padrão para:
- prevenção de pragas e doenças;
- rega;
- cobertura superior;
- restos sanitários e formadores;
- preparação para o período de inverno.
Prevenção e proteção contra pragas e doenças
O principal trabalho de prevenção de doenças e invasão de pragas é realizado no outono e na primavera.
Eles consistem nas seguintes atividades:
- poda sanitária no outono e primavera;
- eliminação de ervas daninhas;
- pulverização com Intavir ou Spark (de acordo com as instruções) na fase de inchaço dos rins na primavera;
- a introdução de uma quantidade suficiente de minerais e orgânicos de acordo com as fases da vegetação;
- rega oportuna durante toda a temporada;
- preparação de alta qualidade para o inverno.
A variedade de pêssego Veteran é bastante resistente a doenças e raramente é afetada. O principal problema são os pulgões. Se as pragas já apareceram no site, você precisa agir imediatamente. Um método eficaz no combate às pragas é pulverizar uma solução de cinza de madeira com sabão em pó.
Em 10 l de água, adicione 1 kg de cinza e deixe ferver por 15 minutos. Imediatamente após isso, adicione 10 g de sabão em pó (corte com uma faca). O caldo resultante é infundido por um dia, depois é filtrado e misturado com 10 l de água pura. Pulverize na folha e da mesma forma que eles tratam o solo.
Freqüência de rega
Durante os primeiros 3 anos após o plantio, a rega é realizada 2 vezes por mês, trazendo 10 a 20 l de água sob uma árvore.
Amostras de frutificação com idades entre 3-5 anos são regadas de acordo com o esquema:
- durante o período de inchaço dos rins - 20 l;
- depois da floração - 30 l;
- no meio do verão - 40 litros;
- no outono - 30 l.
A partir dos 5 anos, os pêssegos mantêm o mesmo esquema de irrigação, mas trazem 50 l de água por vez.
Importante! Após a rega, o solo deve ser afrouxado e coberto com adubo a uma altura de 5 cm.
Esquema de alimentação
Os fertilizantes começam a produzir a partir de 2 anos de vida da planta no local. Na primavera, é introduzida uma solução de verbasco - 5 l de pasta são adicionados a 20 litros de água. Este curativo é substituído por uréia no próximo ano - 6 colheres de sopa são adicionadas a 30 litros. No outono, no final de setembro, são adicionados 30 g de superfosfato e 30 g de sal de potássio.
Cortar e moldar a coroa
Na Rússia, Ucrânia, Bielorrússia, Polônia formam uma coroa de pêssegos na forma de uma tigela. Esse tipo de formação implica na ausência de um condutor central e na presença de uma camada de brotações esqueléticas no valor de 3-4 peças. Graças a essa abordagem, as plantas são atrofiadas e todos os galhos são bem iluminados pelo sol.
No próximo ano após o plantio, cerca de 6 dos mais desenvolvidos são selecionados entre os brotos principais (2 devem estar "em reserva" em caso de quebra ou congelamento). Eles são encurtados em 1/3. Aperte o condutor central se o comprimento atingir 25 cm. No ano que vem, dos 6 rebentos principais, são escolhidos 3-4 fortemente desenvolvidos, uniformemente espaçados ao redor do tronco.
Elas são encurtadas para 25 cm e, posteriormente, brotam em forma de garfo. Anualmente, os ramos que crescem na direção do tronco, quebrados, espessando a coroa, são eliminados. No futuro, o corte envolve encurtamento e desbaste. Todos os anos, na primavera, parte dos brotos frutíferos é cortada em 1/3 e parte em 1/4. Os ramos espessados são completamente removidos.
Importante! A poda de pêssego é realizada apenas na primavera ou no outono. No verão, galhos, sem necessidade urgente (sucata, danos causados por pragas), não podem ser cortados.
Preparações de inverno
Na preparação para o período de inverno, as características da região de cultivo são levadas em consideração. Nas latitudes meridionais, basta embranquecer o tronco principal e cobrir o solo em torno de 10 cm de altura.Em um clima temperado, além disso, é necessário embranquecer todos os brotos esqueléticos até um terço do seu comprimento.
Enrole o próprio tronco com estopa ou agrofibra.
Colheita e armazenamento
Os frutos da variedade Veteran atingem uma maturidade amadurecida, que coincide com o consumidor, no início - meados de agosto. Os pêssegos são removidos dos galhos manualmente. Para fazer isso, pegue a fruta na palma da sua mão e vire-a levemente para o lado. Colheita imediatamente colocada em caixas baixas de madeira ou plástico, forradas com papel, em uma única camada.
Armazenar em local fresco, a uma temperatura de +3 ... + 10 ° C na ausência de luz. Sob tais condições, os frutos mantêm sua frescura e valor nutricional por uma semana. Para prolongar a vida útil, a colheita é processada em suco, geléia ou sujeita a congelamento.
A variedade de pêssego Veteran goza de atenção merecida dos agricultores devido à sua resistência a doenças e boa capacidade de adaptação. Nenhum problema se enraíza em todas as regiões, exceto as do norte. A planta não é extravagante em seus cuidados - exigirá apenas o cumprimento das regras básicas da tecnologia agrícola, bem como de outras árvores frutíferas.