As orquídeas são consideradas plantas de interior caprichosas e tenras, mas também têm alta vitalidade. Você pode restaurar a flor mesmo depois de apodrecer as raízes, perda de folhas e pedúnculo. Os principais métodos de ressuscitação e medidas preventivas são descritos abaixo.
Características do cultivo de orquídeas
Em casa, são cultivados vários tipos de orquídeas, cada uma com características próprias, porém para todas as plantas é necessário criar condições o mais próximas possível das naturais.
Recursos comuns incluem:
- o uso de recipientes de plástico em vez de argila;
- manter a temperatura ao nível de + 20 ° C (não inferior);
- boa iluminação;
- umidade suficiente sem estagnação da água.
Como entender que as raízes das plantas apodrecem
As orquídeas têm raízes auxiliares, cobertas com velame, uma fibra esponjosa especial, cuja tarefa é proteger e preservar a umidade. As raízes também anexam uma orquídea a um local de residência, por exemplo, a uma árvore.
Um sistema radicular saudável é coberto com tons de branco, verde ou prata. A mudança de cor é o primeiro sinal de dano na raiz.Você sabe Existem orquídeas em miniatura de alguns milímetros de tamanho e trepadeiras gigantes de até 35 metros de comprimento. Algumas espécies vivem até 70 anos.
Outros sinais externos de podridão radicular serão:
- letargia e secura das folhas na ausência de reação à rega;
- vestígios de algas verdes ou esporos no interior do recipiente;
- instabilidade das folhas na parte superior.
As partes afetadas, além das alterações de cor, possuem esses recursos:
- áreas viscosas e úmidas;
- depois de pressionar a água da raiz flui;
- partes das raízes tornaram-se filamentosas.
Causas de morte de plantas
As principais causas de morte de uma flor são:
- excesso de irrigação com estagnação da água na panela;
- rega insuficiente;
- falta de luz solar;
- escolha incorreta de capacidade e mistura do solo;
- excesso de fertilizante;
- danos mecânicos;
- doenças fúngicas;
- invasão de pragas.
Como reanimar uma orquídea em casa
A salvação da flor é realizada com uma severa derrota da planta, quando praticamente morre. A resistência natural das epífitas geralmente permite que você retorne às amostras da vida com uma perda completa de raízes, folhas ou pedúnculo.
Sem raízes
Se a planta puxada para fora do recipiente mostrar apodrecimento das raízes, devem ser seguidas as seguintes etapas:
- Para limpar a orquídea das folhas e raízes danificadas, com água morna para lavar o restante do solo.
- Secar em papel ou jornal.
- Inspecione cuidadosamente as raízes e remova as peças danificadas.
- Polvilhe as fatias com carvão em pó, após a secagem, coloque as raízes restantes em uma solução de fungicida.
Uma pequena janela com efeito de estufa será o melhor local para restaurar. Um esfagno umedecido no vapor é colocado em um recipiente com uma fina camada de argila expandida, na qual uma saída de folha é então colocada.
A estufa deve ser fechada e as seguintes condições devem ser fornecidas dentro:
- temperatura dentro de +22 ... + 28 ° С;
- umidade - 70–100%;
- Iluminação brilhante por 12-14 horas por dia.
Se não houver estufa adequada, a saída pode ser colocada em um recipiente de vidro profundo. Todas as manhãs, é necessário derramar água macia filtrada ou fervida lá. A superfície da água deve atingir apenas o fundo da orquídea, sem tocar nas folhas. Após 6 horas, a água é drenada e a orquídea é seca até a manhã seguinte. O recipiente deve estar em uma área sombreada.Importante! A quantidade de raízes residuais afeta significativamente a velocidade da recuperação. Perdas dentro de 60% permitem que você revive a orquídea em cerca de um mês, e uma perda completa de raízes exigirá cerca de um ano de recuperação.
A orquídea é transplantada para um recipiente com substrato quando as raízes crescem para 3-4 cm.
Sem folhas
Quando as folhas secam e caem, as raízes são inspecionadas e quando a podridão é detectada, elas agem como descrito acima. Se tudo estiver em ordem com as raízes, provavelmente a planta ficou superaquecida por um longo período e, portanto, perdeu suas folhas.
Para restaurar a flor, as seguintes etapas devem ser executadas:Você sabe As flores da orquídea emitem uma grande variedade de cheiros: da baunilha mais delicada à carne podre, mas todas são hipoalergênicas.
- Reorganize o recipiente na sombra e deixe esfriar, sem água ou spray por 3-4 horas.
- Pulverize as folhas da planta resfriada com água limpa.
Vídeo: ressuscitação de uma orquídea sem folhas e pontos de crescimento
As folhas podem morrer de congelamento. Nesse caso, você deve esperar até que eles desapareçam. Depois verifique e trate as raízes, como no caso anterior, e transplante a flor para um novo solo. Ao mesmo tempo, a planta não é regada ou alimentada por 2-3 dias.
Importante! O resfriamento de curto prazo com danos menores nas folhas não requer intervenção. Flor pode perder 1–2 folhas e depois se recupere.
Sem pedúnculo
A secagem do pedúnculo após a floração é natural. Se sua morte ocorreu em outro momento, a planta precisa de ajuda.O caule da flor é cortado a uma altura de 5 a 10 mm, deixando um pequeno toco. Depois, é necessário remover a flor, verificar, descascar e processar as raízes, secas.A orquídea é transplantada para um novo substrato a partir de uma mistura de casca de pinho e musgo e colocada em um local claro, sem que o sol caia nas folhas. A rega é realizada após a secagem do substrato.
Cuidados de ressuscitação
Após a ressuscitação, é necessário garantir cuidadosamente que os raios do sol não caiam sobre a orquídea e que a água não se acumule no recipiente.As flores transplantadas podem ser instáveis, portanto, são fixadas adicionalmente ao suporte.
Medidas preventivas
Para evitar a morte de partes da planta, é necessário garantir o equilíbrio necessário de temperatura e umidade, bem como:
- plantar uma orquídea em um substrato de alta qualidade a partir da casca de pinheiro, que proporcionará permeabilidade ao ar e à umidade das raízes;
- mudar o solo 2 vezes por ano;
- verifique a planta em busca de pragas;
- controlar a concentração de fertilizantes usados.
Quando a ressuscitação não faz sentido
Há uma chance de reanimar uma orquídea na maioria dos casos. As mais graves são doenças e danos no ponto de crescimento. Se restar apenas uma folha da planta, devido à falta de um ponto de crescimento, a restauração das flores é impossível.
Dicas úteis
Para acelerar a recuperação da planta, vários aditivos podem ser usados.
Para umedecer o substrato ou a rega, use:
- água doce (1 colher de chá. xarope de mel ou açúcar por 1 litro de água);
- Alimentando com preparações de ferro;
- fertilizantes complexos em uma concentração mínima;
- tratamento com estimulantes do crescimento (por exemplo, "Zircon" ou "Epin"), que são diluídos em uma concentração de 1 gota por 1 litro de água e, em seguida, uma orquídea é banhada nessa solução de 20 minutos a 2 horas (dependendo da condição da flor).
Vídeo: como reanimar uma orquídea
Orquídeas de todos os tipos são distinguidas pela resistência e vitalidade. Mesmo se partes da planta forem perdidas, o produtor deve tomar as medidas necessárias de ressuscitação e tentar salvar a flor.